Uli Jon Roth: DVD onde a grande atração é a música
Resenha - Legends Of Rock; Live At Castle Donington - Uli Jon Roth
Por Ricardo Seelig
Postado em 11 de junho de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uli Jon Roth é um músico único. A sua passagem pelo Scorpions entre 1973 e 1978 transformou a banda alemã de um simples grupo de hard rock em um dos nomes mais comentados da cena européia de meados dos anos 1970. Discos como "In Trance" (1976), "Taken by Force" (1977), "Virgin Killer" (1977) e principalmente o lendário "Tokyo Tapes" (1978), um dos maiores discos ao vivo da história, tornaram o Scorpions uma banda respeitada e preparam o terreno para o estouro comercial vivido por Klaus Meine, Rudolf Schenker e companhia durante a década de 1980. Mas o principal legado destes cinco anos foi elevar Uli Jon Roth à condição de mito.

Após deixar a banda, Uli montou ainda em 1978 o Electric Sun, que lançou apenas três discos - "Earthquake" (1979), "Fire Wind" (1980) e "Beyond the Astral Skies" (1984) - e, desiludido com a indústria musical e mais interessado em desenvolver suas técnicas próprias em relação à guitarra, retirou-se da cena e entrou em uma espécie de auto-exílio. Esse afastamento, é claro, alimentou ainda mais a imagem misteriosa e mitológica de Roth, não só entre os fãs do Scorpions, mas em praticamente todo e qualquer fã de hard rock.
Uli retomou sua carreira durante a década de 1990, trazendo consigo a incrível "Transcedental Sky Guitar", com sete cordas e três oitavas, construída e desenvolvida por ele mesmo, e explorando caminhos sonoros que uniram a sua paixão pela música clássica, o blues e a obra de seu maior ídolo, Jimi Hendrix.
O DVD "Legends Of Rock - Live At Castle Donington" traz uma apresentação especial ocorrido no dia 23 de junho de 2001 no tradicional palco inglês. Acompanhado por uma excelente banda formada pelo baixista Barry Sparks (Yngwie Malmsteen, MSG, Dokken), pelo tecladista Don Airey (Deep Purple, Rainbow, Ozzy Osbourne) e pelo baterista Clive Bunker (Jethro Tull), Uli contou também com a participação especial de Phil Mogg, Pete Way e Michael Schenker do UFO e do não menos lendário Jack Bruce, baixista e vocalista do Cream.
O DVD pode ser dividido em três partes distintas, cada uma delas com níveis de qualidade diferentes. A primeira, com apenas Uli e sua banda no palco, é sublime. Roth executa canções instrumentais onde a sua técnica única e seu refinado senso de melodia se destacam, como é o caso das ótimas "Trail in the Wind" e "Sky Overture".
Já a segunda, com a participação do trio do UFO, mais decepciona do que empolga. Phil Mogg visivelmente não canta mais como antigamente, esforçando-se enormemente para conseguir seguir as linhas vocais criadas por ele mesmo há duas décadas atrás. Constrangedor. Já Michael Schenker, apesar de nitidamente chapado, até que se sai bem, principalmente em "Rock Bottom", onde duela com Uli Jon Roth em um dos momentos mais legais do DVD. A exceção é Pete Way, que agita sem parar e contagia a todos.
A participação de Jack Bruce está acima de qualquer avaliação. O que ocorre no palco é uma celebração, com Bruce, do alto de seus sessenta e poucos anos, dando aula tanto vocal quanto de técnica instrumental para muito garoto que acha que sabe alguma coisa. "Sunshine Of Your Love" e "White Room" são de cair o queixo.
Roth e sua banda ainda executam dois tributos a Jimi Hendrix com versões ímpares de "All Along The Watchtower" e "Little Wing", onde Uli se arrisca nos vocais e faz solos tão belos que devem ter elevado Hendrix a um nível ainda mais superior, esteja ele onde estiver.
"Legends Of Rock - Live At Castle Donington" é um grande DVD, com uma edição simples e sem maiores pretenções, onde o centro das atenções é a música executada por um artista sem precedentes como Uli Jon Roth. Ainda que a participação do UFO puxe o material para baixo, o DVD vale muito a pena por registrar todo o talento de Uli Jon Roth, um dos maiores guitarristas vivos.
Assista e comprove.
Outras resenhas de Legends Of Rock; Live At Castle Donington - Uli Jon Roth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A música do Queen que Brian May pensou que era uma brincadeira
O clássico do rock com o melhor som de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Tina Turner revela o rockstar pelo qual ela "sempre teve um crush"


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



