Thunderstone: longe de comparações ao Stratovarius
Resenha - Evolution 4.0 - Thunderstone
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 17 de dezembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se o Thunderstone, um dia, já foi acusado de ser um mero "clone" de Stratovarius, "Evolution 4.0" afasta definitivamente qualquer hipótese de uma comparação absurda desta.

Suplantando o estigma de toda banda finlandesa – que parecem condenadas a serem representantes da "terra encantada da melodia", num sentido kitsch e negativo, obviamente – o som que estes cinco caras produzem está bem além disto. "Forevermore" já traz riffs, peso, grooves e uma pegada forte, muito mais do que se esperaria de um bando de branquelos vindo de lá.
Nino Laurenne, a propósito, é o grande destaque aqui. Sua guitarra é raivosa e agressiva, porém sóbria e bem tocada, sem exageros – surpreendentemente como toda música da banda – como se trouxesse o melhor das escolas thrash e hard, com toques de prog e metal tradicional: "Roots Of Anger", "10.000 Ways" e "Face In The Mirror".
Os refrães são outro ponto positivo. Reforçados pela competente, de bom alcance e não enjoativa voz de Pasi Ratanen, que capricha tanto nos tons rasgados quanto nos mais leves, músicas como "Holding On To My Pain", "Solid Ground" e "Great Man Down" ganham em força, tornando-se marcantes.
Se "Evolution 4.0", a despeito de ser o melhor trabalho da banda até agora, e representar, de fato, uma evolução, isto se deve não só ao entrosamento – a formação é a mesma desde a estréia – como a própria experiência mercadológica, de estrada e amadurecimento da sonoridade, bem como do ofício de compor. "Down With Me" exemplifica isto, sendo a mais bem acabada da obra.
No geral, um CD que supera expectativas. E mostra que, ao contrário do que se poderia apostar anos atrás, o Thunderstone é uma banda que tem qualidades suficientes para se destacar no cenário e, quem sabe, alçar um reconhecimento maior. Vale a pena acompanhar.
Formação:
Pasi Ratanen - Vocais
Nino Laurenne - Guitarra
Kari Tornack - Teclados
Titus Hjelm - Baixo
Mirka Ratanen – Bateria
Site oficial: www.thunderstone.org
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A clássica música do Queen que Brian rejeitava pois pressentia a tragédia de Freddie
O que significa "Ovelha Negra", e de quem Rita Lee estava falando na letra da canção
Os clássicos dos Beatles que Mick Jagger não gostava porque achava "bobinhas" demais



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



