Kamelot: registro em DVD de uma excelente fase

Resenha - One Cold Winter's Night - Kamelot

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 10

"One Cold Winter's Night" é o primeiro DVD do Kamelot, e registra com grande competência a excelente fase que a banda atravessa nos últimos anos. Gravado em fevereiro de 2006 no Rockefeller Music Hall, em Oslo, Noruega (terra natal do vocalista Roy Khan), traz um set list baseado nos últimos três álbuns lançados pelo grupo: "Karma" (2001), "Epica" (2003) e "The Black Halo" (2005).

Nirvana: "Teoria é um desperdício de tempo", dizia KurtEpica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


A escolha por um material mais atual se justifica pela existência do ao vivo "The Expedition", de 2000, focado na primeira fase da carreira dos caras. Além disso, atesta o quão forte e consistente é o repertório mais recente, construído após a consolidação da nova formação, com Roy Khan no lugar de Mark Vanderbilt.

O show apresenta uma excelente produção, tanto em termos técnicos quanto cênicos. A presença de inúmeros elementos teatrais durante a execução das músicas dá um ar ainda mais dramático às composições. O uso desse recurso torna o ato de assistir o DVD muito agradável, diferenciando-o da imensa quantidade de opções que chegam às lojas todos os meses.

A qualidade das músicas apresentadas no show está nivelada por cima. Desde o início, com "The Black Halo", até o encerramento, com "Curtain Call", a apresentação não cansa o telespectador. É claro que o fato da edição utilizar diversos recursos que não deixam as cenas ficarem monótonas tem um papel muito importante nisso, mas seria insuficiente se as músicas não transmitissem uma energia muito grande, a todo momento.

O diretor do DVD optou por alternar cenas coloridas com trechos em preto e branco, realçando momentos de maior dramaticidade, como, por exemplo, a belíssima abertura com a intro "Un Assassinio Molto Silenzioso". Mas o momento de maior beleza visual do show acontece mesmo durante a execução da balada "Abandoned", quando o palco é tomado por uma chuva de neve artificial, em um efeito muito bonito.

Entre as faixas apresentadas, algumas merecem destaque. A já citada "The Black Halo" inicia os trabalhos com classe. A introdução que Khan faz em "The Edge Of Paradise", cantando a linha melódica em falsete, é de cair o queixo. "Center Of The Universe" reafirma a sua posição como uma das melhores músicas do grupo. A baladaça "Abandoned", com a presença de Mari Youngblood (esposa do guitarrista Thomas Youngblood), fica ainda mais espetacular ao vivo. A participação maciça do público em "Forever" é outro momento alto, assim como os vocais divididos entre Roy Khan e Simone Simons (Epica) em "The Hauting". O produtor e guitarrista Sasha Paeth também marca presença, participando de "Moonlight". Pra finalizar, as três partes de longa "Elizabeth", com Mari Youngblood representando o papel da lendária e mítica condessa Elizabeth Bathory, e a execução de "March Of Mephisto", com os vocais de Shagrath (Dimmu Borgir) entrando em playback e sendo dublados por Snowy Shaw, estão também entre os pontos altos do DVD.

A banda tem uma performace primorosa. Thomas Youngblood, o baixista Glenn Barry, o tecladista Oliver Palotai e o baterista Casey Grillo executam seus instrumentos com uma técnica absurda, principalmente o guitarrista. As participações da já citada Mari Youngblood e também de Elisabeth Kjaernes dão ainda mais brilho às músicas, juntamente com o coro composto por duas vozes femininas e uma masculina que marca presença em toda a apresentação.

Mas o principal destaque do DVD é o vocalista Roy Khan. Seu vocal soa limpo, idêntico aos álbuns de estúdio, em todo o show. Ele interpreta cada canção de maneira ímpar, usando toda a amplitude da bela voz que possui. Além disso, é interessante notar que, mesmo sem possuir uma performance das mais acrobáticas no palco, mesmo sem se movimentar muito, ele é sempre o centro das atenções. Khan possui um magnetismo, um carisma, absurdos. Sem dúvida, sua performance o coloca (se já não estava lá) entre os melhores e mais talentosos vocalistas atuais.

O material possui também um segundo disco, que contém extras bastante interessantes. Os destaques são o making off do clip de "The Haunting", os vídeos de "March Of Mephisto", "Serenade" e "The Haunting", e a versão de "March Of Mephisto" gravada ao vivo no Sweden Rock de 2006.

"One Cold Winter's Night" é um DVD singular, pois captura uma das melhores bandas dos últimos anos naquele que é, até o momento, o seu ápice criativo. Um item excelente, obrigatório não só para os fãs do Kamelot, mas para toda e qualquer pessoa que goste de heavy metal e se interesse pela evolução do estilo.

Faixas:

Disco 1

1. Intro: Un Assassinio Molto Silenzioso
2. The Black Halo
3. Soul Society
4. The Edge of Paradise
5. Center of the Universe
6. Nights of Arabia
7. Abandoned
8. Forever
9. Keyboard Solo
10. The Haunting (c/ participação de Simone Simons)
11. Moonlight
12. When the Lights Are Down
13. Elizabeth (Part I, II & III)
14. March of Mephisto
15. Karma
16. Drum Solo
17. Farewell
18. Curtain Call / Outro

Disco 2

1. HaloVision with Khan
2. Up Close with Thomas Youngblood at Home
3. Casey Grillo at DDrum
4. Up Close Interview with Casey Grillo at Home
5. Up Close with Oliver Palotai
6. Interview with Simone Simons from the Band Epica
7. The Haunting (Video)
8. March of Mephisto (Video)
9. Serenade (Video)
10. March of Mephisto (Live at Sweden Rock 2006)
11. Making of "The Haunting"


Outras resenhas de One Cold Winter's Night - Kamelot

Kamelot: material que deve estar na sua estanteKamelot: qualidade espantosa que justifica elogiosResenha - One Cold Winter's Night - Kamelot




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Kamelot"


Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2003Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2003

Power Metal: os dez álbuns essenciais do gêneroPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero


Nirvana: Teoria é um desperdício de tempo, dizia KurtNirvana
"Teoria é um desperdício de tempo", dizia Kurt

Epica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?Epica
Foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adGoo336