Resenha - Army Of One - Riot
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de fevereiro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na ativa desde meados da década de 70, o nova-iorquino Riot é uma destas bandas veteranas que não fazem um estrondoso sucesso, mas seus álbuns são cultuados em várias partes do globo. Considerados heróis pelos japoneses, possuem seguidores leais por toda a Europa e ainda fazem muito sucesso em algumas regiões de seu país natal. E é claro que pelo Brasil também há muitos fãs que adoram sua música, apesar do reduzido número de registros que foi lançado oficialmente por aqui.
O Riot liberou grandes álbuns e tem em sua extensa discografia um dos incontestáveis clássicos do Power Metal, "Fire Down Under" (81). O grupo naturalmente teve as fases em que foi castigado pelo mau gerenciamento de seus negócios e inúmeras trocas em seu time (o novo membro agora é o baterista Frank Gilchriest, do Virgin Steele), mas o persistente Mark Reale, guitarrista, compositor e único membro da formação original, levou o nome da banda adiante e continuou lançando bons trabalhos.
"Army Of One", além de comemorar os 30 anos de existência do Riot, é também dedicado a seu primeiro vocalista, Guy Speranza, que morreu de câncer em novembro 2004. E, como era de se esperar, este é mais um álbum consistente que segue a linha musical adotada desde os anos 90, onde foram introduzidas sonoridades do Hard Rock da primeira geração ao seu famoso Power Metal, tendo o vocalista Mike Dimeo atuando como sempre, ou seja, esbanjando muito sentimento com sua bela voz.
As canções variam entre velozes e outras bem mais melodiosas, ou uma mistura com ambas as características. No primeiro grupo destacam-se a abertura que dá nome ao disco, com solos de guitarras furiosos; a incrível "The Mystic" e "It All Falls Down", esta última mostrando muita influência do Rainbow.
Não mencionar a instrumental "Stained Mirror" seria um erro imperdoável. As guitarras desta música estão incríveis e mostram o talento de Reale, e fica até uma desconfortável sensação quando lembramos que o mesmo é tão negligenciado em seu país. Já em termos de melodias pegajosas, sobressaem-se "Knockin' At My Door", "Alive In The City", "Darker Side Of Light" e a balada "Helpin' Hand".
"Army Of One" é indispensável aos fãs do Riot e bastante recomendável aos amantes da velha escola do rock´n´roll. Se o caro leitor for da geração mais nova e desconhecer este conjunto, fica a recomendação em dar uma garimpada em sua discografia, há até mesmo algumas chances de você virar um dos admiradores desta bonita mistura de metal clássico com Hard Rock.
Formação:
Mike Dimeo - voz
Mark Reale - guitarra
Mike Flyntz - guitarra
Pete Perez - baixo
Frank Gilchriest - bateria
Riot - Army Of One
(2006 / Metal Heaven – importado)
01. Army Of One
02. Knockin' At My Door
03. Blinded
04. One More Alibi
05. It All Falls Down
06. Helpin' Hand
07. The Mystic
08. Still Alive
09. Alive In The City
10. Shine
11. Stained Mirror
12. Darker Side Of Light
Homepage: www.riotsweb.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Quando o Metallica procurou vocal com anúncio em revista; "com raça, coragem e bagunceiro"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa


5 discos de heavy metal com capas um tanto quanto estranhas
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


