Engenheiros do Hawaii e Titãs: o motivo banal que teria causado a treta entre as bandas
Por Bruce William
Postado em 27 de dezembro de 2022
Em um vídeo publicado há alguns meses, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore contou, em detalhes, várias tretas envolvendo o Engenheiros do Hawaii ao longo dos anos envolvendo diversas bandas e artistas nacionais.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Uma delas era o Titãs, e na ocasião Júlio comentou que tudo começou durante entrevista para um jornal carioca, onde ao serem perguntados sobre o que seria imperdível e o que não veriam de jeito nenhum no Hollywood Rock de 1992, os Titãs responderam que Living Colour seria imperdível, e na hora de responder o que não veriam, Charles Gavin disse, entre risos: "Eu não veria os Engenheiros do Hawaii".
Então, seis meses mais tarde, vêm o troco por parte do Engenheiros, numa fala de Humberto Gessinger ao mesmo jornal carioca: "O Titãs é provinciano. Essa coisa de falar mal da Igreja hoje. Pelo amor de Deus... genuflexório... o Lulu (Santos) tem uma sutileza mais atual. Titãs são hippies velhos. Eram hippies e agora cortam o cabelo. Mas não deixam de ser hippies. Os caras saem abraçados dos shows". Dias depois Tony Bellotto disse, novamente para o mesmo jornal: "Não entendi porque tanta agressão. Os argumentos dele não me convenceram. Como a coisa de dizer que não podemos falar mal da igreja hoje em dia e depois citar uma palavra da música 'Clitóris' que não tinha nada a ver com igreja".
Eis que, na véspera do Natal de 2022, Júlio publica um novo vídeo mostrando entrevistas inéditas de Humberto feitas por Alexandre Lucchese e que não couberam na biografia "Infinita Highway - Uma carona com os Engenheiros do Hawaii". Em uma delas, o fundador e líder da banda gaúcha conta um episódio que aparentemente foi a origem da treta entre as duas bandas, para a surpresa do próprio Júlio, que mostra no vídeo o áudio e a transcrição da fala de Humberto: "Uma vez a gente estava num show coletivo e o Pitz tinha comprado um baixo Giannini... a gente estava no backstage e estavam várias bandas... e o Nando Reis, o Pitz estava de costas, o Nando Reis chegou, viu aquele braço, pegou o braço do baixo do Pitz, olhou, viu que não era, largou e saiu e não deu nem 'bom dia'. Eu tomei um pavor do Titãs por causa disso! Uma bobagem, sabe? Mas a vida inteira (foi assim)! Depois tu vai, tu conhece o Nando, é uma pessoa do caralho, mas até hoje eu tenho essa sensação por causa de uma bobagem, às vezes o cara estava atucanado (aborrecido, chateado), não sei o quê..."
Humberto falou ainda sobre a disputa de ego que havia entre as bandas, principalmente nas entrevistas: "E era foda, porque era... puta... era uma... cara, todo mundo querendo... macho querendo mijar no canto pra marcar seu espaço e era uma coisa meio filosófica e uns se achando mais espertos que o outro... puta, era foda..."
O vídeo completo de Júlio Ettore com muito mais detalhes e informações pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor


A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
Humberto Gessinger adorou quando Raimundos e Chico Science tiraram um peso de suas costas


