A banda de Hard Rock dos anos oitenta que para Axl Rose "ferrou com tudo"
Por Bruce William
Postado em 11 de julho de 2024
Algumas pessoas mais desavisadas podem achar que Poison e Guns N' Roses são duas bandas bastante semelhantes. Claro que para quem não é iniciado em Hard Rock é difícil estabelecer as diferenças, já que ambas são dos anos oitenta e compartilham elementos em comum, mas as diferenças existem sim, e são muitas.
O Poison é conhecido por seu som glam metal, uma subcultura do hard rock que incorpora elementos de pop, com refrões pegajosos e riffs de guitarra acessíveis. Suas músicas frequentemente têm temas festivos e de diversão, focando em tópicos como festas, romance e uma vida de excessos. A banda possui um visual glamoroso e chamativo, com maquiagem pesada, roupas extravagantes e cabelos volumosos, típicos da cena glam rock dos anos 80.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Já o Guns N' Roses tem um som mais cru e agressivo, misturando hard rock, punk e blues. Suas letras tendem a ser mais sombrias e introspectivas, abordando temas como decadência urbana, vícios, e rebeldia. Embora no começo o visual deles tivesse alguns poucos elementos que podiam ser associados ao glam, ao longo do tempo a banda passou a adotar um visual mais despojado e autêntico, com roupas de couro, jeans rasgados e uma atitude rebelde, se distanciando daquela estética. Com isso, eles passaram a ter uma aparência mais "street" e menos teatral, refletindo a dureza das ruas de Los Angeles.
O Poison era uma banda mais voltada para a diversão e o escapismo, cujo objetivo era proporcionar entretenimento e uma boa experiência ao público, com apresentações ao vivo e videoclipes frequentemente tinham uma abordagem leve e despreocupada, enquanto o Guns N' Roses era conhecido por sua atitude de "bad boys" do rock, com um comportamento frequentemente controverso tanto dentro quanto fora do palco. Eles queriam ser vistos como autênticos e reais, e suas performances ao vivo eram intensas e imprevisíveis.
Quando o Guns N' Roses surgiu na cena, eles queriam ser a antítese completa da ideia moderna de glam rock. Inclusive o guitarrista Slash dizia que o foco principal da cena glam metal de Hollywood não era "integridade musical". "Eles só queriam saber das roupas e da imagem. É isso que eu odiava em West Hollywood. O Guns N' Roses foi o resultado direto de nós odiando essa cena. Fomos atraídos por isso. Gostávamos dos Dolls, Bowie, Aerosmith e Stones da década de 1970. Não curtíamos delineador e roupas".
E o Poison era um dos maiores representantes daquela cena glam, por isso é compreensível que eles apanhassem tanto de Axl Rose, que na época batia sem dó nem piedade no grupo. "Esta é a única banda de rock and roll de verdade a surgir nos últimos dez anos", se referindo ao Guns N' Roses. [Antes da gente] "Van Halen foi a última. Poison ferrou com tudo para todos nós. Eles disseram que todos estavam seguindo uma tendência", declarou para a Classic Rock, conforme resgate feito pela Far Out.
Por sua vez, Bret Michaels disse que a treta que existia entre o Poison e Guns N' Roses era uma coisa mais de mídia do que da vida real: "Vou ser franco: aquilo foi mais uma rivalidade na mídia do que na vida real. Guns N' Roses, Mötley Crüe e Poison eram bandas de rock que eram realmente apaixonadas pelo que faziam. Sem dúvida, havia uma certa quantidade de competição. Você quer sair e fazer o melhor show, mas essa competição amigável é boa. Ajudou a vender discos naquela época".
Bret conta que naqueles tempos, o Guns N' Roses e o Poison saíam em turnê fazendo os mesmos estádios, e as gravadoras de ambas bandas - Capitol e Geffen - ficavam lançando notas de tretas na imprensa. "Então eu via os caras, ia aos shows deles e passava tempo com eles - e eu pensava 'na mídia estamos brigando, mas no mundo real somos amigos'. 'Appetite For Destruction' é um dos meus 10 discos favoritos de todos os tempos", comentou o vocalista do Poison para a Brave Words.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps