O hit dos Beatles que conta com solo de guitarra de três integrantes
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de novembro de 2023
A década de 1960 foi um período de grandes mudanças, embora poucas pessoas tenham exercido tanta influência quanto os Beatles. Surgindo na primeira metade da década, o quarteto de Liverpool rapidamente conquistou o mundo, desencadeando a Beatlemania, um fenômeno semelhante a um culto religioso. Eles transformaram a música popular moderna com sua abordagem inovadora, pioneira de várias técnicas de gravação e trazendo instrumentos não-ocidentais para o mainstream.
Beatles - Mais Novidades
A banda lançou doze álbuns antes de se separar, encerrando com "Let It Be" de 1970. No entanto, o quarteto realmente gravou "Abbey Road" de 1969 por último, uma vez que "Let It Be" estava em andamento desde 1968. Em "Abbey Road", a banda incluiu várias faixas que se tornaram as mais conhecidas, incluindo "Here Comes The Sun", "Something", "Come Together" e "I Want You (She's So Heavy)".
A segunda metade do álbum é conhecida por sua sequência de músicas, frequentemente chamada de "The Long One", que consiste em várias canções curtas que a banda teve dificuldade em desenvolver completamente. A sequência contém a música adequadamente intitulada "The End", que foi a última música que os quatro membros da banda gravaram juntos antes de se separarem.
Entre "Carry That Weight" e "Her Majesty", a música é bastante única por várias razões. Ela apresenta John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, todos tocando solos de guitarra em rápida sucessão. De acordo com o engenheiro de gravação Geoff Emerick: "John, Paul e George pareciam ter voltado no tempo, como se fossem crianças novamente, tocando juntos apenas pelo puro prazer."
Ele acrescentou (via Far Out): "Mais do que qualquer coisa, eles me lembraram de pistoleiros, com suas guitarras penduradas, olhares de determinação firme, determinados a superar um ao outro. No entanto, não havia animosidade, nenhuma tensão - dava para perceber que eles estavam apenas se divertindo."
No entanto, os guitarristas não foram os únicos a fazer solos - "The End" é também a única faixa dos Beatles que apresenta um solo de bateria de Ringo Starr. A banda não era fã de solos de bateria, achando-os excessivamente indulgentes. McCartney revelou uma vez: "Ringo odiava bateristas que faziam solos de bateria prolongados. Nós todos odiamos." No entanto, durante a composição de "The End", um solo de bateria pareceu se encaixar muito bem, então Starr cedeu.
Assim, "The End" marcou um encerramento bastante incomum para a banda, embora tenha sido simplesmente um testemunho de sua incessante propensão para a inovação e criatividade, mesmo no final de sua carreira. A música nos presenteou com uma das frases mais memoráveis da banda: "E, no final, o amor que você recebe é igual ao amor que você dá", escrita por McCartney.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More


A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A única contribuição significante de John Lennon no álbum "Let it Be" dos Beatles
A opinião sincera de Lemmy Kilmister sobre os Beatles e os Rolling Stones
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard


