John Paul Jones sobre o relacionamento do Led Zeppelin: "Não éramos amigos"
Por André Garcia
Postado em 07 de junho de 2024
Quando o rock surgiu, na segunda metade dos anos 50, era sempre um cantor em destaque e o restante no fundo do palco como uma mera banda de apoio. Esse paradigma foi alterado no começo da década seguinte quando surgiram os Beatles.
Desde então se tornou hegemônica a ideia de banda como uma gangue de amigos que se trabalha e se diverte junta, movida pelo espírito do "um por todos e todos por um". A realidade é que são poucos os casos que são realmente assim, como o Rush e os Paralamas do Sucesso. Na maioria dos casos é mais comum que com o passar do tempo a relação entre os integrantes se torne meramente profissional (isso quando não vira uma relação de ódio). Até com John Lennon e Paul McCartney foi assim.
Mick Jagger e Keith Richards possuem uma relação meramente profissional há décadas — e o mesmo vale para a Gene Simmons e Paul Stanley, Steven Tyler e Joe Perry, Roger Waters e David Gilmour, Roger Daltrey e Pete Townshend e tantos outros.

Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista de 2007 para a publicação britânica Q, John Paul Jones revelou que os membros do Led Zeppelin também não eram amigos uns dos outros.
"A gente se dava bem, a questão é que nunca saíamos juntos. Assim que a turnê acabava, a gente não se via mais — o que sempre considerei ter contribuído para a longevidade e a harmonia da banda. Não éramos amigos, nem éramos uma banda que se desenvolveu junta e depois fez sucesso."
"O Led Zeppelin pode não ter sido fabricado [por um empresário ou gravadora], mas foi montado por Jimmy [Page]. Por mais que eu o encontrasse no estúdio todo dia, nunca socializamos. A regra dos músicos de estúdio na época era não contratar seus amigos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta

As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O grande problema do filme "Becoming Led Zeppelin", segundo André Barcinski
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
O clássico do Led Zeppelin que solo é do nível de "Stairway to Heaven", segundo Jimmy Page
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin
John Bonham e a música do Led Zeppelin que ele adorava tocar ao vivo


