Rolling Stones: lançamento excepcional e obrigatório
Resenha - Biggest Bang - Rolling Stones
Por Ricardo Seelig
Postado em 23 de maio de 2008
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em pleno 2008, os Stones ainda são relevantes? Essa é uma questão bastante complexa. Se levarmos em conta apenas o aspecto musical, a resposta é não. Há tempos a gangue de Jagger e Richards não lança um álbum de cair o queixo, que possa figurar com destaque em sua discografia. O último trabalho a alcançar esse status "Tattoo You", lançado há mais de 25 anos.
Rolling Stones - Mais Novidades
Então eles não passam de uns velhinhos teimosos que não querem se aposentar? Também não. Se no aspecto artístico a banda não é mais imprescindível, isso é preenchido pelo gigantismo que envolve tudo o que o grupo faz. A turnê de "A Bigger Bang", que contou com poucos shows, mas todos em lugares gigantescos, foi a mais lucrativa da história do rock. A língua característica do grupo é uma das marcas mais conhecidas do planeta. Seus integrantes ostentam o status de mitos. Não há, em termos mercadológicos, nada que se compare ao lançamento de qualquer novo produto dos Stones, seja um álbum inédito ou um documentário dirigido por um cineasta famoso.
E tudo fica melhor ainda quando o lançamento em questão é algo na linha do box "The Biggest Bang". Com quatro DVDs e um acabamento gráfico excelente, é o documento oficial e definitivo sobre a última tour do grupo. O primeiro disco traz um show espetacular realizado em Austin, no Texas, para uma platéia gigantesca. Essa apresentação em especial serve para calar a boca de quem pensa que os Stones não sentem mais prazer em tocar juntos. Inspirada, a banda esbanja energia, e, na medida em que as músicas vão se sucedendo, os integrantes percebem que estão em um noite especial, onde nada poderá dar errado. As câmeras flagram olhares cúmplices entre Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts, surpreendendo-se uns com os outros em vários momentos do show. O palco enorme, com um design belíssimo, faz o show tomar proporções ainda maiores. Neste primeiro disco, os melhores momentos são o resgate de "She´s So Cold", a execução da até então inédita ao vivo "Swan" (do clássico "Sticky Fingers", de 1971), a homenagem ao público texano com uma ótima releitura de "Learning The Game" e Richards transformando os Stones em uma banda de boteco em "Little T&A". Além disso, os extras trazem uma verdadeira jóia, como o grupo ensaiando "I Can´t Be Satisfied", onde Jagger e Watts começam a tocar e Richards e Wood, empolgados com o que ouvem, juntam-se rapidamente à dupla, em um registro que emociona até o mais rodado dos rockers.
Já o segundo DVD traz o famoso show do grupo em Copacabana em 2006. Talvez esse seja o principal motivo para os brasileiros se interessarem por este box inicialmente, mas, assistindo tudo o que "The Biggest Bang" traz, esta apresentação acaba sendo o momento mais baixo entre todos. Visivelmente nervosos, os Stones executam uma performance apenas mediana, cometendo erros em diversas passagens, tudo isso aos olhos de um público que, em sua grande maioria, nem sabia o que estava fazendo ali. Aliás, fossem os Stones ou fosse uma escola de samba, grande parte do público não veria a diferença, já que estava em Copacabana apenas porque se tratava de um evento gratuito. Como bônus, um ótimo documentário com tudo o que envolveu a produção da apresentação. Apesar de tudo, trata-se de um registro histórico, sem dúvida, e esse fator justifica a sua inclusão.
No terceiro disco temos trechos de shows realizados no Japão, na China e na Argentina, sendo que a apresentação em Buenos Aires, no estádio do River Plate, é disparada a melhor de todas. Completam o disco vídeos com participações especiais de nomes como Eddie Vedder, Bonnie Raitt e Dave Matthews, além de uma dispensável intervenção de Cui Jan, astro chinês que aparece todo perdido ao lado dos Stones.
Fechando o pacote, o quarto disco traz um extenso e completíssimo documentário sobre a tour de "A Bigger Bang", repleto de curiosidades e histórias, mostrando tudo o que envolve uma turnê da maior banda de rock do mundo.
Apesar de um ou outro deslize, "The Biggest Bang" é um lançamento excepcional, obrigatório, principalmente para aqueles que pensam que os Stones já deram o que tinha que dar. Se depender do que assistimos neste box, muita pedra ainda vai rolar nesta história…
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Iron Maiden: X Factor é um álbum injustiçado?
A história da lendária única foto de Raul Seixas e Paulo Coelho no palco
O hit dos Rolling Stones que mostrou a Cazuza que é possível unir rock e MPB
A "modernidade" que Keith Richards nunca quis ver tomando conta da música
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O cantor "pretensioso" com quem Mick Jagger disse que jamais soaria parecido
Os álbuns dos Rolling Stones que Mick Jagger detesta: "Nem na época eu achei bom"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



