Resenha - Forsaken - Antestor
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de fevereiro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você ouviria uma banda de black metal com mensagens cristãs? Foi o que me perguntaram quando comentei que iria resenhar este CD do pessoal do Antestor. Formado no final dos anos 90 em Oslo (Noruega), este grupo pratica uma sonoridade bem próxima ao black metal, porém sem o conceito do mesmo. Como o black é antes de tudo um estilo musical e não apenas um estilo conceitual (temos que pensar assim se quisermos entender bandas como o Antestor), é aceitável que as bandas do estilo variem muito suas temáticas líricas (a maioria o faz, abordando temas vikings, histórias...). Este é o quarto CD da banda e conta desde já com um atrativo curiosíssimo: a presença de Hellhammer (ex-Mayhem, atualmente no Dimmu Borgir) na bateria como convidado. Passada toda essa parte de surpresa, e tirando filosofias sobre religião do tema, vamos à parte musical.

"Rites Of Death" inicia o CD com um espectro musical amplo: death, metal tradicional (nos solos), vocais urrados e limpos, numa faixa contagiante e inteligente. "Old Times Cruelty" agrega elementos de doom metal (estilo que já fora abordado pela banda em CDs mais antigos) a uma temática mais voltada para o death. "Via Dolorosa" se aproxima do metal tradicional, embora estejamos falando de uma banda extrema antes de tudo.
O grande pulo-do-gato do Antestor foi agregar vários elementos a sua música com uma coesão rara de se ver em projetos tão ousados, o que faz do disco um massacre sonoro: "The Crown I Carre" é brutal e veloz, "Betrayed" é mais lenta, mas não menos agressiva (Hellhammer debulha tudo nos dois bumbos), "The Return" possui mudanças de andamento fantásticas e um suave toque de Iron Maiden e "Mitt Hjerte" encerra o CD de maneira bucólica e delicada, num instrumental primoroso.
Um arregaço: o melhor CD dos caras e um tapa naqueles que acham que fazer som brutal é só falar do capeta. Melhor reverem seus conceitos, meus caros!
Formação:
Vimod – Guitarras
Vrede – Vocais
Sygmoon – Teclados
Gard – Baixo
Convidados:
Hellhammer – Bateria
Bjorn – Guitarras
Ann – Mari – Vocais
Faixas:
"Rites Of Death"
"Old Times Cruelty"
"Via Dolorosa"
"Raade"
"The Crown I Carry"
"Betrayed"
"Vale Of Tears"
"The Return"
"As I Die"
"Mitt Hjerte"
Silent Records – 2006 (NACIONAL)
Site Oficial: http://www.antestor.com
Outras resenhas de Forsaken - Antestor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


