Resenha - Mogwai - Come On Die Young
Por Álvaro
Postado em 24 de maio de 2007
O Mogwai encaixa-se no que a mídia musical achou conveniente rotular de "post-rock": elementos do rock progressivo, new wave, indie, rock alternativo, entre outros, aliados a uma sonoridade ao mesmo tempo pop/minimalista/experimental. Bandas pioneiros do estilo como Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Slint e Tortoise destacam-se em meio a uma leva de bandas que vêm surgindo desde meados da década de 90.

Quanto a esse disco, a primeira coisa que logo chama a atenção é sua capa, um tanto quanto sinistra e bastante original. Seu ar fantasmagórico transmite perfeitamente o clima que domina todo o álbum. A primeira faixa é uma canção que possui um sample da voz de Iggy Pop filosofando a respeito do que seria, para ele, o "punk rock", tendo como acompanhamento uma guitarra extremamente melancólica, criando um clima "noir" e assustador. Uma introdução absolutamente envolvente, misteriosa e intrigante! "Cody" surge então com vocais tristíssimos e lúgubres, apresentando muitas guitarras "arrastadas" e clima ainda mais obscuro. Ao final de "Cody" é executado um solo de guitarra slide belíssimo, que lembra bastanta os solos de David Gilmour do Pink Floyd - não pela técnica, mas pela sutilieza.
Seguem-se dez canções totalmente instrumentais, com títulos esquisitos, recheadas de efeitos, diálogos, ruídos, microfonias. "Come On Die Young" é difícil de ser rotulado, assim como o Mogwai. É um disco instrumental, mas não é tocado por músicos extremamente virtuosos, como é de praxe em álbuns desse tipo; os músicos substituem o virtuosismo por um apurado senso estético e sensibilidade melódica. Quando uma canção instrumental é tocada assim, com vida, pode chegar a ser mais profunda do que qualquer letra cantada - vide o jazz ou a música clássica.
Em "Come On Die Young" o Mogwai conseguiu, com primor, criar uma atmosfera densa, misteriosa, introspectiva; mais parece a trilha sonora de um thriller assustador ou de um pesadelo. É o tipo de música ideal para se ouvir sozinho, de preferênica com fones de ouvido. Certamente não é um disco indicado para animar festas.
"Come On Die Young" é o terceiro álbum de estúdio da banda, aclamado pela mídia alternativa. A música "Christmas Steps" chegou a concorrer, pelo Mercury Music Prize, como melhor canção de 1999. A banda lançou desde então mais 3 álbuns, o útlimo, "Mr.Beast", em 2006, sempre focada em sua própria sonoridade e alheia ao mercado fonográfico, mas com uma crescente popularidade.
Se você não conhece o Mogwai, sugiro que ouça "Come On Die Young" ou "Young Team", os mais ousados e originais álbuns do grupo.
Grupo: Mogwai
Álbum: Come On Die Young
País: Escócia
Ano: 1999
Faixas:
01. Punk Rock:
02. Cody
03. Helps Both Ways
04. Year 2000 Non-Compliant Cardia
05. Kappa
06. Waltz For Aidan
07. May Nothing But Happiness Come Through Your Door
08. Oh! How The Dogs Stack Up
09 9. Ex-Cowboy
10. Chocky
11. Christmas Steps
12. Punk Rock/Puff Daddy/Antichrist
Integrantes:
Stuart Braithwaite - vocal e guitarra
Dominic Aitchison - guitarra e baixo
Martin Bulloch - bateria
John Cummings - guitarra
Barry Burns - multi-instrumentista
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
A banda liderada por uma mulher que Neil Young considera uma das maiores da história
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
Revista coloca disco do Sleep Token como um dos piores de 2025: "entediante e desagradável"
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
No AC/DC todos recebiam instruções do que devia fazer, ninguém criava nada
Quem são os "sultões do swing" que dão nome ao maior clássico do Dire Straits?
A curiosa forma como o pré-adolescente Cazuza ajudou carreira dos Mutantes nos anos 1970


Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



