Resenha - Mogwai - Come On Die Young
Por Álvaro
Postado em 24 de maio de 2007
O Mogwai encaixa-se no que a mídia musical achou conveniente rotular de "post-rock": elementos do rock progressivo, new wave, indie, rock alternativo, entre outros, aliados a uma sonoridade ao mesmo tempo pop/minimalista/experimental. Bandas pioneiros do estilo como Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Slint e Tortoise destacam-se em meio a uma leva de bandas que vêm surgindo desde meados da década de 90.

Quanto a esse disco, a primeira coisa que logo chama a atenção é sua capa, um tanto quanto sinistra e bastante original. Seu ar fantasmagórico transmite perfeitamente o clima que domina todo o álbum. A primeira faixa é uma canção que possui um sample da voz de Iggy Pop filosofando a respeito do que seria, para ele, o "punk rock", tendo como acompanhamento uma guitarra extremamente melancólica, criando um clima "noir" e assustador. Uma introdução absolutamente envolvente, misteriosa e intrigante! "Cody" surge então com vocais tristíssimos e lúgubres, apresentando muitas guitarras "arrastadas" e clima ainda mais obscuro. Ao final de "Cody" é executado um solo de guitarra slide belíssimo, que lembra bastanta os solos de David Gilmour do Pink Floyd - não pela técnica, mas pela sutilieza.
Seguem-se dez canções totalmente instrumentais, com títulos esquisitos, recheadas de efeitos, diálogos, ruídos, microfonias. "Come On Die Young" é difícil de ser rotulado, assim como o Mogwai. É um disco instrumental, mas não é tocado por músicos extremamente virtuosos, como é de praxe em álbuns desse tipo; os músicos substituem o virtuosismo por um apurado senso estético e sensibilidade melódica. Quando uma canção instrumental é tocada assim, com vida, pode chegar a ser mais profunda do que qualquer letra cantada - vide o jazz ou a música clássica.
Em "Come On Die Young" o Mogwai conseguiu, com primor, criar uma atmosfera densa, misteriosa, introspectiva; mais parece a trilha sonora de um thriller assustador ou de um pesadelo. É o tipo de música ideal para se ouvir sozinho, de preferênica com fones de ouvido. Certamente não é um disco indicado para animar festas.
"Come On Die Young" é o terceiro álbum de estúdio da banda, aclamado pela mídia alternativa. A música "Christmas Steps" chegou a concorrer, pelo Mercury Music Prize, como melhor canção de 1999. A banda lançou desde então mais 3 álbuns, o útlimo, "Mr.Beast", em 2006, sempre focada em sua própria sonoridade e alheia ao mercado fonográfico, mas com uma crescente popularidade.
Se você não conhece o Mogwai, sugiro que ouça "Come On Die Young" ou "Young Team", os mais ousados e originais álbuns do grupo.
Grupo: Mogwai
Álbum: Come On Die Young
País: Escócia
Ano: 1999
Faixas:
01. Punk Rock:
02. Cody
03. Helps Both Ways
04. Year 2000 Non-Compliant Cardia
05. Kappa
06. Waltz For Aidan
07. May Nothing But Happiness Come Through Your Door
08. Oh! How The Dogs Stack Up
09 9. Ex-Cowboy
10. Chocky
11. Christmas Steps
12. Punk Rock/Puff Daddy/Antichrist
Integrantes:
Stuart Braithwaite - vocal e guitarra
Dominic Aitchison - guitarra e baixo
Martin Bulloch - bateria
John Cummings - guitarra
Barry Burns - multi-instrumentista
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


