O sucesso dos Beatles que a banda quase abandonou pois não estava conseguindo gravar
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2025
Paul McCartney tinha 16 anos e John Lennon 17 quando compuseram "Love Me Do" em 1958, ainda nos tempos de colégio. A música nasceu como uma criação despretensiosa sobre a então namorada de Paul, Iris Caldwell. O próprio Lennon reconheceu a liderança de Paul na criação, conforme a wikipedia: "'Love Me Do' é uma música do Paul... eu lembro que ele já tinha essa música em Hamburgo, bem antes de sermos compositores de verdade." Anos depois, Paul também comentou o processo, dizendo que a composição foi feita a quatro mãos, em uma fase de aprendizado: "Foi apenas Lennon e McCartney sentando juntos, sem nenhuma ideia particularmente original. Nós adorávamos fazer isso, era interessante tentar aprender a compor. Acho que só ficamos tão bons porque escrevemos muito naquele período de formação."

E anos depois, ela se tornaria um marco: o primeiro single oficial dos Beatles, lançado no Reino Unido em outubro de 1962. No entanto, o processo de gravação foi turbulento, a ponto de quase levarem a banda a desistir da faixa. A primeira versão foi feita com Pete Best na bateria, ainda na fase de testes com a Parlophone. Depois veio a gravação com Ringo Starr, já como integrante oficial, em 4 de setembro de 1962. Só que George Martin, produtor da banda, não ficou satisfeito e convocou uma nova sessão uma semana depois, com um baterista de estúdio chamado Andy White. Ringo foi rebaixado ao tamborim e ficou profundamente abalado, ainda mais porque havia sido escolhido para substituir um baterista recém-demitido.
Além disso, havia uma pressão interna para que o primeiro single fosse uma canção chamada "How Do You Do It?", escrita por um compositor externo, relata a Songfacts. Os Beatles não gostaram da ideia e gravaram versões pouco inspiradas. Só depois disso Martin aceitou que "Love Me Do" fosse lançada. Para piorar, as sessões se arrastaram, e o clima era de tensão. Paul chegou a dizer que, se você ouvir com atenção, dá para notar o medo na voz dele, especialmente nos trechos em que substitui Lennon no vocal por conta da harmônica.
John, por sinal, improvisou a parte de gaita no estúdio, com um instrumento que, segundo relatos do ex-empresário Allan Williams, ele havia furtado de uma loja na cidade holandesa de Arnhem anos antes. Seus lábios teriam ficado dormentes após tantas tentativas. Mesmo assim, o single saiu, com o empurrão de Brian Epstein, que comprou milhares de cópias para garantir a entrada nas paradas. "Love Me Do" chegou ao 17º lugar no Reino Unido e, em 1964, alcançaria o topo das paradas americanas durante a Beatlemania.
Quase abandonada pelos próprios autores, a faixa acabaria dando confiança aos Beatles para apresentarem composições próprias em vez de apenas covers. Foi tocada ainda nos tempos dos shows em Hamburgo, onde era testada lado a lado com músicas de Ray Charles e Little Richard. Eles não sabiam se o público aceitaria uma música "deles", mas deu certo. Entre versões com três bateristas e um coro de céticos, "Love Me Do" sobreviveu. E abriu caminho para tudo o que viria depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
Tarja rejeita comparação com Mariah Carey e explica versão sombria de "Jingle Bells"
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
Angra (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 27/09/2026)
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters


O músico que tinha a maior banda da história abrindo seus shows, e trocou de lugar com eles
Ringo Starr revela o show histórico que os Beatles perderam e depois lamentaram
O álbum de 1968 que Regis Tadeu mudou de opinião e passou a gostar: "Entendo o contexto"
O objeto de John Lennon que Rob Halford levou para casa e nunca devolveu
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Por que George Harrison praticamente abandonou a guitarra no auge dos Beatles
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
O pedido de George Harrison que irritou Paul McCartney; "Caramba, qual é o sentido?"
Opinião: Não gosto de "Sgt Pepper's" dos Beatles


