Resenha - Mogwai - Come On Die Young
Por Álvaro
Postado em 24 de maio de 2007
O Mogwai encaixa-se no que a mídia musical achou conveniente rotular de "post-rock": elementos do rock progressivo, new wave, indie, rock alternativo, entre outros, aliados a uma sonoridade ao mesmo tempo pop/minimalista/experimental. Bandas pioneiros do estilo como Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Slint e Tortoise destacam-se em meio a uma leva de bandas que vêm surgindo desde meados da década de 90.

Quanto a esse disco, a primeira coisa que logo chama a atenção é sua capa, um tanto quanto sinistra e bastante original. Seu ar fantasmagórico transmite perfeitamente o clima que domina todo o álbum. A primeira faixa é uma canção que possui um sample da voz de Iggy Pop filosofando a respeito do que seria, para ele, o "punk rock", tendo como acompanhamento uma guitarra extremamente melancólica, criando um clima "noir" e assustador. Uma introdução absolutamente envolvente, misteriosa e intrigante! "Cody" surge então com vocais tristíssimos e lúgubres, apresentando muitas guitarras "arrastadas" e clima ainda mais obscuro. Ao final de "Cody" é executado um solo de guitarra slide belíssimo, que lembra bastanta os solos de David Gilmour do Pink Floyd - não pela técnica, mas pela sutilieza.
Seguem-se dez canções totalmente instrumentais, com títulos esquisitos, recheadas de efeitos, diálogos, ruídos, microfonias. "Come On Die Young" é difícil de ser rotulado, assim como o Mogwai. É um disco instrumental, mas não é tocado por músicos extremamente virtuosos, como é de praxe em álbuns desse tipo; os músicos substituem o virtuosismo por um apurado senso estético e sensibilidade melódica. Quando uma canção instrumental é tocada assim, com vida, pode chegar a ser mais profunda do que qualquer letra cantada - vide o jazz ou a música clássica.
Em "Come On Die Young" o Mogwai conseguiu, com primor, criar uma atmosfera densa, misteriosa, introspectiva; mais parece a trilha sonora de um thriller assustador ou de um pesadelo. É o tipo de música ideal para se ouvir sozinho, de preferênica com fones de ouvido. Certamente não é um disco indicado para animar festas.
"Come On Die Young" é o terceiro álbum de estúdio da banda, aclamado pela mídia alternativa. A música "Christmas Steps" chegou a concorrer, pelo Mercury Music Prize, como melhor canção de 1999. A banda lançou desde então mais 3 álbuns, o útlimo, "Mr.Beast", em 2006, sempre focada em sua própria sonoridade e alheia ao mercado fonográfico, mas com uma crescente popularidade.
Se você não conhece o Mogwai, sugiro que ouça "Come On Die Young" ou "Young Team", os mais ousados e originais álbuns do grupo.
Grupo: Mogwai
Álbum: Come On Die Young
País: Escócia
Ano: 1999
Faixas:
01. Punk Rock:
02. Cody
03. Helps Both Ways
04. Year 2000 Non-Compliant Cardia
05. Kappa
06. Waltz For Aidan
07. May Nothing But Happiness Come Through Your Door
08. Oh! How The Dogs Stack Up
09 9. Ex-Cowboy
10. Chocky
11. Christmas Steps
12. Punk Rock/Puff Daddy/Antichrist
Integrantes:
Stuart Braithwaite - vocal e guitarra
Dominic Aitchison - guitarra e baixo
Martin Bulloch - bateria
John Cummings - guitarra
Barry Burns - multi-instrumentista
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


