Grand Lux: sem originalidade mas ainda bom
Resenha - Carved In Stone - Grand Lux
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de julho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O leitor que nunca deixou de admirar as sonoridades feitas na década de 80 deve conferir sem demora este Grand Lux! A banda vem da distante Noruega, começou suas atividades em 1999 e estreou com "Iron Will" em 2005. Este primeiro registro permitiu que o Grand Lux assinasse com o selo sueco Ulterium Records, que está liberando agora seu mais novo álbum, "Carved In Stone", com 10 canções que seguem de "A a Z" a cartilha do mais puro Heavy Metal, direto da fonte dos clássicos.

Apesar de possuírem muitas influências para serem dispostas em uma ordem lógica, os quatro pilares que sustentam a proposta do conjunto são Dio, Ozzy, Judas Priest e Kiss. Simples assim, mas conforme o disquinho vai rolando, temos que dar o braço a torcer, pois a coisa toda é empolgante. Os responsáveis diretos pelo resultado final tão bacana de "Carved In Stone" são o vocalista Phil Goode, que possui uma bonita voz – uma mistura de Rob Halford com Michael Sweet – em uma atuação bastante versátil, e, principalmente, os guitarristas B.D. Hughes e Kirk Evin. Esta dupla se sobressai nas bases e, mais ainda, nos ótimos solos (convenhamos, atualmente os duetos de solos de guitarras estão em franco declínio...).
Como não poderia deixar de ser, as composições são bem diversificadas e com belos refrões, merecendo destaque "1000 Paper Cranes", que abre o CD com toda a força do bom e velho Judas, inclusive nas vozes. A provável unanimidade fica por conta da agressiva "Escaping The Clouds", com um solo matador; também "Fallen Angel", de flertes bem sacados com o blues e "Like Hail From Blue Sky", onde as guitarras mostram muito de sua força. Finalizando, há como bônus um vídeo para "Escaping The Clouds".
O Grand Lux traz uma excelente produção, bem límpida, mas com os instrumentos soando pesadíssimos. Com certeza merece nota zero pela originalidade, mas os noruegueses ainda assim se saem muito bem. Se você detesta o complicado cenário metálico atual e fica relembrando os "bons e velhos tempos" ao escutar aquelas relíquias em vinil, procure conhecer "Carved In Stone". Será uma volta no tempo!
Formação:
Phil Goode - Voz
B.D. Hughes - Guitarra
Kirk Evin - Guitarra
Zack Rament - Baixo
Ran-Dee - Bateria
Grand Lux - Carved In Stone
(2007 / Ulterium Records - importado)
01. 1000 Paper Cranes
02. Fallen Angel
03. Escaping The Clouds
04. Eye Of The Storm
05. Through Dirt
06. Like Hail From Blue Sky
07. Love Reflection
08. Never Fall
09. Eternity In Fire
10. Rainbow’s End
11. Escaping The Clouds (vídeo bônus)
Homepage: www.grandlux.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Quando ninguém conhecia o Ghost, James Hetfield os viu só de cuecas
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
Mustaine, do Megadeth, "perdeu a credibilidade" e voltou a se drogar por conta de "Risk"
O primeiro disco de rock progressivo da história, segundo Regis Tadeu
"Quando ele cuspiu em mim, bati na cara dele", contou Ney Matogrosso sobre briga com Cazuza

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



