Myotonia: Heavy Metal, ainda que fora dos padrões
Resenha - Myotonia - Myotonia
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de dezembro de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Myotonia traz uma formação estabilizada desde 2005, contando com Josh Rodstein (voz), Jonathan Heuer (guitarra), Trevor Morris (guitarra), Nick Mastroianni (baixo) e Zack Ohren (bateria), norte-americanos que vem de Oakland (Califórnia) e estão estreando com um álbum auto-intitulado, liberado de forma independente e dono de uma proposta musical maravilhosamente difícil de classificar.

Desde o início a idéia aqui era expandir a noção do rock pesado ao agregar as mais variadas idéias e, conseqüentemente, sonoridades. E o quinteto segue estes preceitos ao extremo. São oito canções pesadíssimas, com vocais totalmente gritados e compreensíveis, apoiados por uma seção instrumental que usa e abusa de inúmeras tendências, arranjos que saltitam pelos mais variados gêneros, da forma mais absurda possível. E nem sequer fazem uso de teclados, o que torna tudo ainda mais violento.
São tantos momentos agressivos que inesperadamente dão lugar a passagens calmas, meio fusion, para logo depois todo o caos explodir novamente, que fatalmente o ouvinte acaba embasbacado com todas estas mudanças de andamento. A coisa chega a tal ponto que só se pode concluir que cada músico tem toda a liberdade para experimentar e deixar sua marca em cada canção, ainda que no final tudo esteja estruturado de forma inteligente.
Por mais que não se prenda a nenhum estilo específico, não seria equivocado situar o Myotonia entre os conjuntos de Heavy Metal, ainda que completamente fora dos padrões pelo qual o mesmo se tornou conhecido. Como inúmeras obras feitas com grande ambição, "Myotonia" encontrará grande resistência entre o público médio, pois não possui viabilidade comercial alguma. Assim sendo, este disco poderá encontrar admiradores entre os fãs de Meshuggah, The Ocean e Dillinger Escape Plan – não pela similaridade musical, e sim pela forma ousada com que montam seus arranjos.
Myotonia - Myotonia
(2007 / independente - importado)
01. Total Protonic Reversal
02. Got Cat
03. Industrial Melanoma
04. Alligator Fukhaus
05. Art Of An Exit
06. Tunnel Gag
07. Media Vision
08. Reverse Birth Tactics
Homepage: www.myotonia.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"
A História do Black Sabbath - Parte 1 - Gangues de Birmingham
Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



