Resenha - Christ Illusion - Slayer
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 06 de agosto de 2006
Nota: 9
A primeira audição de "Christ Illusion" deixa uma única certeza: este é um álbum incontestável. Talvez, para os mais radicais, o único digno deste rótulo nos últimos 12 anos. Aliás, uma coisa que o Slayer precisa rever é o intervalo entre seus trabalhos. Apenas no presente caso foram 5 anos de espera desde "God Hates Us All".
A nova bolachinha não é totalmente oitentista, muito menos "moderna" e nem tem pretensões de inovar ou coisa parecida. Contudo, há um tremendo simbolismo old-school aqui, e os sinais disto são facilmente observáveis. Além da sonoridade, temos a volta da formação original, do estilo das velhas capas (ausente nos dois anteriores) e até a produção, que acertou o tom ao ficar cuidadosamente suja, nas guitarras em especial.
Ou seja, "Christ Illusion" é um álbum que jamais se arrisca. Pelo contrário, lida com estruturas e temas que seriam sabidamente infalíveis. Mas isto, de modo nenhum, chega a ser um problema (exceto nas letras, que apresentam a criatividade de uma pedra). O que temos aqui é o puro thrash metal consagrado pela banda, que sempre tratou o termo no seu sentido mais literal. A única que destoa um pouquinho é "Jihad", o resto, com uma ou outra cadência devidamente pontuada, é a conhecida brutalidade trabalhada que cai tão bem aos ouvidos.
Dave Lombardo tem uma atuação simplesmente cavalar, e ele é um dos poucos bateristas que conseguem colocar vida a músicas que exigem tanta velocidade. Jeff Hanneman e Kerry King brilham com riffs e solos que explicam o porquê deles serem respeitados por 10 entre 10 headbangers. E Tom Araya dispensa comentários.
"Consfearacy" destaca-se facilmente, e tem tudo para se tornar um novo clássico. "Flesh Storm" e "Catalyst" são da mesma estirpe. "Eyes Of The Insane" – com deliciosas paradinhas – "Catatonic" e "Black Serenade" alternam entre o ponderado e o diretamente agressivo. Assim como essas, todas as outras merecem atenção.
Sem dúvida "Christ Illusion" terá um grande impacto. E, ao final de tudo, ele acaba sendo um gostosíssimo "déja-vu" – mas não chega a ser perfeito.
Agora some todo o tempo que este trabalho levou para ler lançado com os 8 anos desde a última apresentação da banda no Brasil e tente ter uma idéia do que ocorrerá na turnê marcada para setembro. Apenas tente.
Site Oficial: www.slayer.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps