Resenha - Forsaken - Antestor
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de fevereiro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você ouviria uma banda de black metal com mensagens cristãs? Foi o que me perguntaram quando comentei que iria resenhar este CD do pessoal do Antestor. Formado no final dos anos 90 em Oslo (Noruega), este grupo pratica uma sonoridade bem próxima ao black metal, porém sem o conceito do mesmo. Como o black é antes de tudo um estilo musical e não apenas um estilo conceitual (temos que pensar assim se quisermos entender bandas como o Antestor), é aceitável que as bandas do estilo variem muito suas temáticas líricas (a maioria o faz, abordando temas vikings, histórias...). Este é o quarto CD da banda e conta desde já com um atrativo curiosíssimo: a presença de Hellhammer (ex-Mayhem, atualmente no Dimmu Borgir) na bateria como convidado. Passada toda essa parte de surpresa, e tirando filosofias sobre religião do tema, vamos à parte musical.

"Rites Of Death" inicia o CD com um espectro musical amplo: death, metal tradicional (nos solos), vocais urrados e limpos, numa faixa contagiante e inteligente. "Old Times Cruelty" agrega elementos de doom metal (estilo que já fora abordado pela banda em CDs mais antigos) a uma temática mais voltada para o death. "Via Dolorosa" se aproxima do metal tradicional, embora estejamos falando de uma banda extrema antes de tudo.
O grande pulo-do-gato do Antestor foi agregar vários elementos a sua música com uma coesão rara de se ver em projetos tão ousados, o que faz do disco um massacre sonoro: "The Crown I Carre" é brutal e veloz, "Betrayed" é mais lenta, mas não menos agressiva (Hellhammer debulha tudo nos dois bumbos), "The Return" possui mudanças de andamento fantásticas e um suave toque de Iron Maiden e "Mitt Hjerte" encerra o CD de maneira bucólica e delicada, num instrumental primoroso.
Um arregaço: o melhor CD dos caras e um tapa naqueles que acham que fazer som brutal é só falar do capeta. Melhor reverem seus conceitos, meus caros!
Formação:
Vimod – Guitarras
Vrede – Vocais
Sygmoon – Teclados
Gard – Baixo
Convidados:
Hellhammer – Bateria
Bjorn – Guitarras
Ann – Mari – Vocais
Faixas:
"Rites Of Death"
"Old Times Cruelty"
"Via Dolorosa"
"Raade"
"The Crown I Carry"
"Betrayed"
"Vale Of Tears"
"The Return"
"As I Die"
"Mitt Hjerte"
Silent Records – 2006 (NACIONAL)
Site Oficial: http://www.antestor.com
Outras resenhas de Forsaken - Antestor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
Zakk Wylde valoriza trabalhos pré-fama em supermercados e postos de gasolina
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
A banda onde Dave Grohl foi apenas um CLT e com isto ele recuperou o tesão pela música
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
Elton John conta como perda da visão influenciou criação do novo disco
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988

Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon


