Anathema: dificuldade a quem quer definí-lo
Resenha - Anathema - A Moment In Time (DVD+CD)
Por Maurício Dehò
Postado em 02 de junho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma verdadeira viagem. Essa é a melhor definição para este DVD do Anathema, lançado em 2006 (no Brasil via Hellion), e chamado "A Moment in Time". O lançamento traz um registro ao vivo (em vídeo e também em CD) da apresentação que os ingleses fizeram no festival Metal Mania, na Polônia, tocando aquele som que do doom dos primórdios, no início dos anos 90, mudou principalmente depois do "Eternity" e ainda traz muita dificuldade a quem quer definí-lo. Talvez um rock atmosférico, voltado ao progressivo... Mas são só teorias, o melhor é ouvir e aproveitar.
Mais estranho ainda é entender como o Anathema ainda junta um monte de cabeludos de camiseta preta aos seus shows, como se vê aqui, mesmo com tantas mudanças de sonoridade e um distanciamento grande do que faziam antes. Na verdade, isso prova a beleza do som deste grupo, enriquecida neste show pela presença de um quarteto de cordas, o "Bacchus String Quartet".
E é esta mini-orquestra que dá início à apresentação do sexteto (contando a participação da cantora Lee, que faz parte do line-up), com a emocionante "Shroud of False". A banda só entra em seu finzinho. A produção de palco não é das mais complexas, mas dois telões e uma iluminação muito bem feita combinam muito bem com o som e o astral dos músicos. A primeira faixa já logo emenda (e acelera) em "Fragile Dreams", seqüência igual à do álbum "Alternative 4", com momentos mais pesados, levando o público ao delírio. A participação da orquestra é sutil, tendo um papel mais de criar um clima do que de mudar efetivamente as composições.
É hora então de apresentar os sons mais novos, do "A Natural Disaster", de 2004, também muito boas e bem acolhidas pelos poloneses. "Balance" vem levada pela linha de bateria de John Douglas, com sua "estátua" de um cão boxer lhe observando durante os pouco mais de 65 minutos do show. E se a viagem já é grande, espere por "Closer", com um climão feito pelo guitarrista e vocalista Vincent Cavanagh em seu vocoder e dando uma ajuda no teclado, comandado por Les Smith. Vinny é um destaque disparado (vale citar que ele já saiu da banda e voltou para o "A Natural Disaster"), cantando mais do que com técnica, já que até umas pequenas desafinadas são notadas, com uma emoção ímpar. Além disso, tem uma presença de palco que passa muita energia, ao lado dos mais quietos Daniel Cavanagh, seu irmão, (guitarra), e o primo Jamie (baixo). A faixa acaba mais apocalíptica, com muitos efeitos de guitarra feitos nos pedais do vocalista.
A velocidade dá uma diminuída nos violões de "Lost Control", mas sobe em "Empty", uma das melhores. E como a coisa é bem em família, vem a hora da irmã do batera, John, dar as caras. Com sua voz suave e um tanto hipnótica, Lee Douglas sobe ao palco para "A Natural Disaster" e deixa os (tele)espectadores boquiabertos.
O show volta a ganhar uma intensidade maior em "Judgement", do álbum de mesmo nome, e Panic, de "A Fine Day to Exit". E por falar nos discos, o show aborda quase em sua totalidade o "Alternative 4" (cinco faixas das 14) e "A Natural Disaster" (quatro) e deixa a desejar um pouco na variação do set list, mas nada que interrompa a tal viagem.
Já chegando ao fim, Danny rege a orquestra para a balada "Flying", guiada pelos violões e pelo jogo de vozes entre ele e Vinny e seguida pelos duetos de guitarra na mais antiga "Angelica", do "Eternity". Para fechar o show, nada melhor que uma das influências que mais marca os ingleses, numa versão interessante de "Comfortably Numb", do Pink Floyd. Para repetir a dose, é só botar para rolar o CD bônus, com a íntegra da apresenteação.
E para quem ainda quer um pouco mais, ainda no DVD há quatro faixas bônus, de outra apresentação ao vivo, com "Sleepless", "A Dying Wish", o cover do Fleetwood Mac em "Albatross" e outra versão de "Fragile Dreams", trazendo finalmente o espectador de volta à sua poltrona. Há ainda uma entrevista com Danny e Les, porém sem quaisquer legendas...
Mesmo assim, "A Moment In Time" é um grande registro para quem curte esta fase mais "progressiva e atmosférica" do Anathema, mostrando que o sexteto manda muito bem ao vivo e, como já foi dito, levando mais emoção ao público do que uma técnica apurada, começando pela simples mas bela arte gráfica. Vale lembrar também que o DVD, além de ser aperitivo para o próximo CD de inéditas, "Everything", é uma ótima opção para paulistanos e demais brasileiros que não puderam acompanhar a passagem dos ingleses em 2006. Seja por problemas em outros locais ou o cancelamento em São Paulo, devido a uma desrespeitosa (com os fãs) interdição da Ledslay, que abrigaria a apresentação, bem na hora do show. Quem quiser, faça sua viagem!
Formação:
Vincent Cavanagh - vocal e guitarra
Daniel Cavanagh - guitarra e vocal
Jamie Cavanagh - Baixo
Les Smith - teclado
John Douglas - bateria
Lee Douglas - Vocal
Track List:
01. Shroud of False
02. Fragile Dreams
03. Balance
04. Closer
05. Lost Control
06. Empty
07. Natural Disaster
08. Inner Silence
09. One Last Goodbye
10. Judgement
11. Panic
12. Flying
13. Angelica
14. Comfortably Numb
Bônus:
01. Sleepless
02. A Dying Wish
03. Albatross (do Fleetwood Mac)
04. Fragile Dreams
+ Entrevista
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
O triste destino da primeira guitarra de Kiki Wong, do Smashing Pumpkins
Como briga por nome Legião Urbana faz jovens se desinteressarem cada vez mais pela banda
Como gravação de clipe no Egito fez Dave Lombardo desistir do Slayer
Porque Freddie Mercury, vocalista do Queen, teve seus bens queimados após morrer


"Música emocional": por que essa definição resume o Anathema, segundo VincentCavanagh
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



