Myotonia: Heavy Metal, ainda que fora dos padrões
Resenha - Myotonia - Myotonia
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de dezembro de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Myotonia traz uma formação estabilizada desde 2005, contando com Josh Rodstein (voz), Jonathan Heuer (guitarra), Trevor Morris (guitarra), Nick Mastroianni (baixo) e Zack Ohren (bateria), norte-americanos que vem de Oakland (Califórnia) e estão estreando com um álbum auto-intitulado, liberado de forma independente e dono de uma proposta musical maravilhosamente difícil de classificar.

Desde o início a idéia aqui era expandir a noção do rock pesado ao agregar as mais variadas idéias e, conseqüentemente, sonoridades. E o quinteto segue estes preceitos ao extremo. São oito canções pesadíssimas, com vocais totalmente gritados e compreensíveis, apoiados por uma seção instrumental que usa e abusa de inúmeras tendências, arranjos que saltitam pelos mais variados gêneros, da forma mais absurda possível. E nem sequer fazem uso de teclados, o que torna tudo ainda mais violento.
São tantos momentos agressivos que inesperadamente dão lugar a passagens calmas, meio fusion, para logo depois todo o caos explodir novamente, que fatalmente o ouvinte acaba embasbacado com todas estas mudanças de andamento. A coisa chega a tal ponto que só se pode concluir que cada músico tem toda a liberdade para experimentar e deixar sua marca em cada canção, ainda que no final tudo esteja estruturado de forma inteligente.
Por mais que não se prenda a nenhum estilo específico, não seria equivocado situar o Myotonia entre os conjuntos de Heavy Metal, ainda que completamente fora dos padrões pelo qual o mesmo se tornou conhecido. Como inúmeras obras feitas com grande ambição, "Myotonia" encontrará grande resistência entre o público médio, pois não possui viabilidade comercial alguma. Assim sendo, este disco poderá encontrar admiradores entre os fãs de Meshuggah, The Ocean e Dillinger Escape Plan – não pela similaridade musical, e sim pela forma ousada com que montam seus arranjos.
Myotonia - Myotonia
(2007 / independente - importado)
01. Total Protonic Reversal
02. Got Cat
03. Industrial Melanoma
04. Alligator Fukhaus
05. Art Of An Exit
06. Tunnel Gag
07. Media Vision
08. Reverse Birth Tactics
Homepage: www.myotonia.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Dregen nega que saída do Hellacopters tenha ocorrido em comum acordo
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
30 anos de "Antichrist Superstar", de Marilyn Manson - 5 curiosidades
"Lucifer III" ganha nova vida em edição brasileira em vinil
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Rodolfo: 100% arrependido das letras dos Raimundos
The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
A primeira banda de thrash da história, na opinião de Kerry King



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



