Grand Lux: sem originalidade mas ainda bom
Resenha - Carved In Stone - Grand Lux
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de julho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O leitor que nunca deixou de admirar as sonoridades feitas na década de 80 deve conferir sem demora este Grand Lux! A banda vem da distante Noruega, começou suas atividades em 1999 e estreou com "Iron Will" em 2005. Este primeiro registro permitiu que o Grand Lux assinasse com o selo sueco Ulterium Records, que está liberando agora seu mais novo álbum, "Carved In Stone", com 10 canções que seguem de "A a Z" a cartilha do mais puro Heavy Metal, direto da fonte dos clássicos.

Apesar de possuírem muitas influências para serem dispostas em uma ordem lógica, os quatro pilares que sustentam a proposta do conjunto são Dio, Ozzy, Judas Priest e Kiss. Simples assim, mas conforme o disquinho vai rolando, temos que dar o braço a torcer, pois a coisa toda é empolgante. Os responsáveis diretos pelo resultado final tão bacana de "Carved In Stone" são o vocalista Phil Goode, que possui uma bonita voz – uma mistura de Rob Halford com Michael Sweet – em uma atuação bastante versátil, e, principalmente, os guitarristas B.D. Hughes e Kirk Evin. Esta dupla se sobressai nas bases e, mais ainda, nos ótimos solos (convenhamos, atualmente os duetos de solos de guitarras estão em franco declínio...).
Como não poderia deixar de ser, as composições são bem diversificadas e com belos refrões, merecendo destaque "1000 Paper Cranes", que abre o CD com toda a força do bom e velho Judas, inclusive nas vozes. A provável unanimidade fica por conta da agressiva "Escaping The Clouds", com um solo matador; também "Fallen Angel", de flertes bem sacados com o blues e "Like Hail From Blue Sky", onde as guitarras mostram muito de sua força. Finalizando, há como bônus um vídeo para "Escaping The Clouds".
O Grand Lux traz uma excelente produção, bem límpida, mas com os instrumentos soando pesadíssimos. Com certeza merece nota zero pela originalidade, mas os noruegueses ainda assim se saem muito bem. Se você detesta o complicado cenário metálico atual e fica relembrando os "bons e velhos tempos" ao escutar aquelas relíquias em vinil, procure conhecer "Carved In Stone". Será uma volta no tempo!
Formação:
Phil Goode - Voz
B.D. Hughes - Guitarra
Kirk Evin - Guitarra
Zack Rament - Baixo
Ran-Dee - Bateria
Grand Lux - Carved In Stone
(2007 / Ulterium Records - importado)
01. 1000 Paper Cranes
02. Fallen Angel
03. Escaping The Clouds
04. Eye Of The Storm
05. Through Dirt
06. Like Hail From Blue Sky
07. Love Reflection
08. Never Fall
09. Eternity In Fire
10. Rainbow’s End
11. Escaping The Clouds (vídeo bônus)
Homepage: www.grandlux.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
A épica canção do Queen que Brian May lamenta ter sido ofuscada por "Bohemian Rhapsody"
Após revelar valor de suas guitarras, Kiko Loureiro dá dica bizarra: "Não pode ter frescura"
Derek Riggs: "Eddie vende mais do que Mickey Mouse"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



