Resenha - Performing An Exact Revenge - Soul-Sick
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 11 de fevereiro de 2007
Nota: 8
Antes de qualquer coisa, cabe aqui uma apresentação: olá, caro leitor do Whiplash, este é o quarteto nova-iorquino Soul-Sick. Capitaneado pelo carismático vocalista Kevin "The Mighty" Caputo, o grupo lançou um CD demo intitulado "Still Sick & Suffering", que rapidamente tomou a cena underground da região de assalto com o seu potente crossover de heavy metal e hardcore (e com uma pitada de hip hop, lembre-se), levando-os a turnês com bandas tão diversas quanto o seu próprio som: Sevendust, Madball, Hatebreed, Meshuggah e Suicidal Tendencies, entre outros. Agora, os caras querem conquistar não só a terra do Tio Sam como o mundo – motivo pelo qual caiu na mão deste que vos escreve o seu primeiro CD full, "Performing An Exact Revenge". E devo dizer que os auto-intitulados "Reis do Def-Core de NY" fizeram uma estréia pra lá de alucinante.
É bem verdade que talvez, à primeira audição, o Soul-Sick não lhe pareça exatamente uma novidade - especialmente para quem já é familiar com sonoridades como a do próprio Suicidal Tendencies. Mas quando a faixa inicial, "All Rise", explode quebrando tudo nos seus ouvidos, o Soul-Sick ganha muitos e muitos pontos pelo menos pela tentativa (ainda que quase engatinhando) de criar uma identidade própria e pelo nítido tesão pela música que fica muito claro em cada paulada que os sujeitos nos oferecem ao longo de suas treze pedradas. É tudo executado com tamanha energia e fúria, vívidas e absolutamente autênticas, que dá gosto colocar a bolacha para rolar no volume máximo.
Misturando um vocal gritado e quase gutural a la Max Cavalera com passagens "rapísticas" - dica: se você é do tipo pentelho que se considera "true", fique longe - e nitidamente inspiradas em um certo Zack De La Rocha ("Killa" é o principalmente exemplo deste flerte, seja pela interpretação ou mesmo pela letra que tem aspirações social-políticas, com um resultado final que beira o nu metal), Caputo comanda, com muita propriedade, uma trupe afinadíssima na execução de seu metalcore de levada thrash moderna e violenta. Destaque para o excelente baterista Dan Komis, que em canções como "Blast Furnace" e "Now I'm You" (que se fosse cantada em espanhol, poderia facilmente ser um trecho do disco do Molotov, aliás), prova que não é apenas e tão somente um trogodlita que esmurra o seu instrumento, evitando saídas óbvias e mostrando um lado melódico e percussivo que promete excelentes resultados nos trabalhos futuros do Soul-Sick.
Já que citei "Blast Furnace", um dos pontos altos de "Performing An Exact Revenge", é importante destacar que a música tem as bem-vindas participações especiais de Carly Coma e Ken Schalk, respectivamente vocalista e baterista do Candiria – outra influência nítida no som do Soul-Sick.
Apesar da esmerada produção de A.J. Novello, do Leeway, é perceptível que este é um grupo em desenvolvimento, em crescimento, começando a sua estrada nos palcos. Um pouco cru e ainda desajeitado em alguns momentos - basta ver (ou melhor, ouvir, com o perdão do trocadilho ridículo) a levada do refrão de "Red, White, Black And Blue" , que quase estraga a música de tão bobinha. Mas se os caras já começaram tão esforçados, bem dispostos e com tanta vontade de mostrar serviço, o futuro parece ser bem promissor. Por agora, depois desta singela apresentação, tudo que posso dizer, falando em nome dos sujeitos, é "Muito prazer em conhecê-lo. E até a próxima vez".
Line-up:
Kevin "The Mighty Caputo" - Vocal
James "Jimmy" Barbella - Guitarra
Matt Waras - Baixo
Dan Komis - Bateria
Tracklist:
1. All Rise
2. Killa
3. Alcohol
4. Blast Furnace (w/ Carly Coma & Ken Schalk of Candiria)
5. Paris in May
6. You're No Friend
7. Now I'm You
8 Red, White, Black & Blue (w/ Ken Schalk of Candiria)
9. Streetwise
10. Strike the Nail
11. Subtraction
12. Impaling Caesar
13. World of Hurt
Gravadora:
Born Wrong Records (Importado)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps