Resenha - Mogwai - Come On Die Young
Por Álvaro
Postado em 24 de maio de 2007
O Mogwai encaixa-se no que a mídia musical achou conveniente rotular de "post-rock": elementos do rock progressivo, new wave, indie, rock alternativo, entre outros, aliados a uma sonoridade ao mesmo tempo pop/minimalista/experimental. Bandas pioneiros do estilo como Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Slint e Tortoise destacam-se em meio a uma leva de bandas que vêm surgindo desde meados da década de 90.

Quanto a esse disco, a primeira coisa que logo chama a atenção é sua capa, um tanto quanto sinistra e bastante original. Seu ar fantasmagórico transmite perfeitamente o clima que domina todo o álbum. A primeira faixa é uma canção que possui um sample da voz de Iggy Pop filosofando a respeito do que seria, para ele, o "punk rock", tendo como acompanhamento uma guitarra extremamente melancólica, criando um clima "noir" e assustador. Uma introdução absolutamente envolvente, misteriosa e intrigante! "Cody" surge então com vocais tristíssimos e lúgubres, apresentando muitas guitarras "arrastadas" e clima ainda mais obscuro. Ao final de "Cody" é executado um solo de guitarra slide belíssimo, que lembra bastanta os solos de David Gilmour do Pink Floyd - não pela técnica, mas pela sutilieza.
Seguem-se dez canções totalmente instrumentais, com títulos esquisitos, recheadas de efeitos, diálogos, ruídos, microfonias. "Come On Die Young" é difícil de ser rotulado, assim como o Mogwai. É um disco instrumental, mas não é tocado por músicos extremamente virtuosos, como é de praxe em álbuns desse tipo; os músicos substituem o virtuosismo por um apurado senso estético e sensibilidade melódica. Quando uma canção instrumental é tocada assim, com vida, pode chegar a ser mais profunda do que qualquer letra cantada - vide o jazz ou a música clássica.
Em "Come On Die Young" o Mogwai conseguiu, com primor, criar uma atmosfera densa, misteriosa, introspectiva; mais parece a trilha sonora de um thriller assustador ou de um pesadelo. É o tipo de música ideal para se ouvir sozinho, de preferênica com fones de ouvido. Certamente não é um disco indicado para animar festas.
"Come On Die Young" é o terceiro álbum de estúdio da banda, aclamado pela mídia alternativa. A música "Christmas Steps" chegou a concorrer, pelo Mercury Music Prize, como melhor canção de 1999. A banda lançou desde então mais 3 álbuns, o útlimo, "Mr.Beast", em 2006, sempre focada em sua própria sonoridade e alheia ao mercado fonográfico, mas com uma crescente popularidade.
Se você não conhece o Mogwai, sugiro que ouça "Come On Die Young" ou "Young Team", os mais ousados e originais álbuns do grupo.
Grupo: Mogwai
Álbum: Come On Die Young
País: Escócia
Ano: 1999
Faixas:
01. Punk Rock:
02. Cody
03. Helps Both Ways
04. Year 2000 Non-Compliant Cardia
05. Kappa
06. Waltz For Aidan
07. May Nothing But Happiness Come Through Your Door
08. Oh! How The Dogs Stack Up
09 9. Ex-Cowboy
10. Chocky
11. Christmas Steps
12. Punk Rock/Puff Daddy/Antichrist
Integrantes:
Stuart Braithwaite - vocal e guitarra
Dominic Aitchison - guitarra e baixo
Martin Bulloch - bateria
John Cummings - guitarra
Barry Burns - multi-instrumentista
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
Aos 83 anos de idade, Mick Jagger detalha rotina de exercícios
Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
O hit do Ultraje a Rigor que fez banda perder contrato por letra falar mal da gravadora
O nojento episódio na MTV que fez João Gordo decidir nunca mais comer carne
Capas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da história

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



