Kamelot: material que deve estar na sua estante
Resenha - One Cold Winter's Night - Kamelot
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 16 de dezembro de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de dois discos sublimes como "The Black Halo" e "Ghost Opera", os estadunidenses do Kamelot subiram muitos e consideráveis degraus no Olimpo metálico, estabelecendo um padrão ainda mais alto para o seu trabalho e criando, inclusive, um elogiável e inegável estilo próprio. A odisséia de superação de qualidade continua com este imperdível DVD ao vivo, "One Cold Winter’s Night". Gravado em pleno Rockfeller Center na cidade norueguesa de Oslo, durante um dos invernos mais longos dos últimos anos, o show consegue ser dos mais quentes, incendiário até, abarcando uma produção belíssima e digna de aplausos – e com uma platéia nórdica que, se não chega aos pés da agitação e loucura dos sul-americanos, entrou suficientemente no clima para tornar a festa completa.

Usando e abusando de efeitos de luzes, pirotecnias, alternância de cenas coloridas e em P&B envelhecido e ângulos de câmera pra lá de inusitados graças a um inteligente comando da câmera-grua, a equipe de produção de "One Cold Winter’s Night" foi além – no dueto do vocalista Roy Khan com Mari Youngblood (esposa do guitarrista Thomas e participante dos discos "Epica" e "The Black Halo") na pungente e triste balada "Abandoned", chega até a nevar em pleno palco. Por falar em Mari – que ainda solta a voz em "Center of The Universe" e faz uma impressionante performance diante do espelho em "Elizabeth" -, ela é apenas uma das muitas participações especiais. Simone Simmons, a bela vocalista ruiva do Epica, aparece para repetir a parceria com Khan em "The Haunting" e é aclamada pela multidão de cabeludos. O produtor superstar Sascha Paeth surge para dar uma palhinha de guitarra em "Moonlight". E em "The March of Mephisto", a voz de Shangrath (Dimmu Borgir) só aparece em playback, mas o ator Snowy Shaw faz as vezes do diabão de Goethe, enquanto a atriz Elizabeth Kjaernes interpreta a mesma Helena do ótimo videoclipe.
No entanto, o grande ponto alto da noite é mesmo o frontman Khan, um dos nomes contemporâneos mais destacados na arte de soltar a voz em bandas de heavy metal. O sujeito encarna como uma luva o conceito que já chamei por aqui de "Andrew Lloyd Webber Metal", dando ainda mais ares de musical cheio de pompa e circunstância à sonoridade do Kamelot. Falar sobre a limpeza e versatilidade – do agudo ao rasgado sem maiores problemas - de seu privilegiado gogó é chover no molhado. Mas ao vivo, o cara parece possuído, entregando tanta emoção que é possível ver em seus olhos e no gestual a letra do que está cantando. Performático, ele faz caras e bocas, ergue as mãos para os céus, ajoelha e até se joga no chão. Tudo isso sem perder a expressão demoníaca que combina perfeitamente com todo o conceito do disco.
Destaque também para o performático baterista Casey Grillo, sempre acrobático e rodando as baquetas em volta da cabeça, mas sem tirar os olhos do computador que se tornou parte complementar de seu kit.
Enquanto o primeiro DVD traz a apresentação na íntegra, o segundo vem repleto de extras. Estão lá o documentário "Halo Vision", que mostra os detalhes da realização do disco "The Black Halo" e do próprio DVD; os mini-documentários "Up Close", que permitem uma viagem ao cotidiano de Grillo, Youngblood e do tecladista Oliver Palotai; outro mini-documentário estrelado por Grillo, desta vez na loja de baterias DDrum; uma entrevista com Simone Simmons; os clipes de "The March of Mephisto" (com e sem cortes) e "The Haunting"; o making of do clipe "The Haunting" e o registro de "The March of Mephisto" ao vivo durante o Sweden Rock 2006. A grande cereja do bolo, porém, é o vídeo de "Serenade" dirigido pelo próprio baterista, misturando cenas da recente turnê (shows e também bastidores) e depoimentos de fãs. São fartas as seqüências nas quais é possível vê-los tocando no palco do Via Funchal, em São Paulo, e também curtindo as atrações turísticas no Rio, andando no bondinho do Cristo Redentor, posando ao lado de uma latinha de Skol e até ensaiando uma batucada de pandeiro com uns sambistas em pleno Calçadão.
É daquele tipo de material que deve estar na sua estante para ser visto e revisto um bom punhado de vezes.
Gravadora: Hellion Records (Nacional)
Websites: www.kamelot.com / www.hellionrecords.com
Outras resenhas de One Cold Winter's Night - Kamelot
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
A paródia de letra do Capital Inicial que Biquini Cavadão criou para declarar sua inveja
Corey Taylor revela os discos que levaria para uma ilha deserta (e só um é de metal)
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Kamelot anuncia box-set com seus três primeiros álbuns
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



