Grand Lux: sem originalidade mas ainda bom
Resenha - Carved In Stone - Grand Lux
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de julho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O leitor que nunca deixou de admirar as sonoridades feitas na década de 80 deve conferir sem demora este Grand Lux! A banda vem da distante Noruega, começou suas atividades em 1999 e estreou com "Iron Will" em 2005. Este primeiro registro permitiu que o Grand Lux assinasse com o selo sueco Ulterium Records, que está liberando agora seu mais novo álbum, "Carved In Stone", com 10 canções que seguem de "A a Z" a cartilha do mais puro Heavy Metal, direto da fonte dos clássicos.

Apesar de possuírem muitas influências para serem dispostas em uma ordem lógica, os quatro pilares que sustentam a proposta do conjunto são Dio, Ozzy, Judas Priest e Kiss. Simples assim, mas conforme o disquinho vai rolando, temos que dar o braço a torcer, pois a coisa toda é empolgante. Os responsáveis diretos pelo resultado final tão bacana de "Carved In Stone" são o vocalista Phil Goode, que possui uma bonita voz – uma mistura de Rob Halford com Michael Sweet – em uma atuação bastante versátil, e, principalmente, os guitarristas B.D. Hughes e Kirk Evin. Esta dupla se sobressai nas bases e, mais ainda, nos ótimos solos (convenhamos, atualmente os duetos de solos de guitarras estão em franco declínio...).
Como não poderia deixar de ser, as composições são bem diversificadas e com belos refrões, merecendo destaque "1000 Paper Cranes", que abre o CD com toda a força do bom e velho Judas, inclusive nas vozes. A provável unanimidade fica por conta da agressiva "Escaping The Clouds", com um solo matador; também "Fallen Angel", de flertes bem sacados com o blues e "Like Hail From Blue Sky", onde as guitarras mostram muito de sua força. Finalizando, há como bônus um vídeo para "Escaping The Clouds".
O Grand Lux traz uma excelente produção, bem límpida, mas com os instrumentos soando pesadíssimos. Com certeza merece nota zero pela originalidade, mas os noruegueses ainda assim se saem muito bem. Se você detesta o complicado cenário metálico atual e fica relembrando os "bons e velhos tempos" ao escutar aquelas relíquias em vinil, procure conhecer "Carved In Stone". Será uma volta no tempo!
Formação:
Phil Goode - Voz
B.D. Hughes - Guitarra
Kirk Evin - Guitarra
Zack Rament - Baixo
Ran-Dee - Bateria
Grand Lux - Carved In Stone
(2007 / Ulterium Records - importado)
01. 1000 Paper Cranes
02. Fallen Angel
03. Escaping The Clouds
04. Eye Of The Storm
05. Through Dirt
06. Like Hail From Blue Sky
07. Love Reflection
08. Never Fall
09. Eternity In Fire
10. Rainbow’s End
11. Escaping The Clouds (vídeo bônus)
Homepage: www.grandlux.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Lista: as dez melhores músicas para se ouvir na estrada
Telefone Sem Fio: Quatro histórias que separam o Deep Purple de Milionário & José Rico
Cinco coisas sobre o Ghost que você precisa saber antes dos shows da banda em São Paulo


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



