A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de fevereiro de 2025
Ícone do Metal brasileiro, sul-americano e mundial, Max Cavalera é guitarrista/vocalista das bandas Soulfly, Cavalera Conspiracy, Go Ahead and Die e Killer Be Killed. Na ativa desde a década de 1980, o músico mineiro é um dos fundadores do Sepultura, grupo que integrou até dezembro de 1996.
Max escreveu muitas músicas ao longo de sua carreira, sendo que a maioria dessas composições é pautada pela agressividade. "Inner Self", "Arise", "Roots Bloody Roots", "Eye for an Eye", "Back to the Primitive" e "Prophecy" são alguns exemplos.
Max Cavalera - Mais Novidades
Embora crie músicas pesadas e velozes, Max foi influenciado por um guitarrista cuja sonoridade não é exatamente a mesma executada por uma banda de Thrash ou Groove Metal. Trata-se de David Howell Evans, mais conhecido como The Edge, guitarrista da banda irlandesa U2.
Em 2024, Max concedeu entrevista à Guitar World e foi convidado a citar dez guitarristas que moldaram seu som. The Edge apareceu na lista e foi bastante elogiado pelo frontman brasileiro.
"Esse cara é um cientista quando se trata de tocar guitarra. Sou um grande fã há muito tempo. Na verdade, muitas das letras do álbum ‘Beneath the Remains’, do Sepultura, foram influenciadas pelo disco ‘War’, do U2. Lembro-me de ter lido todas as letras traduzidas e de ter me sentido muito inspirado, de modo que as músicas anti-guerra, como ‘Stronger Than Hate’ e a faixa-título, vieram das letras de Bono.
The Edge é um ótimo exemplo de um guitarrista que não tem medo de usar a tecnologia. Quero dizer, ele usa e abusa dos pedais."
Na sequência, Max falou sobre duas músicas do U2. Uma dessas composições, por sinal, apresenta algo que ele considera "impressionante".
"Acho que ‘The Fly’ tem um de seus melhores solos. Muitas das coisas que ele faz com uma guitarra limpa, como a introdução de ‘Where The Streets Have No Name’, são coisas impressionantes para mim. Lembro-me de ouvi-la pela primeira vez e pensar: ‘Porra, isso é muito legal! Ele é definitivamente um dos guitarristas mais inventivos de todos os tempos’."
O U2 também influenciou o sucessor de "Beneath the Remains", "Arise", lançado em 1991. A letra da faixa-título apresenta um trecho retirado de um dos álbuns do grupo irlandês.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
Red Hot Chili Peppers transformam décadas de hits em negócio bilionário ao vender catálogo
"Lemmy gostava de estar no controle e amava a vida", diz Zakk Wylde
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"

Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram
Primeiro disco do Soulfly traz doses de "desespero", segundo Max Cavalera
O disco clássico do Soulfly que Max Cavalera considera estranho
A música do Soulfly que "flerta" com o Tool, segundo Max Cavalera
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
O riff simples que tirou Max Cavalera do sério e o fez quebrar guitarra
Baixista original do Slipknot era membro do fã-clube do Sepultura
Max Cavalera relembra a traumática morte de seu pai
Por que Max Cavalera trabalha em tantos projetos, segundo ele mesmo
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
O ícone do Punk Rock que Max Cavalera considera um dos melhores letristas do mundo


