Cruachan: elementos celtas no Heavy Metal
Resenha - Morrigan's Call - Cruachan
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 16 de março de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O irlandês Cruachan passou os últimos anos sendo flagelado por constantes problemas com gravadoras, e enfim a situação do conjunto parece ter encontrado a paz ao assinarem com a AFM Records, o que permitirá uma melhor distribuição de seus discos e, principalmente, o ambiente para se compor com a devida e fundamental tranqüilidade.

O conjunto se tornou famoso por sua acentuada disposição em adicionar elementos de música celta em seu Heavy Metal, com letras que geralmente abordam fatos históricos. "The Morrigan's Call" é seu quinto registro e parece não ter sido influenciado negativamente pela já citada fase problemática. Sua linha musical segue o espírito básico e exótico de "Pagan" (04), com muita emoção em tambores, flautas, bandolins, banjos, violinos, entre vários outros instrumentos, mesclados às sonoridades agressivas ou melódicas, típicas do Heavy Metal.
A atuação de Karen Gilligan e sua forma de cantar, tão simples e repleta de sentimento, sempre foi outra das características marcantes da banda, o que naturalmente contrasta fortemente com as linhas mais extremas de John Ryan. Esta fórmula é adotada em várias canções, merecendo destaque a abertura "Shelob", com arranjos típicos do Black Metal, e ainda na épica "The Brown Bull Of Cooley".
Há momentos de tragédia real na histórica "The Great Hunger", com belíssimos violinos, sendo um dos grandes destaques do disco, onde novamente a cantora Karen mostra como seu papel é importante no Cruachan. E é claro que, ao adotar esta proposta, muitas vezes o grupo acabe por gerar sonoridades bem alegres e até mesmo dançantes, como no caso na bonita "The Old Woman In The Woods".
O álbum traz alguns aspectos curiosos em seu versátil repertório, como "Teir Abhail Ru", cantada em gaélico; "CuChulainn", que já havia aparecido originalmente no debut "Na Gael Tuatha" (95); e ainda um cover para "Wild Rover", tradicional canção irlandesa que, em função de sua nova roupagem metálica, acabou por ser rebatizada como "The Very Wild Rover" (é mole?).
Muitos dos amantes do estilo têm nestes irlandeses a mais alta conta, considerando-os um dos melhores grupos de seu país. "The Morrigan's Call" garante uma agradável audição e merece ser conferido até mesmo pelos que tem alguma resistência ao chamado Folk Metal, pois há boas chances de sua música aplacar parte da melancolia de um dia difícil, algo cada vez mais freqüente atualmente.
De graça: aos que apreciam detalhes, vale lembrar que a denominação Cruachan é histórica, sendo o nome da capital de um antigo reino irlandês chamado Connacht.
Formação:
Keith Fay - Voz, Guitarras, Bodhran, Mandolin, Bouzouki, Banjo, Percussão
Karen Gilligan - Voz e Percussão
John Clohessy - Baixo
John Ryan Will - Tin Whistle, Violino, Banjo, Bouzouki, Teclados
Colin Purcell - Bateria
CRUACHAN - The Morrigan's Call
(2006 / AFM Records – importado)
01. Shelob
02. The Brown Bull Of Cooley
03. Coffin Ships
04. The Great Hunger
05. The Old Woman In The Woods
06. Ungoliant
07. The Morrigan's Call
08. Teir Abhail Ru
09. Wolfe Tone
10. The Very Wild Rover
11. CuChulainn
12. Diarmuid And Grainne
Homepage: www.cruachan.cjb.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A matéria do Whiplash.Net que espantou Regis Tadeu pelo nível baixo nos comentários
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Old Man's Child anuncia vinda ao Brasil em setembro
Os 5 álbuns essenciais para compreender o rock nacional anos 1980, segundo Regis Tadeu
Graças a Deus o Andre Matos não foi pro Iron Maiden, diz Rafael Bittencourt
Saúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



