Resenha - Forsaken - Antestor
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de fevereiro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você ouviria uma banda de black metal com mensagens cristãs? Foi o que me perguntaram quando comentei que iria resenhar este CD do pessoal do Antestor. Formado no final dos anos 90 em Oslo (Noruega), este grupo pratica uma sonoridade bem próxima ao black metal, porém sem o conceito do mesmo. Como o black é antes de tudo um estilo musical e não apenas um estilo conceitual (temos que pensar assim se quisermos entender bandas como o Antestor), é aceitável que as bandas do estilo variem muito suas temáticas líricas (a maioria o faz, abordando temas vikings, histórias...). Este é o quarto CD da banda e conta desde já com um atrativo curiosíssimo: a presença de Hellhammer (ex-Mayhem, atualmente no Dimmu Borgir) na bateria como convidado. Passada toda essa parte de surpresa, e tirando filosofias sobre religião do tema, vamos à parte musical.

"Rites Of Death" inicia o CD com um espectro musical amplo: death, metal tradicional (nos solos), vocais urrados e limpos, numa faixa contagiante e inteligente. "Old Times Cruelty" agrega elementos de doom metal (estilo que já fora abordado pela banda em CDs mais antigos) a uma temática mais voltada para o death. "Via Dolorosa" se aproxima do metal tradicional, embora estejamos falando de uma banda extrema antes de tudo.
O grande pulo-do-gato do Antestor foi agregar vários elementos a sua música com uma coesão rara de se ver em projetos tão ousados, o que faz do disco um massacre sonoro: "The Crown I Carre" é brutal e veloz, "Betrayed" é mais lenta, mas não menos agressiva (Hellhammer debulha tudo nos dois bumbos), "The Return" possui mudanças de andamento fantásticas e um suave toque de Iron Maiden e "Mitt Hjerte" encerra o CD de maneira bucólica e delicada, num instrumental primoroso.
Um arregaço: o melhor CD dos caras e um tapa naqueles que acham que fazer som brutal é só falar do capeta. Melhor reverem seus conceitos, meus caros!
Formação:
Vimod – Guitarras
Vrede – Vocais
Sygmoon – Teclados
Gard – Baixo
Convidados:
Hellhammer – Bateria
Bjorn – Guitarras
Ann – Mari – Vocais
Faixas:
"Rites Of Death"
"Old Times Cruelty"
"Via Dolorosa"
"Raade"
"The Crown I Carry"
"Betrayed"
"Vale Of Tears"
"The Return"
"As I Die"
"Mitt Hjerte"
Silent Records – 2006 (NACIONAL)
Site Oficial: http://www.antestor.com
Outras resenhas de Forsaken - Antestor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
"Não estou morrendo"; Dee Snider explica cancelamento da turnê de 50 anos do Twisted Sister
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio
Paulo Ricardo diz que sofre boicote de rádios por questões políticas
Por que Lars Ulrich do Metallica nunca vai lançar uma biografia, segundo Andreas Kisser
As 10 músicas do Heavy Metal que moldaram o gênero nos anos 80


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



