Resenha - Mogwai - Come On Die Young

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Álvaro
Enviar correções  |  Ver Acessos


O Mogwai encaixa-se no que a mídia musical achou conveniente rotular de "post-rock": elementos do rock progressivo, new wave, indie, rock alternativo, entre outros, aliados a uma sonoridade ao mesmo tempo pop/minimalista/experimental. Bandas pioneiros do estilo como Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Slint e Tortoise destacam-se em meio a uma leva de bandas que vêm surgindo desde meados da década de 90.

Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosR.E.M.: banda é dona da faixa que mais faz o homem chorar

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quanto a esse disco, a primeira coisa que logo chama a atenção é sua capa, um tanto quanto sinistra e bastante original. Seu ar fantasmagórico transmite perfeitamente o clima que domina todo o álbum. A primeira faixa é uma canção que possui um sample da voz de Iggy Pop filosofando a respeito do que seria, para ele, o "punk rock", tendo como acompanhamento uma guitarra extremamente melancólica, criando um clima "noir" e assustador. Uma introdução absolutamente envolvente, misteriosa e intrigante! "Cody" surge então com vocais tristíssimos e lúgubres, apresentando muitas guitarras "arrastadas" e clima ainda mais obscuro. Ao final de "Cody" é executado um solo de guitarra slide belíssimo, que lembra bastanta os solos de David Gilmour do Pink Floyd - não pela técnica, mas pela sutilieza.

Seguem-se dez canções totalmente instrumentais, com títulos esquisitos, recheadas de efeitos, diálogos, ruídos, microfonias. "Come On Die Young" é difícil de ser rotulado, assim como o Mogwai. É um disco instrumental, mas não é tocado por músicos extremamente virtuosos, como é de praxe em álbuns desse tipo; os músicos substituem o virtuosismo por um apurado senso estético e sensibilidade melódica. Quando uma canção instrumental é tocada assim, com vida, pode chegar a ser mais profunda do que qualquer letra cantada - vide o jazz ou a música clássica.

Em "Come On Die Young" o Mogwai conseguiu, com primor, criar uma atmosfera densa, misteriosa, introspectiva; mais parece a trilha sonora de um thriller assustador ou de um pesadelo. É o tipo de música ideal para se ouvir sozinho, de preferênica com fones de ouvido. Certamente não é um disco indicado para animar festas.

"Come On Die Young" é o terceiro álbum de estúdio da banda, aclamado pela mídia alternativa. A música "Christmas Steps" chegou a concorrer, pelo Mercury Music Prize, como melhor canção de 1999. A banda lançou desde então mais 3 álbuns, o útlimo, "Mr.Beast", em 2006, sempre focada em sua própria sonoridade e alheia ao mercado fonográfico, mas com uma crescente popularidade.

Se você não conhece o Mogwai, sugiro que ouça "Come On Die Young" ou "Young Team", os mais ousados e originais álbuns do grupo.

Grupo: Mogwai
Álbum: Come On Die Young
País: Escócia
Ano: 1999
Faixas:

01. Punk Rock:
02. Cody
03. Helps Both Ways
04. Year 2000 Non-Compliant Cardia
05. Kappa
06. Waltz For Aidan
07. May Nothing But Happiness Come Through Your Door
08. Oh! How The Dogs Stack Up
09 9. Ex-Cowboy
10. Chocky
11. Christmas Steps
12. Punk Rock/Puff Daddy/Antichrist

Integrantes:

Stuart Braithwaite - vocal e guitarra
Dominic Aitchison - guitarra e baixo
Martin Bulloch - bateria
John Cummings - guitarra
Barry Burns - multi-instrumentista




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Mogwai"


Metallica: Alvo de críticas pesadas da banda MogwaiMetallica
Alvo de críticas pesadas da banda Mogwai


Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosOops!
10 erros eternizados em gravações de clássicos

R.E.M.: banda é dona da faixa que mais faz o homem chorarR.E.M.
Banda é dona da faixa que mais faz o homem chorar


Sobre Álvaro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336