Agathocles: repugnante caldeirão de extremismo
Resenha - Thanks For Your Hostility - Agathocles
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de março de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dando sequência ao pacote de bandas extremas que está chegando ao Brasil via Cut Throat Records/Bucho Discos, aqui temos outro importantíssimo item da discografia do Agathocles, lançado originalmente em 1996 e até então inédito no Brasil. Foi com "Thanks For Your Hostility" que o guitarrista Matty Dupont estreou no grupo belga ao lado do fundador Jan (baixo e voz) e Burt (bateria e voz), dando continuidade ao caldeirão de extremismos que foi seu antecessor, "Razor Sharp Daggers" (95).

Matty é considerado por muitos fãs como um dos grandes guitarristas que passou pela banda, e também o provável responsável por tornar a sensação Punk e Hardcore mais evidente do que nunca – e que consequentemente reduziu espaço para o Grindcore. E são estas as peculiaridades que fornecem a "Thanks For Your Hostility" um caráter tão específico quando comparado com qualquer outro trabalho já lançado pelo grupo.
O Agathocles está em grande forma, tendo como representantes do Grindcore "Criminalisation Of A Strange Behaviour", "Life Control", "Strangulation" e a incrível "He Cared"; enquanto torpedos como "Until It Bleeds", "Hatred Is The Cure" e "Cheers Mankind Cheers" mostram grandes momentos de Hardcore. Também merece citação a destoante "Try", com rudimentos de reggae (juro que é verdade!!!) que descambam em algo mais punk, bem pegajoso.
"Thanks For Your Hostility" também se caracterizou pelo fato de Burt ter de voltar ao estúdio para regravar novamente toda a bateria do álbum, pois em alguma etapa anterior ocorreu uma falha técnica que comprometeu seu trabalho. De qualquer forma, o único ponto passível de críticas neste álbum recai mesmo é sobre esta mesma gravação, que ficou por demais desleixada. Todos os instrumentos estão lá, marcando presença, mas a bateria possui um timbre inadequado e as guitarras não soam tão altas como poderiam estar.
É claro que este fato não impediu que o disco caísse nas graças do público Grindcore, Punk e Hardcore. Vai ver até ajudou a elevar ainda mais seu moral, afinal, características como ‘horroroso’, ‘cruel’ e ‘repugnante’ não são alguns dos singelos termos que definem o Agathocles como sendo o Agathocles...? Assim sendo, "Thanks For Your Hostility" é um discão!
Agathocles - Thanks For Your Hostility
(2007 - Cut Throat Records / Bucho Discos)
01. Criminalisation Of A Strange Behaviour
02. Life Control
03. Until It Bleeds
04. End Of The Line
05. Doctors Wished Me
06. Knock Back
07. Thanks For Your Hostility
08. Hatred Is The Cure
09. Be Your Own God
10. Distraction
11. Remember
12. Cheers Mankind Cheers
13. Strangulation
14. Foul
15. No Use... Hatred
16. My Reason
17. No One's Right
18. Sheer Neglect
19. Is There A Place?
20. Go Fucking Nihilist
21. Progress Or Stupidity?
22. Try!
23. He Cared
24. Mankind's Not Kind
25. Reduced To An Object
26. Ego-Generosity
27. .....
Homepage: www.agathocles.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
As I Lay Dying, banda cristã, explica a proximidade com o Behemoth
A música do Avenged Sevenfold que M. Shadows considera descartável
A música que representa muito o Linkin Park, na opinião de Mike Shinoda

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



