Resenha - Come Clarity - In Flames
Por Ricardo Seelig
Postado em 11 de maio de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O In Flames foi extremamente criticado quanto à sonoridade de seus dois últimos álbuns, "Reroute To Remain" e "Soundtrack To Your Escape". O velho discurso de "elementos new metal" prejudicou a avaliação dos dois discos. Sim, porque a crítica se prendeu a estes novos elementos e deixou de lado a evolução natural do som do grupo, já que os dois álbuns, mesmo que estejam distantes dos excelentes "Colony" e "Clayman", ainda assim são bons trabalhos.
In Flames - Mais Novidades
Parece que toda esta avalanche chegou aos ouvidos do grupo. "Come Clarity", novo trabalho dos suecos, retoma a sonoridade dos primeiros álbuns sem deixar de lado os novos elementos acrescidos recentemente. O resultado é metal original e com qualidade acima da média.
Isso pode ser comprovado logo de cara, com a rápida "Take This Life", que tem até algumas passagens thrash. O bombardeio continua com "Leeches", dona de um refrão que não sai da cabeça, e com "Reflect The Storm", com riffs que nos levam de volta ao início da carreira do conjunto.
Um destaque deve ser feito à faixa "Dead End", onde o grupo mostra mais uma vez que não tem medo de ousar e coloca o vocalista Anders Fridén dividindo os vocais com a cantora pop sueca Lisa Miskovsky. O resultado é ótimo, com a voz extremamente agressiva de Anders entrando em choque com o vocal doce de Lisa.
Outro momento excelente é a faixa título. Lenta, quase uma balada, tem uma bela melodia, mostrando que o grupo não perdeu a principal característica que o tornou conhecido em todo o mundo. O vocal de Anders soa parecidíssimo com o de Jonathan Davis, do Korn, como já havia ocorrido em diversas faixas de "Soundtrack To You Escape". Mas, antes que os mais radicais levantem a voz, deixa eu falar primeiro: "Come Clarity" é uma grande música, com um refrão muito forte e um andamento angustiante. Aliás, o potencial comercial desta faixa é enorme, e deve agradar em cheio os fãs mais antigos do grupo e também os apreciadores de bandas como Korn e System Of A Down.
Outra característica marcante de "Come Clarity" é a quantidade de canções com refrões matadores. "Vacuum" é mais uma delas, assim como "Vanishing Light". Já os saudosistas vão se deliciar com "Pacing Death´s Trail" e "Crawling Through Knives", que resgatam o death metal melódico marcante do grupo.
"Come Clarity" deve trazer de volta uma grande quantidade de fãs que haviam abandonado o In Flames por não curtirem a sonoridade que o grupo apresentou em "Reroute To Remain" e "Soundtrack To Your Escape", e, ao mesmo tempo, deve manter os fãs conquistados com estes dois discos. A união da antiga sonoridade com os novos elementos acrescentados ao som alcança o equilíbrio em "Come Clarity", e mostra que um dos grupos mais originais e influentes dos últimos anos ainda tem muito o que acrescentar ao heavy metal.
Faixas:
1. Take This Life
2. Leeches
3. Reflect The Storm
4. Dead End
5. Scream
6. Come Clarity
7. Vacuum
8. Pacing Death´s Trail
9. Crawl Through Knives
10. Versus Terminus
11. Our Infinite Struggle
12. Vanishing Light
Outras resenhas de Come Clarity - In Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
Bruce Dickinson explica por que não recebeu créditos em "The Number Of The Beast"
A música do Metallica que Elton John considera uma das melhores da história
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil

De Trivium a Ozzy Osbourne, 150 músicas lançadas nos anos 2020 que merecem sua atenção
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
Matt Heafy (Trivium) cita os 3 álbuns que mais o influenciaram
O disco do In Flames que vocalista do Trivium considera um dos melhores de todos os tempos
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro



