Myotonia: Heavy Metal, ainda que fora dos padrões

Resenha - Myotonia - Myotonia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


O Myotonia traz uma formação estabilizada desde 2005, contando com Josh Rodstein (voz), Jonathan Heuer (guitarra), Trevor Morris (guitarra), Nick Mastroianni (baixo) e Zack Ohren (bateria), norte-americanos que vem de Oakland (Califórnia) e estão estreando com um álbum auto-intitulado, liberado de forma independente e dono de uma proposta musical maravilhosamente difícil de classificar.

Desde o início a idéia aqui era expandir a noção do rock pesado ao agregar as mais variadas idéias e, conseqüentemente, sonoridades. E o quinteto segue estes preceitos ao extremo. São oito canções pesadíssimas, com vocais totalmente gritados e compreensíveis, apoiados por uma seção instrumental que usa e abusa de inúmeras tendências, arranjos que saltitam pelos mais variados gêneros, da forma mais absurda possível. E nem sequer fazem uso de teclados, o que torna tudo ainda mais violento.

publicidade

São tantos momentos agressivos que inesperadamente dão lugar a passagens calmas, meio fusion, para logo depois todo o caos explodir novamente, que fatalmente o ouvinte acaba embasbacado com todas estas mudanças de andamento. A coisa chega a tal ponto que só se pode concluir que cada músico tem toda a liberdade para experimentar e deixar sua marca em cada canção, ainda que no final tudo esteja estruturado de forma inteligente.

publicidade

Por mais que não se prenda a nenhum estilo específico, não seria equivocado situar o Myotonia entre os conjuntos de Heavy Metal, ainda que completamente fora dos padrões pelo qual o mesmo se tornou conhecido. Como inúmeras obras feitas com grande ambição, "Myotonia" encontrará grande resistência entre o público médio, pois não possui viabilidade comercial alguma. Assim sendo, este disco poderá encontrar admiradores entre os fãs de Meshuggah, The Ocean e Dillinger Escape Plan – não pela similaridade musical, e sim pela forma ousada com que montam seus arranjos.

publicidade

Myotonia - Myotonia
(2007 / independente - importado)

01. Total Protonic Reversal
02. Got Cat
03. Industrial Melanoma
04. Alligator Fukhaus
05. Art Of An Exit
06. Tunnel Gag
07. Media Vision
08. Reverse Birth Tactics

Homepage: www.myotonia.net




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Power Metal: os dez álbuns essenciais do gêneroPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero

Roadrunner: os melhores frontmen de todos os temposRoadrunner
Os melhores frontmen de todos os tempos


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin