Uli Jon Roth: rock'n'roll recheado de melodias

Resenha - Legends Of Rock; Live At Castle Donington - Uli Jon Roth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Muito do reconhecimento que o Scorpions obteve nos anos 1970 é creditado ao alemão Uli Jon Roth e toda sua paixão pelas guitarras viajantes, tão influenciadas pelo mestre Hendrix. Apesar de sua carreira pós-Scorpions não atingir estrondoso sucesso comercial - não que Uli se importasse com isso, dada sua conhecida aversão pelo mundo dos negócios e o tão ambicioso estilo de vida dos chamados 'rock stars' - sua técnica, criatividade e apurado senso de melodia vem fazendo história há décadas e nem mesmo seu afastamento do cenário musical, que durou 13 anos, esmoreceu o respeito e fidelidade que conquistou por parte dos fãs.

Kiko Loureiro: ele intimidou Chris Adler quando mostrou CD soloTom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Seu retorno se deu em meados da década de 1990 em meio aos mais variados projetos, uma carreira solo, releituras de compositores clássicos, com sua orquestra e também sua produtora, a Sky Arts. A apresentação deste DVD traz imagens captadas em junho de 2001 no Reino Unido, durante o show de Uli Jon Roth no famoso Castle Donington, em uma apresentação que originalmente durou três horas - e que no vídeo em questão beira apenas os 100 minutos - onde o folclórico guitarrista é acompanhado pelo baixista Barry Sparks (Yngwie Malmsteen, MSG), o tecladista Don Airey (Rainbow, Ozzy Osbourne) e o baterista Clive Bunker (Jethro Tull), dando uma verdadeira aula de rock clássico.

Sua humildade e simpatia sobre o palco somente são ofuscados quando assume as rédeas de sua exótica Transcedental Sky Guitar (com sete cordas e três oitavas, elaborada por ele mesmo), disparando canções que vão desde instrumentais que encaram o clássico, neoclássico e muito da lisergia tipicamente sessentista. Michael Schenker, Phil Mogg e Pete Way também dividem o palco com Uli e cia, tocando alguns clássicos do UFO, inclusive com improvisações entre os guitarristas e uma performance contagiante do baixista Pete Way, que percorre todos os cantos do palco e interage com todos os músicos. Para aumentar o clima de festa, o veteraníssimo baixista Jack Bruce (Cream) também se mostra um 'velhão' dono de uma atuação eletricamente distinta.

A edição deste "Uli Jon Roth - Legends Of Rock - Live At Castle Donington" é bastante simples, mas até mesmo aqueles manjados efeitos onde as imagens aparecem espelhadas (o pessoal lá dos anos 1970 com certeza se lembra disso!) se mostram condizentes com toda a indumentária hippie do guitarrista. Apesar de toda a sensação retrô que possa causar, esse é um vídeo totalmente indicado a qualquer um que seja viciado em rock'n'roll recheado de melodias incríveis, seja lá qual for a faixa etária em que o caro leitor se encontre.

Uli Jon Roth - Legends Of Rock - Live At Castle Donington
(2006 / SPV Records - 2007 / Hellion Records - nacional)

01. Trail In The Wind
02. Sky Overture
03. Aranjuez
04. The King Returns
05. Let It Roll
06. Rock Bottom
07. Sunshine Of Your Love
08. White Room
09. All Along The Watchtower
10. Little Wing
12. Fireworks Jam
13. Atlantis

Bônus
14. Midnight Train
15. Spoonful


Outras resenhas de Legends Of Rock; Live At Castle Donington - Uli Jon Roth

Uli Jon Roth: DVD onde a grande atração é a música



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Uli Jon Roth"


Uli Jon Roth: ele ainda usa a guitarra do primeiro show de 1968Uli Jon Roth
Ele ainda usa a guitarra do primeiro show de 1968

Joe Satriani: qual guitarrista mais o impressionou no G3?Joe Satriani
Qual guitarrista mais o impressionou no G3?


Kiko Loureiro: ele intimidou Chris Adler quando mostrou CD soloKiko Loureiro
Ele intimidou Chris Adler quando mostrou CD solo

Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o GuinnessTom Grosset
O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL