Suidakra: canções orgulhosamente Heavy Metal
Resenha - Caledonia - Suidakra
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 20 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Estando na ativa desde 1994 e com oito bons álbuns em sua discografia, o alemão Suidakra já é bem conhecido entre os admiradores do Heavy Metal com influências da música folclórica. O conceitual "Caledonia", liberado em 2006 e chegando agora ao mercado nacional via Dynamo Records, é seu último registro de estúdio e retrata o embate cultural e territorial entre os Pictos (nativos da Caledônia, atual Escócia) contra os conquistadores romanos.

O disco apresenta uma instigante mescla de Death Metal Melódico, algo de Black, e naturalmente elementos da música folclórica européia. Mesmo bastante pesado e com Arkadius e Marcel (agora membro efetivo do grupo) fazendo respectivamente uso alternado de vocalizações agressivas e limpas, um dos grandes lances neste trabalho é que sua música não apresenta a brutalidade que é tão comum nas outras bandas do estilo – e de que inclusive o Suidakra fez o devido uso no passado. São canções orgulhosamente Heavy Metal, mas longe de serem extremas.
A interação das melodias dos violões, gaitas de foles, guitarras e uma seção rítmica que procura ser bastante ativa garantem um sem-números de ambientações adequadas e muito bonitas, mas que evitam completamente sonoridades mais ‘alegres’, tendência seguida por vários outros grupos folk. Consequentemente, o resultado é uma audição agradável e facilmente associável a todo o heroísmo inerente à história.
O álbum é muito dinâmico e com ótimas canções. Mas algumas valem citação, como a longa abertura "Highland Hills", praticamente uma síntese do que se escutará pelo restante do CD, com elementos acústicos se combinando com o lado metálico da coisa; ou "The Ember Deid (Part II)", somente com violões e cantada em... O que é isso?!? Escocês?
"Evoke The Demon", com seus 'Hey, Hey, Hey' que mais parecem brados de guerra, serão urrados em uníssono durante as apresentações ao vivo e a pesadíssima "Dawning Tempest", dona de riffs que vão do cadenciado ao veloz e intervenções com a gaita de foles também chama a atenção. Por fim, "The Distant Call" apresenta muito do equilíbrio entre os arranjos de violões com a força do Metal, uma canção que vai crescendo e se tornando cada vez mais pegajosa.
"Caledonia" vem com tal intensidade que se torna relativamente distinto para os que estão acostumados com o Folk Metal. É uma viagem em forma de boa música, totalmente recomendado a qualquer um que curta Heavy Metal com grande ênfase nas melodias e distorção na medida correta.
... E, como curiosidade, a enigmática denominação 'Suidakra' não possui significado real. É apenas o nome de seu vocalista/guitarrista 'Arkadius', mas escrito de trás para frente.
Formação:
Arkadius Antonik - voz e guitarra
Marcel Schoenen - voz e guitarra
Marcus Riewaldt - baixo
Lars Wehner - bateria
Suidakra – Caledonia
(2006 / Armageddon Music - 2007 / Dynamo Records - nacional)
01. Highland Hills
02. A Blackened Shield
03. The Ember Deid (Part II)
04. Evoke The Demon
05. Forth-Clyde
06. Ramble
07. Dawning Tempest
08. The Distant Call
09. On Torrid Sand
10. The IXth Legion
11. Farewell
Homepage: www.suidakra.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Dregen nega que saída do Hellacopters tenha ocorrido em comum acordo
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
30 anos de "Antichrist Superstar", de Marilyn Manson - 5 curiosidades
"Lucifer III" ganha nova vida em edição brasileira em vinil
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Rodolfo: 100% arrependido das letras dos Raimundos
The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
A primeira banda de thrash da história, na opinião de Kerry King



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



