O sucesso dos Beatles que a banda quase abandonou pois não estava conseguindo gravar
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2025
Paul McCartney tinha 16 anos e John Lennon 17 quando compuseram "Love Me Do" em 1958, ainda nos tempos de colégio. A música nasceu como uma criação despretensiosa sobre a então namorada de Paul, Iris Caldwell. O próprio Lennon reconheceu a liderança de Paul na criação, conforme a wikipedia: "'Love Me Do' é uma música do Paul... eu lembro que ele já tinha essa música em Hamburgo, bem antes de sermos compositores de verdade." Anos depois, Paul também comentou o processo, dizendo que a composição foi feita a quatro mãos, em uma fase de aprendizado: "Foi apenas Lennon e McCartney sentando juntos, sem nenhuma ideia particularmente original. Nós adorávamos fazer isso, era interessante tentar aprender a compor. Acho que só ficamos tão bons porque escrevemos muito naquele período de formação."

E anos depois, ela se tornaria um marco: o primeiro single oficial dos Beatles, lançado no Reino Unido em outubro de 1962. No entanto, o processo de gravação foi turbulento, a ponto de quase levarem a banda a desistir da faixa. A primeira versão foi feita com Pete Best na bateria, ainda na fase de testes com a Parlophone. Depois veio a gravação com Ringo Starr, já como integrante oficial, em 4 de setembro de 1962. Só que George Martin, produtor da banda, não ficou satisfeito e convocou uma nova sessão uma semana depois, com um baterista de estúdio chamado Andy White. Ringo foi rebaixado ao tamborim e ficou profundamente abalado, ainda mais porque havia sido escolhido para substituir um baterista recém-demitido.
Além disso, havia uma pressão interna para que o primeiro single fosse uma canção chamada "How Do You Do It?", escrita por um compositor externo, relata a Songfacts. Os Beatles não gostaram da ideia e gravaram versões pouco inspiradas. Só depois disso Martin aceitou que "Love Me Do" fosse lançada. Para piorar, as sessões se arrastaram, e o clima era de tensão. Paul chegou a dizer que, se você ouvir com atenção, dá para notar o medo na voz dele, especialmente nos trechos em que substitui Lennon no vocal por conta da harmônica.
John, por sinal, improvisou a parte de gaita no estúdio, com um instrumento que, segundo relatos do ex-empresário Allan Williams, ele havia furtado de uma loja na cidade holandesa de Arnhem anos antes. Seus lábios teriam ficado dormentes após tantas tentativas. Mesmo assim, o single saiu, com o empurrão de Brian Epstein, que comprou milhares de cópias para garantir a entrada nas paradas. "Love Me Do" chegou ao 17º lugar no Reino Unido e, em 1964, alcançaria o topo das paradas americanas durante a Beatlemania.
Quase abandonada pelos próprios autores, a faixa acabaria dando confiança aos Beatles para apresentarem composições próprias em vez de apenas covers. Foi tocada ainda nos tempos dos shows em Hamburgo, onde era testada lado a lado com músicas de Ray Charles e Little Richard. Eles não sabiam se o público aceitaria uma música "deles", mas deu certo. Entre versões com três bateristas e um coro de céticos, "Love Me Do" sobreviveu. E abriu caminho para tudo o que viria depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
Com cover do Sepultura, Angelus Apatrida anuncia EP "The Reckoning"
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Netflix se defende de acusações da banda Demon Hunter
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos


A semelhança entre "Roots" do Sepultura e "Sgt. Peppers", segundo Andreas Kisser
O dia que George Harrison fez música para o piloto Emerson Fittipaldi: "Bora tomar 20 caipirinhas"
Quando os Beatles foram ao estúdio socorrer seus concorrentes
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do "Sgt. Pepper's" gravada por John Lennon acidentalmente chapado de LSD
A música dos Beatles que despertou em Scott Stapp a vontade de ser artista
A frase que Paul McCartney escreveu e acreditava que sobreviveria para sempre
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
Paul McCartney conta a história por trás de "Ob-La-Di, Ob-La-Da", hit dos Beatles
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard


