O hit dos Beatles que conta com solo de guitarra de três integrantes
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de novembro de 2023
A década de 1960 foi um período de grandes mudanças, embora poucas pessoas tenham exercido tanta influência quanto os Beatles. Surgindo na primeira metade da década, o quarteto de Liverpool rapidamente conquistou o mundo, desencadeando a Beatlemania, um fenômeno semelhante a um culto religioso. Eles transformaram a música popular moderna com sua abordagem inovadora, pioneira de várias técnicas de gravação e trazendo instrumentos não-ocidentais para o mainstream.
A banda lançou doze álbuns antes de se separar, encerrando com "Let It Be" de 1970. No entanto, o quarteto realmente gravou "Abbey Road" de 1969 por último, uma vez que "Let It Be" estava em andamento desde 1968. Em "Abbey Road", a banda incluiu várias faixas que se tornaram as mais conhecidas, incluindo "Here Comes The Sun", "Something", "Come Together" e "I Want You (She's So Heavy)".
A segunda metade do álbum é conhecida por sua sequência de músicas, frequentemente chamada de "The Long One", que consiste em várias canções curtas que a banda teve dificuldade em desenvolver completamente. A sequência contém a música adequadamente intitulada "The End", que foi a última música que os quatro membros da banda gravaram juntos antes de se separarem.
Entre "Carry That Weight" e "Her Majesty", a música é bastante única por várias razões. Ela apresenta John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, todos tocando solos de guitarra em rápida sucessão. De acordo com o engenheiro de gravação Geoff Emerick: "John, Paul e George pareciam ter voltado no tempo, como se fossem crianças novamente, tocando juntos apenas pelo puro prazer."
Ele acrescentou (via Far Out): "Mais do que qualquer coisa, eles me lembraram de pistoleiros, com suas guitarras penduradas, olhares de determinação firme, determinados a superar um ao outro. No entanto, não havia animosidade, nenhuma tensão - dava para perceber que eles estavam apenas se divertindo."
No entanto, os guitarristas não foram os únicos a fazer solos - "The End" é também a única faixa dos Beatles que apresenta um solo de bateria de Ringo Starr. A banda não era fã de solos de bateria, achando-os excessivamente indulgentes. McCartney revelou uma vez: "Ringo odiava bateristas que faziam solos de bateria prolongados. Nós todos odiamos." No entanto, durante a composição de "The End", um solo de bateria pareceu se encaixar muito bem, então Starr cedeu.
Assim, "The End" marcou um encerramento bastante incomum para a banda, embora tenha sido simplesmente um testemunho de sua incessante propensão para a inovação e criatividade, mesmo no final de sua carreira. A música nos presenteou com uma das frases mais memoráveis da banda: "E, no final, o amor que você recebe é igual ao amor que você dá", escrita por McCartney.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps