Resenha - Forsaken - Antestor
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de fevereiro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você ouviria uma banda de black metal com mensagens cristãs? Foi o que me perguntaram quando comentei que iria resenhar este CD do pessoal do Antestor. Formado no final dos anos 90 em Oslo (Noruega), este grupo pratica uma sonoridade bem próxima ao black metal, porém sem o conceito do mesmo. Como o black é antes de tudo um estilo musical e não apenas um estilo conceitual (temos que pensar assim se quisermos entender bandas como o Antestor), é aceitável que as bandas do estilo variem muito suas temáticas líricas (a maioria o faz, abordando temas vikings, histórias...). Este é o quarto CD da banda e conta desde já com um atrativo curiosíssimo: a presença de Hellhammer (ex-Mayhem, atualmente no Dimmu Borgir) na bateria como convidado. Passada toda essa parte de surpresa, e tirando filosofias sobre religião do tema, vamos à parte musical.

"Rites Of Death" inicia o CD com um espectro musical amplo: death, metal tradicional (nos solos), vocais urrados e limpos, numa faixa contagiante e inteligente. "Old Times Cruelty" agrega elementos de doom metal (estilo que já fora abordado pela banda em CDs mais antigos) a uma temática mais voltada para o death. "Via Dolorosa" se aproxima do metal tradicional, embora estejamos falando de uma banda extrema antes de tudo.
O grande pulo-do-gato do Antestor foi agregar vários elementos a sua música com uma coesão rara de se ver em projetos tão ousados, o que faz do disco um massacre sonoro: "The Crown I Carre" é brutal e veloz, "Betrayed" é mais lenta, mas não menos agressiva (Hellhammer debulha tudo nos dois bumbos), "The Return" possui mudanças de andamento fantásticas e um suave toque de Iron Maiden e "Mitt Hjerte" encerra o CD de maneira bucólica e delicada, num instrumental primoroso.
Um arregaço: o melhor CD dos caras e um tapa naqueles que acham que fazer som brutal é só falar do capeta. Melhor reverem seus conceitos, meus caros!
Formação:
Vimod – Guitarras
Vrede – Vocais
Sygmoon – Teclados
Gard – Baixo
Convidados:
Hellhammer – Bateria
Bjorn – Guitarras
Ann – Mari – Vocais
Faixas:
"Rites Of Death"
"Old Times Cruelty"
"Via Dolorosa"
"Raade"
"The Crown I Carry"
"Betrayed"
"Vale Of Tears"
"The Return"
"As I Die"
"Mitt Hjerte"
Silent Records – 2006 (NACIONAL)
Site Oficial: http://www.antestor.com
Outras resenhas de Forsaken - Antestor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


