Myotonia: Heavy Metal, ainda que fora dos padrões
Resenha - Myotonia - Myotonia
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de dezembro de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Myotonia traz uma formação estabilizada desde 2005, contando com Josh Rodstein (voz), Jonathan Heuer (guitarra), Trevor Morris (guitarra), Nick Mastroianni (baixo) e Zack Ohren (bateria), norte-americanos que vem de Oakland (Califórnia) e estão estreando com um álbum auto-intitulado, liberado de forma independente e dono de uma proposta musical maravilhosamente difícil de classificar.

Desde o início a idéia aqui era expandir a noção do rock pesado ao agregar as mais variadas idéias e, conseqüentemente, sonoridades. E o quinteto segue estes preceitos ao extremo. São oito canções pesadíssimas, com vocais totalmente gritados e compreensíveis, apoiados por uma seção instrumental que usa e abusa de inúmeras tendências, arranjos que saltitam pelos mais variados gêneros, da forma mais absurda possível. E nem sequer fazem uso de teclados, o que torna tudo ainda mais violento.
São tantos momentos agressivos que inesperadamente dão lugar a passagens calmas, meio fusion, para logo depois todo o caos explodir novamente, que fatalmente o ouvinte acaba embasbacado com todas estas mudanças de andamento. A coisa chega a tal ponto que só se pode concluir que cada músico tem toda a liberdade para experimentar e deixar sua marca em cada canção, ainda que no final tudo esteja estruturado de forma inteligente.
Por mais que não se prenda a nenhum estilo específico, não seria equivocado situar o Myotonia entre os conjuntos de Heavy Metal, ainda que completamente fora dos padrões pelo qual o mesmo se tornou conhecido. Como inúmeras obras feitas com grande ambição, "Myotonia" encontrará grande resistência entre o público médio, pois não possui viabilidade comercial alguma. Assim sendo, este disco poderá encontrar admiradores entre os fãs de Meshuggah, The Ocean e Dillinger Escape Plan – não pela similaridade musical, e sim pela forma ousada com que montam seus arranjos.
Myotonia - Myotonia
(2007 / independente - importado)
01. Total Protonic Reversal
02. Got Cat
03. Industrial Melanoma
04. Alligator Fukhaus
05. Art Of An Exit
06. Tunnel Gag
07. Media Vision
08. Reverse Birth Tactics
Homepage: www.myotonia.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Mille Petrozza (Kreator) explica o que o fez recusar convite para integrar o Celtic Frost
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
As regras do Power Metal - Parte I
A banda que pode ficar tão grande quanto o Iron Maiden, segundo Steve Harris
O cantor favorito de Kerry King do Slayer: "Dio sempre foi meu número dois, desculpa cara!"



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



