Resenha - At The Movies - Keith Emerson
Por Rodrigo Werneck
Postado em 09 de maio de 2006
Nota: 8
Num período em que o supergrupo Emerson, Lake & Palmer deu um descanso, na virada dos anos 70 para os 80, o virtuoso tecladista Keith Emerson deu asas a um antigo sonho: a composição de trilhas sonoras para o cinema. A experiência deu tão certo que ele acabou sendo requisitado para vários trabalhos, sendo que um apanhado deles (sete, no total) acaba de ser posto no mercado pela Sanctuary na forma de um CD triplo.
Após um período muito intenso de gravação de discos e turnês sem fim junto às bandas The Nice (um dos pioneiros do rock progressivo junto ao Procol Harum e ao Moody Blues, ainda nos anos 60) e Emerson, Lake & Palmer (com quem alcançou o estrelato nos anos 70), Keith Emerson resolveu dar um tempo em sua carreira de tecladista de rock para voltar-se ao antigo sonho de produzir trilhas de filmes. Sua primeira tentativa, ainda na segunda metade dos anos 70, foi na adaptação para o cinema de "The Dogs of War", obra literária de Frederick Forsythe. A escolha, entretanto, recaiu sobre outro compositor. Sorte nossa, pois o material foi posteriormente adaptado por Emerson para o disco "Works Vol. 1", do ELP, virando a sensacional suíte "Pirates".
Já em 1980, seu manager, Stewart Young, começou a espalhar a notícia de que Keith estaria interessado em trabalhos na área de trilhas, e rapidamente foi procurado por um diretor "cult" de filmes de terror, o italiano Dario Argento. O projeto caiu como uma luva nas pretensões de Emerson, que desejava trabalhar num filme que não fosse um romance, sem muito terreno para explorar os potenciais de uma trilha sonora, e poder assim correr riscos mais do que desejáveis. O filme oriundo dessa parceria, "Inferno", é considerado o melhor de Argento, e a trilha composta por Emerson é inspiradíssima, com momentos intensos e muito criativos. Emerson conseguiu dar seu toque de mestre mesmo tendo que se limitar, muitas vezes, às barreiras existentes num estilo de música incidental. "Taxi Ride" chega até a lembrar a pulsante música do ELP.
Em 1981, sem atividades em grupos por um tempo e já morando nas Bahamas com a família, Emerson compôs a trilha do filme norte-americano "Nighthawks", um thriller sobre terrorismo, que contava com Sylvester Stallone como ator principal. A trilha possui bons momentos, embora não seja um dos melhores trabalhos de Emerson neste segmento. Para piorar, ele resolveu arriscar-se, com resultado duvidoso, nos vocais principais na música "I’m A Man" (um cover para a original do Spencer Davis Group, que continha Steve Winwood no vocal).
No ano seguinte (1982), Emerson compôs mais uma trilha, desta vez para outro filme norte-americano, "Best Revenge". Quem o auxiliou com alguns vocais dessa vez (felizmente Emerson desistiu de cantar!), foi Brad Delp, da banda Boston. O resultado dessa nova investida foi bom, incluindo belíssimos momentos como na música "The Dreamer", levada por Emerson somente no piano, algo no qual ele é mestre.
Seu retorno ao cinema de terror, e como conseqüência ao trabalho com um diretor italiano (no caso, Lucio Fulci), foi no filme "Murderock". Isso já ocorreu em 1984, época de filmes como "Flashdance" e "Footlose", e uma trilha mais comercial se tornou necessária, mesmo sendo um filme de terror, com resultado inferior ao dos trabalhos anteriores.
Era hora de Keith dar um tempo nas trilhas e voltar ao seu status de "rock star", o que acabou ocorrendo na tentativa de ressuscitar pela primeira vez o ELP. Como o superbaterista Carl Palmer estava envolvido com o Ásia na época, Emerson e o vocalista/baixista Greg Lake convocaram para as baquetas Cozy Powell, mantendo as famosas iniciais no nome do conjunto. Simon Philips foi outro cogitado para a tarefa, mas Powell ganhou o posto e lançaram o disco "Emerson, Lake & Powell" em 1986, seguido de extensa turnê.
Já em 1987, Emerson retornou ao seu trabalho com as trilhas, dessa vez contemplando o mercado japonês e o filme "Harmagedon". Para o qual compôs, inusitadamente, sem ao menos ver uma edição preliminar do filme, mas apenas fotos e textos contando partes da estória.
Mais uma vez, Keith se voltou para o rock, formando dessa vez o grupo Three, que contava com Palmer na bateria e o vocalista/baixista/guitarrista Robert Berry. O disco "To The Power Of Three" foi lançado, e após a turnê de promoção a banda dissolveu-se. Antes de planejar mais um retorno do ELP, Emerson voltou a trabalhar com o diretor italiano Dario Argento na trilha para o filme "La Chiesa" ("The Church"), lançado em 1989, a qual não escreveu por completo. Contribuiu com somente algumas partes da mesma, incluindo a excelente faixa-título, que seria posteriormente regravada para seu disco solo "Changing States" (numa versão ainda mais arrebatadora).
O ELP finalmente retornou aos estúdios e palcos, dessa vez com a formação original completa e já no início dos anos 90, e foi nessa época que tivemos o prazer de finalmente ver Keith e banda em ação nos palcos brasileiros, mais precisamente em 1994 e novamente em 1997.
Mas isso não impediu Keith Emerson de eventualmente retornar às trilhas sonoras. Em 1994, foi chamado aos estúdios da Marvel Comics na Califórnia para uma reunião com o lendário Stan Lee e executivos da empresa. Lee, o criador do "Homem de Ferro" ("Iron Man"), queria que Emerson compusesse a trilha de uma nova série de desenhos animados baseada no personagem, cujo objetivo era cativar as crianças e adolescentes e ao mesmo tempo prover música de boa qualidade, que as estimulasse de forma inconsciente. Uma boa jogada junto aos pais, que ainda por cima teriam mais prazer em assistir aos episódios junto de seus filhos. Este trabalho, porém, não foi incluído neste CD triplo, tendo saído porém numa versão limitada, disponível para venda somente no próprio website de Emerson.
Entre idas e vindas do ELP, e o eventual fim definitivo da banda (será?), Keith Emerson achou tempo para gravar discos solo, e armar até um retorno do The Nice, na virada do século. Sua última experiência com trilhas foi novamente no mercado japonês, especificamente para o filme "Godzilla – The Final Wars", produzido em 2004 para comemorar os 50 anos do filme original do mítico monstro.
Hoje se apresentando mundo afora, com sucesso, com sua Keith Emerson Band, o tecladista que revolucionou o mundo do rock ao adicionar distorção a um órgão Hammond B3 (mesmo veementemente desaconselhado pela fábrica), e por ser responsável pelo primeiro solo de sintetizador num disco (mais precisamente o de "Lucky Man", no disco de estréia do ELP), e ainda por desenvolver junto a Bob Moog o sintetizador polifônico, parece não querer diminuir o ritmo. Certamente o veremos em breve produzindo novas trilhas sonoras, até por se tratar de um trabalho mais tranqüilo para quando se aposentar de vez dos palcos.
Tracklist:
CD 1 (Vol. 1 – US Movies)
1. Nighthawks (Main Title Theme)
2. Mean Stalkin'
3. The Bust
4. Nighthawking
5. The Chase
6. I'm A Man
7. The Chopper
8. Tramway
9. I'm Comin' In
10. Face To Face
11. Flight Of the Hawk
12. Best Revenge - Orchestral Suite
13. Playing For Keeps
14. The Dreamer (Love Theme)
15. Wha'dya Mean
16. Outgoing Tide
17. For Those Who Win
18. The Runner
Tracks 1-11: "Nighthawks" movie (1981)
Tracks 12-18: "Best Revenge" movie (1982)
CD 2 (Vol. 2 – Italian Movies)
1. Inferno (Main Title)
2. Rose's Descent Into The Cellar
3. Taxi Ride (Rome)
4. The Library
5. Sarah In the Library Vaults
6. Bookbinder's Delight
7. Rose Leaves The Apartment
8. Rose Gets It
9. Elisa's Story
10. A Cat Attic Attack
11. Kazanian's Tarantella
12. Mark's Discovery
13. Mater Tenebrarum
14. Inferno Finale
15. Cigarettes, Ices, etc
16. Inferno Extras
17. La Chiesa (The Church - Main Theme)
18. The Possession
19. Prelude 24
20. La Chiesa Revisited
21. Murderock
22. Not So Innocent
23. Prelude To Candice
24. Don't Go In The Shower
25. Coffee Time
26. Candice
27. New York Dash
28. Tonight Is Not Your Night
29. The Spillone
Tracks 1-16: "Inferno" movie (1980)
Tracks 17-20: "La Chiesa" movie (1989)
Tracks 21-29: "Murderock" movie (1984)
CD 3 (Vol. 3 – Japanese Movies)
1. Harmagedon (Theme Of The Floi)
2. Jo And Michiko
3. Sonny's Skate State
4. Zamedy Stomp
5. Challenge Of the Psionic Fighter
6. Children Of the Light
7. Godzilla Vs. Gotengo
8. Godzilla Final Wars Titles
9. EDF Headquarters Fight
10. EDF Museum
11. Infant Island
12. Rodan Attacks NYC
13. Earth Defense Forces Theme
14. Motorcycle Battle
15. Godzilla Awakens
16. Love Theme
17. Monster Zero Theme
18. Cruising The Cirro Stratus
19. Godzilla Theme I. Ifukube
20. Godzilla Final Wars End Titles
Tracks 1-7: "Harmagedon" movie (1987)
Tracks 8-20: "Godzilla – The Final Wars" movie (2004)
Site oficial: www.keithemerson.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps