Resenha - Gettysburg - Iced Earth
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de maio de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Iced Earth já tem algum tempo de estrada, já possui grandes discos lançados. A banda que já excursionou pelo mundo inteiro (infelizmente, não aqui no Brasil), lança em grande hora o seu primeiro DVD, um registro diferente de todos aqueles que vemos no mercado. A banda não optou por um show e material extras de turnê; tão pouco pensou em fazer um extenso documentário com videoclipes.

"Gettysburg", em primeiro lugar, é um DVD histórico. Conceitual. Assim como o último lançamento da banda, "The Glorious Burden", que traz a faixa homônima deste DVD, com mais de trinta minutos, apresentando com detalhes a guerra civil americana. "Gettysburg" (a música) é dividida em três partes, afinal foram três dias de conflito, no campo de batalha também chamado Gettysburg, decisivo para o fim do conflito. Jon Schaffer (guitarra), líder e principal compositor da banda, elaborou essa viagem épica, de muito bom gosto, repleta de passagens pesadas, atmosféricas e até momentos orquestrados. E o que vemos no DVD é uma série de imagens e montagens gravadas em Gettysburg, com auxílio de trechos históricos de época e outros montados em computador, ao som de "The Devil to Pray", "Hold at All Coasts" e "High Water Mark". Podemos dizer que "Gettysburg" é mesmo um videoclipe, ou até mesmo um filme com trilha sonora exclusiva. E o mais legal disso é acompanhar as letras, já que o DVD conta com legenda em português.
Além desse vídeo, que ficou ótimo, diga-se de passagem – assim como a música – ainda temos mais material nesse DVD, que é duplo. No primeiro disco, há então realmente uma espécie de documentário, gravado com Jon Schaffer no que é hoje Gettysburg, uma espécie de patrimônio histórico americano, aberto a visitações. Jon conta mais sobre o que aprendeu estudando a história americana, além de conversar com um guia do local. Como se não fosse suficiente, ainda há uma outra matéria com Jon, sobre o Spirit of ’76, uma espécie de museu particular que ele fundou. Jon coleciona pinturas originais do período da guerra civil, além de miniaturas de soldados e armas. Jon Schaffer explica o seu trabalho e ainda mostra alguma de suas peças. E para fechar o primeiro disco, temos mais um vídeo, agora somente com imagens do extinto campo de batalha, como uma "galeria de fotos".
Já no segundo disco, lá estão dois verdadeiros clipes da banda. Um para a balada "When the Eagle Cries", que fala sobre o atentando ao World Trade Center de 2001. E o clipe para "The Reckoning", que também fala sobre terrorismo. Parece que o Iced Earth é hoje uma das bandas mais politizadas dentro do metal, mesmo fazendo disso quase que uma paranóia, consegue manter o seu alto nível de qualidade, musicalmente falando. "When the Eagle Cries" é uma balada muito bonita, enquanto que "The Reckoning" traz aquela velha áurea pesada da banda, de discos como "The Dark Saga" e "Horror Show". Tim Ripper Owens, ex-Judas Priest, se encaixou muito bem na proposta sonora do Iced Earth, o que confirmamos pelas próprias palavras de Jon Schaffer, em outro item bônus, uma entrevista. Além de falar sobre Tim, Jon conta mais sobre a concepção de "The Glorious Burden" (em especial a de "Gettysburg" como música e vídeo), fala sobre o passado do Iced Earth com Matthew Barlow e ainda fala um pouco sobre as diferenças da sua banda em comparação com o seu projeto Demons & Wizards.
No mínimo, um material diferente. Apesar do patriotismo americano (que muitos brasileiros podem torcer o nariz pelo sentimento anti-EUA e anti-Bush), esse DVD é excelente. O Iced Earth fez uma produção impecável, tanto sonora como visualmente, fazendo muitas ligações entre a sua música com a realidade. Como se não fosse o bastante, o DVD ainda conta com um livreto, trazendo as letras de "Gettysburg". Fiquei de queixo caído, e acho que você também ficará. Se você ainda está no colégio, certamente seu professor de História irá gostar que saber que você já assistiu e aprendeu um pouco mais sobre a guerra civil americana.
Track-list:
DVD 1:
Gettysburg (1863)
I – The Devil Pay (July 1st, 1863)
II – Hold at All Coasts (July 2nd, 1863)
III – High Water Mark (July 3rd, 1863)
DVD 2:
When the Eagle Cries
The Reckoning
Material cedido por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Iron Maiden: X Factor é um álbum injustiçado?
A história da lendária única foto de Raul Seixas e Paulo Coelho no palco
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



