Engenheiros do Hawaii e Titãs: o motivo banal que teria causado a treta entre as bandas
Por Bruce William
Postado em 27 de dezembro de 2022
Em um vídeo publicado há alguns meses, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore contou, em detalhes, várias tretas envolvendo o Engenheiros do Hawaii ao longo dos anos envolvendo diversas bandas e artistas nacionais.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Uma delas era o Titãs, e na ocasião Júlio comentou que tudo começou durante entrevista para um jornal carioca, onde ao serem perguntados sobre o que seria imperdível e o que não veriam de jeito nenhum no Hollywood Rock de 1992, os Titãs responderam que Living Colour seria imperdível, e na hora de responder o que não veriam, Charles Gavin disse, entre risos: "Eu não veria os Engenheiros do Hawaii".
Então, seis meses mais tarde, vêm o troco por parte do Engenheiros, numa fala de Humberto Gessinger ao mesmo jornal carioca: "O Titãs é provinciano. Essa coisa de falar mal da Igreja hoje. Pelo amor de Deus... genuflexório... o Lulu (Santos) tem uma sutileza mais atual. Titãs são hippies velhos. Eram hippies e agora cortam o cabelo. Mas não deixam de ser hippies. Os caras saem abraçados dos shows". Dias depois Tony Bellotto disse, novamente para o mesmo jornal: "Não entendi porque tanta agressão. Os argumentos dele não me convenceram. Como a coisa de dizer que não podemos falar mal da igreja hoje em dia e depois citar uma palavra da música 'Clitóris' que não tinha nada a ver com igreja".
Eis que, na véspera do Natal de 2022, Júlio publica um novo vídeo mostrando entrevistas inéditas de Humberto feitas por Alexandre Lucchese e que não couberam na biografia "Infinita Highway - Uma carona com os Engenheiros do Hawaii". Em uma delas, o fundador e líder da banda gaúcha conta um episódio que aparentemente foi a origem da treta entre as duas bandas, para a surpresa do próprio Júlio, que mostra no vídeo o áudio e a transcrição da fala de Humberto: "Uma vez a gente estava num show coletivo e o Pitz tinha comprado um baixo Giannini... a gente estava no backstage e estavam várias bandas... e o Nando Reis, o Pitz estava de costas, o Nando Reis chegou, viu aquele braço, pegou o braço do baixo do Pitz, olhou, viu que não era, largou e saiu e não deu nem 'bom dia'. Eu tomei um pavor do Titãs por causa disso! Uma bobagem, sabe? Mas a vida inteira (foi assim)! Depois tu vai, tu conhece o Nando, é uma pessoa do caralho, mas até hoje eu tenho essa sensação por causa de uma bobagem, às vezes o cara estava atucanado (aborrecido, chateado), não sei o quê..."
Humberto falou ainda sobre a disputa de ego que havia entre as bandas, principalmente nas entrevistas: "E era foda, porque era... puta... era uma... cara, todo mundo querendo... macho querendo mijar no canto pra marcar seu espaço e era uma coisa meio filosófica e uns se achando mais espertos que o outro... puta, era foda..."
O vídeo completo de Júlio Ettore com muito mais detalhes e informações pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
A comparação entre Renato Russo e Humberto Gessinger na visão de Carlos Maltz


