Resenha - 24th Century - Fates Prophecy
Por Fábio Faria
Postado em 25 de abril de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de várias audições do terceiro disco do conjunto paulista Fates Prophecy, batizado de ‘24th Century’, uma duvida cruel não sai da mente. Será que o fato de as canções terem uma sonoridade incrivelmente parecida com as composições do Iron Maiden foi algo proposital ou isso aconteceu naturalmente? A pergunta tem fundamento uma vez que o Fates sempre carregou o estigma de ser o "Maiden tupiniquim", algo que não era totalmente verdadeiro no início de sua carreira, mas que agora ganha força, já que a maioria de seus integrantes também fazem parte de uma banda tributo à de Steve Harris e cia: a conhecidíssima Children Of The Beast.

É bem verdade que o Fates vem mais pesado nesse novo trabalho, com as guitarras mais carregadas, principalmente se comparadas com as músicas de seus dois primeiros discos, ‘Into The Mind’, de 1999, e ‘Eyes of Truth’, de 2002. Entretanto, é impossível não lembrar da Donzela de Ferro ao escutar diversas passagens de praticamente todas as canções CD ‘24th Century’, que marca a estréia de estúdio de Sergio Faga nos vocais, não por acaso apelidado de "Bruce Dickinson brasileiro". Apesar de o timbre não ser o mesmo, o modo como Faga usa sua voz lembra demais o cantor britânico, até mesmo em sua carreira solo, o que de fato mostra que o brasileiro possui um gogó privilegiado. Numa banda cover isso é mais que um elogio, agora, quando se fala de um trabalho profissional próprio a coisa fica mais complicada.
O interessante é que Sergio não é o único a trazer as características ou trejeitos que lembram os músicos do Maiden, mas o modo de tocar do baterista Sandro Muniz assemelha-se ao de Nicko McBrain, o dos guitarristas Paulo Almeida – um dos fundadores e principal compositor do Fates Prophecy, e último a integrar a Children Of The Beast – e Lely Biscassi aos dos guitarristas da Donzela e mesmo o baixista Alexandre Ferreira, que não tem relação com a banda cover, não deixa de clonar – vide as linhas de baixo no solo de ‘Beyond Good And Evil’ -, com menos ênfase, é verdade, o estilo de Steve Harris.
Levando-se em conta as similaridades descaradas entre as duas bandas, é inegável que o Fates Prophecy é formado por músicos talentosíssimos, o que reforça o inconformismo com uma certa falta de originalidade do material apresentado neste CD. Mesmo assim, tente não se empolgar ao ouvir os refrães de ‘Welcome To The Dark Future’ ou ‘Hollowman’. É impossível esquecê-los facilmente. Ou então, não se render à cadência da maravilhosa e pesada faixa-título, com seus teclados e efeitos nos vocais, ou à épica ‘Heart, Faith And Braveness’(a melhor do disco, ainda que soando como uma prima distante de ‘The Clansman’, do Iron).
No geral, ‘24th Century’ é bastante satisfatório e possui elementos que agradarão em cheio os fãs de heavy metal tradicional menos exigentes. Vale a pena sua aquisição, é satisfação garantida. Como bônus o CD traz uma versão para ‘Rock You Like A Hurricane’, do Scorpions e um vídeo pra lá de amador da faixa de abertura.
No entanto, a dúvida persiste: se existe o talento, pra que seguir os passos bem sucedidos e até certo ponto desgastados daqueles que os inspiraram? Não seria melhor tentar um direcionamento diferente, usando as influências de uma maneira menos evidente? Cada cabeça uma sentença, mas tenho pra mim que a resposta é sim.
Faixas:
1. Welcome To The Dark Future
2. Hollowman
3. Blessing Way
4. Insomnia
5. 24th Century
6. Beyond Good And Evil
7. Life Circle
8. Unbreakable
9. Heart, Faith And Braveness
10. Rock You Like A Hurricane (faixa- bônus)
11. Welcome To The Dark Future (vídeo-clipe)
Formação:
Sérgio Faga – Vocais
Lely Biscassi – Guitarras
Paulo Almeida – Guitarras
Alexandre Ferreira – Baixo
Sandro Muniz – Bateria
Material Cedido Por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
São Paulo (SP)
Outras resenhas de 24th Century - Fates Prophecy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Nita Strauss cresceu acreditando que era descendente de Johann Strauss
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
A incrível música do Slipknot que Corey gostaria de nunca mais cantar, mas não consegue
Guitar World: os 100 melhores guitarristas de hard rock
Integrante do Metallica admite que a idade está pesando para dois deles


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



