Rolling Stones: lançamento excepcional e obrigatório
Resenha - Biggest Bang - Rolling Stones
Por Ricardo Seelig
Postado em 23 de maio de 2008
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em pleno 2008, os Stones ainda são relevantes? Essa é uma questão bastante complexa. Se levarmos em conta apenas o aspecto musical, a resposta é não. Há tempos a gangue de Jagger e Richards não lança um álbum de cair o queixo, que possa figurar com destaque em sua discografia. O último trabalho a alcançar esse status "Tattoo You", lançado há mais de 25 anos.
Rolling Stones - Mais Novidades
Então eles não passam de uns velhinhos teimosos que não querem se aposentar? Também não. Se no aspecto artístico a banda não é mais imprescindível, isso é preenchido pelo gigantismo que envolve tudo o que o grupo faz. A turnê de "A Bigger Bang", que contou com poucos shows, mas todos em lugares gigantescos, foi a mais lucrativa da história do rock. A língua característica do grupo é uma das marcas mais conhecidas do planeta. Seus integrantes ostentam o status de mitos. Não há, em termos mercadológicos, nada que se compare ao lançamento de qualquer novo produto dos Stones, seja um álbum inédito ou um documentário dirigido por um cineasta famoso.
E tudo fica melhor ainda quando o lançamento em questão é algo na linha do box "The Biggest Bang". Com quatro DVDs e um acabamento gráfico excelente, é o documento oficial e definitivo sobre a última tour do grupo. O primeiro disco traz um show espetacular realizado em Austin, no Texas, para uma platéia gigantesca. Essa apresentação em especial serve para calar a boca de quem pensa que os Stones não sentem mais prazer em tocar juntos. Inspirada, a banda esbanja energia, e, na medida em que as músicas vão se sucedendo, os integrantes percebem que estão em um noite especial, onde nada poderá dar errado. As câmeras flagram olhares cúmplices entre Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts, surpreendendo-se uns com os outros em vários momentos do show. O palco enorme, com um design belíssimo, faz o show tomar proporções ainda maiores. Neste primeiro disco, os melhores momentos são o resgate de "She´s So Cold", a execução da até então inédita ao vivo "Swan" (do clássico "Sticky Fingers", de 1971), a homenagem ao público texano com uma ótima releitura de "Learning The Game" e Richards transformando os Stones em uma banda de boteco em "Little T&A". Além disso, os extras trazem uma verdadeira jóia, como o grupo ensaiando "I Can´t Be Satisfied", onde Jagger e Watts começam a tocar e Richards e Wood, empolgados com o que ouvem, juntam-se rapidamente à dupla, em um registro que emociona até o mais rodado dos rockers.
Já o segundo DVD traz o famoso show do grupo em Copacabana em 2006. Talvez esse seja o principal motivo para os brasileiros se interessarem por este box inicialmente, mas, assistindo tudo o que "The Biggest Bang" traz, esta apresentação acaba sendo o momento mais baixo entre todos. Visivelmente nervosos, os Stones executam uma performance apenas mediana, cometendo erros em diversas passagens, tudo isso aos olhos de um público que, em sua grande maioria, nem sabia o que estava fazendo ali. Aliás, fossem os Stones ou fosse uma escola de samba, grande parte do público não veria a diferença, já que estava em Copacabana apenas porque se tratava de um evento gratuito. Como bônus, um ótimo documentário com tudo o que envolveu a produção da apresentação. Apesar de tudo, trata-se de um registro histórico, sem dúvida, e esse fator justifica a sua inclusão.
No terceiro disco temos trechos de shows realizados no Japão, na China e na Argentina, sendo que a apresentação em Buenos Aires, no estádio do River Plate, é disparada a melhor de todas. Completam o disco vídeos com participações especiais de nomes como Eddie Vedder, Bonnie Raitt e Dave Matthews, além de uma dispensável intervenção de Cui Jan, astro chinês que aparece todo perdido ao lado dos Stones.
Fechando o pacote, o quarto disco traz um extenso e completíssimo documentário sobre a tour de "A Bigger Bang", repleto de curiosidades e histórias, mostrando tudo o que envolve uma turnê da maior banda de rock do mundo.
Apesar de um ou outro deslize, "The Biggest Bang" é um lançamento excepcional, obrigatório, principalmente para aqueles que pensam que os Stones já deram o que tinha que dar. Se depender do que assistimos neste box, muita pedra ainda vai rolar nesta história…
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince
A banda de progressivo que Angus Young nos anos 70 disse ser insuportável de assistir
A resposta de Mick Jagger a quem diz que os Rolling Stones já tinham que ter acabado


O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Leilão com itens raros dos Rolling Stones em dezembro tem até guitarra usada pro Brian Jones
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Rod Stewart e Ronnie Wood celebram classificação da Escócia à Copa do Mundo de 2026
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



