Green Carnation: arranjos ricos e feeling de sobra
Resenha - Acoustic Verses - Green Carnation
Por Glauco Silva
Postado em 13 de abril de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eu já tinha ouvido falar muito dessa banda, e a expectativa era grande pois o fundador e líder, o guitarrista Tchort, havia gravado baixo no essencial "Anthems To The Welkin At Dusk" do Emperor. Quando vi que era um CD inteiro acústico, bateu aquele desânimo inicial – putz, lá vem violãozinho água-com-açúcar... e que doce decepção eu tive!

Esse CD é qualquer coisa de fenomenal... musicalidade latente em cada segundo, performances pra lá de inspiradas na voz de Kjetil Nordhus (que, pasmem, às vezes chega a lembrar entonações do Bono Vox), arranjos ricos e criativos, sem ficar numa exibição inútil de técnica – muito pelo contrário, o que sobra aqui é feeling.
E é engraçado notar que o interesse por músicas mais voltadas ao folk cresce e se enraiza cada vez mais entre os músicos advindos da cena Black Metal. Talvez seja uma evolução do instrumentista ou influência do clima local, mas é fato que essa saudável – embora nada pesada – tendência aumenta a cada dia.
As oito viagens (afinal, como definir uma divagação como "In the eye of elephant / Nothing's too big and nothing / Proves you wrong"?!?) desse álbum, por incrível que pareça, são distintas, sem ficar na repetição... vai desde a emoção da faixa de abertura, passando pelos arranjos brilhantes do semi-épico "9-29-045" (dividido em 3 partes), a enorme melancolia de "The Burden Is Mine... Alone" e o poema "Alone", do grande mestre Edgar Allan Poe, musicado de forma brilhante.
Agora, a cereja do bolo é mesmo a última faixa, um bônus inserido pela Hellion (não presente na maioria das versões do exterior): a excepcional "Six Ribbons". A letra é linda, a interpretação magistral, e acima de tudo, fecha esse excelente ábum com a melodia mais medieval que já escutei até hoje.
Uma surpresa agradabilíssima. Dê um descanso aos seus ouvidos e corra atrás deste lançamento o quanto antes... quem sabe, é capaz até de seus pais e amigos, que tanto criticam a 'barulheira' do Metal, passarem a respeitar o estilo que tanto amamos.
Tempo total - 43:29. Faixas
1. Sweet Leaf (4:38)
2. The Burden Is Mine... Alone (3:15)
3. Maybe? (5:02)
4. Alone (3:44)
5. 9-29-045 (15:29)
6. Childs Play part III (3:32
7. High Tide Waves (7:49)
8. Six Ribbons
Lançamento nacional: Hellion Rec.
Outras resenhas de Acoustic Verses - Green Carnation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Dark Dimensions Festival anuncia primeiras bandas
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
Bruce Dickinson alertou quem não gostava de metal para não morrer vendo Iron Maiden na TV
Aerosmith realiza primeiro dos dois shows comemorativos; veja setlist e convidados
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Os dois guitarristas que Kerry King nunca conheceu após décadas no Slayer
Rick Rubin achou que faltava Satanás no Slayer e pediu que a banda voltasse às raízes
O que Nicko McBrain pensava ao ver Bruce Dickinson no palco antes da saída
O clássico dos anos 2000 que surgiu após vocalista ser chifrado pela namorada
Kiko Loureiro revela a brutal diferença que havia entre Andre Matos e Bruce Dickinson
O lendário guitarrista que criou mais riffs do que qualquer outro, segundo Gene Simmons

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



