Burn: 30 longos anos de amor à música em novo álbum
Resenha - Era da Paz - Burn
Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções | Ver Acessos
Nota: 8
Ainda que devidamente desconhecido pela maioria dos estados do Brasil, o Burn é um veterano cujo nome pode estar ao lado de outros dos mais antigos grupos de rock'n'roll pesado de nosso país. Natural de Santa Catarina, a banda possui status de 'cult' na região da Grande Florianópolis e agora está comemorando 30 longos anos de amor à música com seu terceiro álbum, "Era da Paz".
Emos: 23 músicas que já estiveram na sua playlistTop 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone
O trio - formado pelo mentor Márcio Silva (voz e guitarra), Carlucho (bateria) e o novo baixista Khauê - injetou mais distorção em várias das novas composições, ao contrário do que ocorreu no também muito bom "Tempos Perdidos" (07), que seguiu uma linha algo mais acessível e dividiu as opiniões dos antigos fãs - mas que por outro lado atraiu o interesse de muitos da nova geração.
Assim sendo, "Pesadelo" já impressiona logo na abertura por ser tão pesada e obscura e, nesta linha, "Poderosos da mídia" (mas este riff!!!) também se sobressai. A banda naturalmente investe em melodias pegajosas como na balada "Tempo", na inocência de "Uma canção para você" e "Esquecidos".
Como foi dito, o Burn possui muito tempo de estrada e canções que se tornaram indispensáveis em suas apresentações, mesmo nunca tendo sido registradas em disco. Agora Márcio e Cia novamente resgatam algumas destas pérolas e as inserem pelo repertório, tendo como escolhidas a pesadona "Noites de Inverno" e uma versão acústica muito bonita para a faixa-título.
"Era da Paz" exerce grande fascínio pela simplicidade de seus quase 30 minutos de audição, e só peca pelo fato de seu projeto gráfico ser muito econômico e não corresponder à ocasião comemorativa em questão. Mas como o orçamento deve andar apertado, então está valendo!
De qualquer forma, qualquer um de seus álbuns é recomendado a quem aprecia aquela música que era conhecida como 'Rock Pesado', e depois virou Hard Rock, Heavy Metal e por aí vai... Ou seja, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin e afins. No mais, só resta deixar congratulações ao Burn pela longevidade e perseverança a um estilo musical que, por mais discriminado que seja, segue mais sólido do que nunca!
Contato:
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/burn/
ce.fernandez@uol.com.br
Burn - Era da Paz
(2008 / Diamond Dreamer Records - nacional)
01. Pesadelo
02. Mulher excitante
03. Noites de inverno
04. Tempo
05. Uma canção para você
06. Poderosos da mídia
07. Esquecidos
08. Era da Paz (versão acústica)