O sucesso dos Beatles que a banda quase abandonou pois não estava conseguindo gravar
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2025
Paul McCartney tinha 16 anos e John Lennon 17 quando compuseram "Love Me Do" em 1958, ainda nos tempos de colégio. A música nasceu como uma criação despretensiosa sobre a então namorada de Paul, Iris Caldwell. O próprio Lennon reconheceu a liderança de Paul na criação, conforme a wikipedia: "'Love Me Do' é uma música do Paul... eu lembro que ele já tinha essa música em Hamburgo, bem antes de sermos compositores de verdade." Anos depois, Paul também comentou o processo, dizendo que a composição foi feita a quatro mãos, em uma fase de aprendizado: "Foi apenas Lennon e McCartney sentando juntos, sem nenhuma ideia particularmente original. Nós adorávamos fazer isso, era interessante tentar aprender a compor. Acho que só ficamos tão bons porque escrevemos muito naquele período de formação."

E anos depois, ela se tornaria um marco: o primeiro single oficial dos Beatles, lançado no Reino Unido em outubro de 1962. No entanto, o processo de gravação foi turbulento, a ponto de quase levarem a banda a desistir da faixa. A primeira versão foi feita com Pete Best na bateria, ainda na fase de testes com a Parlophone. Depois veio a gravação com Ringo Starr, já como integrante oficial, em 4 de setembro de 1962. Só que George Martin, produtor da banda, não ficou satisfeito e convocou uma nova sessão uma semana depois, com um baterista de estúdio chamado Andy White. Ringo foi rebaixado ao tamborim e ficou profundamente abalado, ainda mais porque havia sido escolhido para substituir um baterista recém-demitido.
Além disso, havia uma pressão interna para que o primeiro single fosse uma canção chamada "How Do You Do It?", escrita por um compositor externo, relata a Songfacts. Os Beatles não gostaram da ideia e gravaram versões pouco inspiradas. Só depois disso Martin aceitou que "Love Me Do" fosse lançada. Para piorar, as sessões se arrastaram, e o clima era de tensão. Paul chegou a dizer que, se você ouvir com atenção, dá para notar o medo na voz dele, especialmente nos trechos em que substitui Lennon no vocal por conta da harmônica.
John, por sinal, improvisou a parte de gaita no estúdio, com um instrumento que, segundo relatos do ex-empresário Allan Williams, ele havia furtado de uma loja na cidade holandesa de Arnhem anos antes. Seus lábios teriam ficado dormentes após tantas tentativas. Mesmo assim, o single saiu, com o empurrão de Brian Epstein, que comprou milhares de cópias para garantir a entrada nas paradas. "Love Me Do" chegou ao 17º lugar no Reino Unido e, em 1964, alcançaria o topo das paradas americanas durante a Beatlemania.
Quase abandonada pelos próprios autores, a faixa acabaria dando confiança aos Beatles para apresentarem composições próprias em vez de apenas covers. Foi tocada ainda nos tempos dos shows em Hamburgo, onde era testada lado a lado com músicas de Ray Charles e Little Richard. Eles não sabiam se o público aceitaria uma música "deles", mas deu certo. Entre versões com três bateristas e um coro de céticos, "Love Me Do" sobreviveu. E abriu caminho para tudo o que viria depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O show clássico do Kiss que finalmente será lançado como álbum ao vivo
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
Quando o Guns N' Roses conquistou o Brasil: os históricos shows do RIR que mudaram tudo
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
Bad Wolves retorna com nova formação e música inédita
Baixista da banda pré-System of a Down foi demitido por "não ser revoltado"
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal


O erro dos Beatles que poderia ter melhorado o "Sgt. Pepper's"; "uma completa bobagem"
A epifania de George Harrison ao se encontrar com uma lenda do rock
A virada de bateria com base nos Beatles que impressionou Jimi Hendrix
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
A quem pertencem os direitos autorais dos Beatles atualmente?


