Resenha - Gettysburg - Iced Earth
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de maio de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Iced Earth já tem algum tempo de estrada, já possui grandes discos lançados. A banda que já excursionou pelo mundo inteiro (infelizmente, não aqui no Brasil), lança em grande hora o seu primeiro DVD, um registro diferente de todos aqueles que vemos no mercado. A banda não optou por um show e material extras de turnê; tão pouco pensou em fazer um extenso documentário com videoclipes.

"Gettysburg", em primeiro lugar, é um DVD histórico. Conceitual. Assim como o último lançamento da banda, "The Glorious Burden", que traz a faixa homônima deste DVD, com mais de trinta minutos, apresentando com detalhes a guerra civil americana. "Gettysburg" (a música) é dividida em três partes, afinal foram três dias de conflito, no campo de batalha também chamado Gettysburg, decisivo para o fim do conflito. Jon Schaffer (guitarra), líder e principal compositor da banda, elaborou essa viagem épica, de muito bom gosto, repleta de passagens pesadas, atmosféricas e até momentos orquestrados. E o que vemos no DVD é uma série de imagens e montagens gravadas em Gettysburg, com auxílio de trechos históricos de época e outros montados em computador, ao som de "The Devil to Pray", "Hold at All Coasts" e "High Water Mark". Podemos dizer que "Gettysburg" é mesmo um videoclipe, ou até mesmo um filme com trilha sonora exclusiva. E o mais legal disso é acompanhar as letras, já que o DVD conta com legenda em português.
Além desse vídeo, que ficou ótimo, diga-se de passagem – assim como a música – ainda temos mais material nesse DVD, que é duplo. No primeiro disco, há então realmente uma espécie de documentário, gravado com Jon Schaffer no que é hoje Gettysburg, uma espécie de patrimônio histórico americano, aberto a visitações. Jon conta mais sobre o que aprendeu estudando a história americana, além de conversar com um guia do local. Como se não fosse suficiente, ainda há uma outra matéria com Jon, sobre o Spirit of ’76, uma espécie de museu particular que ele fundou. Jon coleciona pinturas originais do período da guerra civil, além de miniaturas de soldados e armas. Jon Schaffer explica o seu trabalho e ainda mostra alguma de suas peças. E para fechar o primeiro disco, temos mais um vídeo, agora somente com imagens do extinto campo de batalha, como uma "galeria de fotos".
Já no segundo disco, lá estão dois verdadeiros clipes da banda. Um para a balada "When the Eagle Cries", que fala sobre o atentando ao World Trade Center de 2001. E o clipe para "The Reckoning", que também fala sobre terrorismo. Parece que o Iced Earth é hoje uma das bandas mais politizadas dentro do metal, mesmo fazendo disso quase que uma paranóia, consegue manter o seu alto nível de qualidade, musicalmente falando. "When the Eagle Cries" é uma balada muito bonita, enquanto que "The Reckoning" traz aquela velha áurea pesada da banda, de discos como "The Dark Saga" e "Horror Show". Tim Ripper Owens, ex-Judas Priest, se encaixou muito bem na proposta sonora do Iced Earth, o que confirmamos pelas próprias palavras de Jon Schaffer, em outro item bônus, uma entrevista. Além de falar sobre Tim, Jon conta mais sobre a concepção de "The Glorious Burden" (em especial a de "Gettysburg" como música e vídeo), fala sobre o passado do Iced Earth com Matthew Barlow e ainda fala um pouco sobre as diferenças da sua banda em comparação com o seu projeto Demons & Wizards.
No mínimo, um material diferente. Apesar do patriotismo americano (que muitos brasileiros podem torcer o nariz pelo sentimento anti-EUA e anti-Bush), esse DVD é excelente. O Iced Earth fez uma produção impecável, tanto sonora como visualmente, fazendo muitas ligações entre a sua música com a realidade. Como se não fosse o bastante, o DVD ainda conta com um livreto, trazendo as letras de "Gettysburg". Fiquei de queixo caído, e acho que você também ficará. Se você ainda está no colégio, certamente seu professor de História irá gostar que saber que você já assistiu e aprendeu um pouco mais sobre a guerra civil americana.
Track-list:
DVD 1:
Gettysburg (1863)
I – The Devil Pay (July 1st, 1863)
II – Hold at All Coasts (July 2nd, 1863)
III – High Water Mark (July 3rd, 1863)
DVD 2:
When the Eagle Cries
The Reckoning
Material cedido por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música
O músico que recusou convite para o Led Zeppelin, mas entrou em outra banda ainda maior
Iron Maiden: Video mostra "erros" da banda ao vivo


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



