Cinco álbuns que mudaram para sempre a história do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de março de 2023
O heavy metal começou a tomar forma no final da década de 1960 e desde então, nunca mais parou de crescer e se transformar. Para a felicidade do fã de música pesada, há décadas, discos de bandas dos mais variados "departamentos" do metal são lançados de forma contínua.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Em meio ao mar de trabalhos lançados, é claro que existem discos bons e ruins. E ainda existem aqueles lançamentos históricos, que ficaram marcados para a eternidade. Essas obras históricas e inesquecíveis são o tema de mais uma lista elaborada pelo redator Mateus Ribeiro.
A seleção apresenta clássicos lançados por titãs da música pesada que são insuperáveis. Aperte o play e confira cinco álbuns que mudaram para sempre a história do heavy metal.
"Black Sabbath" - Black Sabbath
O primeiro disco de estúdio do Black Sabbath é considerado o pontapé inicial do heavy metal, com razão. Até aquela sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970, o mundo não havia presenciado algo tão pesado, obscuro, enigmático e macabro quanto o que Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward produziram em seu debut.
Desde a capa até a sua última nota, "Black Sabbath" é uma obra digna de todos os elogios. Um disco que apresentou ao mundo o heavy metal merece figurar nesta lista.
Data de lançamento: 13 de fevereiro de 1970
Gravado por: Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria)
Faixas de destaque: "Black Sabbath", "The Wizard", "Behind The Wall Of Sleep", "N.I.B." e "Evil Woman"
"British Steel" - Judas Priest
Se o Sabbath abriu bem a década de 1970, os compatriotas do Judas Priest chegaram metendo o pé em tudo nos anos 1980. "British Steel" é um disco pesado, rápido e que continua sendo muito influente, quatro décadas após seu lançamento. Hinos como "Breaking The Law", "United" e "Rapid Fire" mostram todo o poderio do grupo fundado por Ian Hill e K.K. Downing.
Em seu sexto álbum, o quinteto oriundo de Birmingham mostrou que o metal também poderia ser melódico e de certa forma, "feliz", como pode ser ouvido em "Living After Midnight" e na inesquecível "Metal Gods".
Data de lançamento: 14 de abril de 1980
Gravado por: Rob Halford (vocal), Glenn Tipton (guitarra), K.K. Downing (guitarra), Ian Hill (baixo) e Dave Holland (bateria)
Faixa de destaque: "Rapid Fire", "Metal Gods", "Breaking The Law", "United", "Living After Midnight"
"The Number Of The Beast" - Iron Maiden
A história do Iron Maiden e do metal começou a mudar em 1981, quando o vocalista Paul Di'Anno foi demitido. Para seu lugar, Steve Harris trouxe Bruce Dickinson, que cantava na banda Samson.
E logo em seu primeiro registro com o Maiden, Bruce mostrou porque é um dos maiores cantores da história da música pesada. O incansável cantor e compositor é o principal destaque de um disco repleto de clássicos.
"The Number Of The Beast" é uma obra obrigatória na coleção de qualquer headbanger.
Data de lançamento: 22 de março de 1982
Gravado por: Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Clive Burr (bateria)
Faixas de destaque: "Children Of The Damned", "22 Acacia Avenue", "The Number Of The Beast", "Run To The Hills" e "Hallowed Be Thy Name"
"Reign In Blood" - Slayer
O Slayer continue firme e forte no posto de banda mais extrema do thrash metal. Essa conquista foi alcançada em 1986, quando o grupo lançou "Reign In Blood", um dos registros mais desgraçados, rápidos, violentos e insanos de todos os tempos.
"Reign In Blood" é um verdadeiro massacre sonoro, que até hoje, é uma espécie de manual de instruções do metal extremo.
Data de lançamento: 7 de outubro de 1986
Gravado por: Tom Araya (baixo/vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Dave Lombardo (bateria)
Faixas de destaque: "Angel Of Death", "Altar Of Sacrifice", "Epidemic", "Postmortem" e "Raining Blood"
"Metallica" - Metallica
Também conhecido como "Black Album", o quinto disco de estúdio do Metallica furou a bolha do metal e mostrou que música pesada também tem lugar no mainstream.
Depois de quatro discos rápidos e pesados, James Hetfield e seus camaradas tiraram o pé do acelerador e investiram em músicas mais melódicas, lentas e cativantes. O resultado deu certo, uma vez que o disco vendeu mais de 30 milhões de cópias e emplacou hits como "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
Data de lançamento: 12 de agosto de 1991
Gravado por: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Jason Newsted (baixo) e Lars Ulrich (bateria)
Faixas de destaque: "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven", "Wherever I May Roam" e "Nothing Else Matters"
Para ouvir cinco músicas de cada disco via Spotify, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir por lá. Valeu!
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps