Subcyde: começo promissor embora sem diferencial
Resenha - Subcyde - Subcyde
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Subcyde vem de Estocolmo, Suécia, e foi formado no final de 1997. Ao longo dos anos soltou três demos que foram mostrando uma grande mudança em sua sonoridade, passando de algo próximo ao Nu-Metal até atingir a sonoridade atual, totalmente voltada para Thrash Metal. Atualmente contando com Antonio da Silva (voz), Ola Englund (guitarra), Martin Anderson (baixo) e Johan Wikforss (bateria), o grupo enfim chega ao tão aguardado primeiro álbum, auto-intitulado, que está saindo lá fora pela Last Entertainment Productions.

E os suecos souberam aproveitar todo o tempo que tiveram – que não foi pouco, convenhamos – para preparar as canções de seu debut. São 11 faixas donas de um Thrash Metal bem moderno e repleto de groove, com alguns resquícios do que era feito na velha Bay Área, além de uns poucos riffs que adentram pelo lado mais extremo da música. O vocalista Antonio da Silva, mesmo com influências do mestre Chuck Billy (Testament), mostra um estilo próprio e bem brutal; os riffs e solos também são eficientes e sem demasiadas extravagâncias, mas quem impressiona mesmo é a seção rítmica, um coquetel explosivo que sustenta com muita convicção o restante do conjunto, como em "A Sea Of Serpents" e "Pitchblack".
Além da excelente produção, há muita coisa bem elaborada por aqui, como "Sentence Is Death" e a cadenciada "All For Extinction" (com os únicos teclados do disco), perfeitas para se bater cabeças. O Subcyde sabe fazer uso do legado que o Pantera deixou nas matadoras "Knives In The Dark" e "Power Smash", e se sai ainda melhor quando aumenta a velocidade em "War Infected" e "Testament".
Ainda que carente de certa individualidade, "Subcyde" é um começo bastante promissor. Se no futuro o grupo cumprir a difícil tarefa de apresentar algumas características próprias, aí sim, haverá maiores chances de se tornar um dos nomes vencedores dignos de exportação, coisa que a Suécia vem produzindo com certa regularidade. De qualquer forma, os headbangers fissurados em bandas como Exodus, Testament, Machine Head, Pantera e The Haunted poderão ter uma boa surpresa com este bom trabalho.
Subcyde - Subcyde
(2007 / Last Entertainment Productions - importado)
01. Knives In The Dark
02. War Infected
03. Power Smash
04. A Sea Of Serpents
05. Testament
06. Hollow Death
07. Sentence Is Death
08. Sacred Scars
09. Perfect Enema
10. Pitchblack
11. All For Extinction
Homepage: www.subcyde.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Max Cavalera escreveu música para atacar o Sepultura, mas produtor o fez mudar de ideia
Blaze Bayley diz que documentário do Iron Maiden errou sobre cusparada no Chile
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A formação bem-sucedida do Dimmu Borgir que era "uma bomba-relógio"
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Como Tommy Lee e o Mötley Crüe ajudaram Axl Rose a escrever "November Rain"



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



