Resenha - Best Of Todd Rundgren Live - Todd Rundgren

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Werneck
Enviar Correções  

8


Todd Rundgren é um daqueles caras geniais, cuja suprema criatividade permite uma reciclagem constante. Vocalista, guitarrista, tecladista, compositor de mão cheia, produtor de primeiríssima, ele vem se destacando há cerca de 40 anos no terreno do rock. Neste novo lançamento, estão presentes vários de seus hits em apresentações entre 1979 e 2004.

Dave Mustaine: Maroon 5 o deixou boquiaberto

MTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy Metal

Norte-americano oriundo da Filadélfia, Todd Rundgren é um dos raros casos de artista que conseguiu igual sucesso tanto como músico quanto como produtor musical, alternando-se constantemente entre os dois papéis. Com suas bandas Nazz e Utopia, e solo, Todd esteve sempre inovando e se mostrando essencial ao mercado musical, inclusive alternando estilos (hard rock, pop rock, progressivo, etc.). Produziu artistas tão díspares quanto Meat Loaf (no megasucesso "Bat Out Of Hell"), Grand Funk Railroad, Hall & Oates, Cheap Trick, Patti Smith, Alice Cooper, Bad Religion, The Tubes e Psychedelic Furs. E acaba de entrar na reformulada banda The Cars (agora "New Cars"), substituindo o vocalista original, Ric Ocasek.

Este novo disco apresenta músicas ao vivo gravadas durante 25 anos, entre 1979 e 2004, e apesar de ser uma compilação, a idéia foi dar a impressão de um show contínuo, com o barulho do público sendo incluído entre as faixas. O resultado acabou ficando bom, em especial por serem quase todas as faixas muito bem executadas e gravadas, com exceção da música "I Saw The Light", cuja qualidade de gravação está abaixo das demais, porém, conforme o próprio Rundgren explica no encarte, sua relevância e a performance especial durante a turnê "A Capella" acabaram por fazer sua inclusão necessária.

Um detalhe importante inclusive é justamente o fato de Todd comentar todas as faixas, nos dando uma perfeita perspectiva sobre o contexto em que foram gravadas, detalhes sobre as bandas com formações bem diferentes, algumas compactas, outras enormes, e ainda algumas contendo somente vários vocalistas, com a instrumentação sendo adicionada em playback.

É difícil de se destacar faixas, pois se trata de uma coesa seleção de hits, todos muito bem executados. Posso porém mencionar a versão arrebatadora, realmente explosiva, para "While My Guitar Gently Weeps", de George Harrison (Beatles), o único cover aqui incluído, na qual Rundgren comanda com muito talento tanto os vocais quanto a guitarra. Aliás, durante um bom tempo Todd podia ser visto ao vivo tocando aquela guitarra Gibson SG pintada de forma psicodélica que Eric Clapton usava em seus tempos de Cream (reza a lenda que ele a teria devolvido a Clapton recentemente). Isso faz todo o sentido, já que tanto Clapton quanto Jeff Beck são as principais influências de Rundgren na guitarra.

De volta às músicas, outro destaque é "Can We Still Be Friends", que já foi gravada por cantores como Rod Stewart e Robert Palmer, assim como "Can’t Stop Running", que chegou a ser submetida para tema das Olimpíadas de 1984 nos EUA (embora não tenha sido utilizada, preterida em detrimento de "Fanfare For A Common Man", de Aaron Copland).

A maior parte do material aqui contido estava disponível somente nos piratas mais conhecidos, logo esse lançamento vem a calhar, sendo uma excelente amostra do trabalho solo de Todd Rundgren.

Tracklist:

1. Real Man
2. Love Of the Common Man
3. I Saw The Light
4. It Wouldn't Have Made Any Difference
5. Soul Brother
6. Love In Action
7. Can't Stop Running
8. Can We Still Be Friends
9. While My Guitar Gently Weeps
10. Something To Fall Back On
11. Rock Love
12. Hello It's Me
13. Love Is The Answer

Site oficial: http://www.tr-i.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Dave Mustaine: Maroon 5 o deixou boquiabertoDave Mustaine
Maroon 5 o deixou boquiaberto

MTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy MetalMTV
Experts indicam as maiores bandas de Heavy Metal


Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D'Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin