Resenha - 24th Century - Fates Prophecy
Por Fábio Faria
Enviar Correções
8
É bem verdade que o Fates vem mais pesado nesse novo trabalho, com as guitarras mais carregadas, principalmente se comparadas com as músicas de seus dois primeiros discos, ‘Into The Mind’, de 1999, e ‘Eyes of Truth’, de 2002. Entretanto, é impossível não lembrar da Donzela de Ferro ao escutar diversas passagens de praticamente todas as canções CD ‘24th Century’, que marca a estréia de estúdio de Sergio Faga nos vocais, não por acaso apelidado de "Bruce Dickinson brasileiro". Apesar de o timbre não ser o mesmo, o modo como Faga usa sua voz lembra demais o cantor britânico, até mesmo em sua carreira solo, o que de fato mostra que o brasileiro possui um gogó privilegiado. Numa banda cover isso é mais que um elogio, agora, quando se fala de um trabalho profissional próprio a coisa fica mais complicada.
O interessante é que Sergio não é o único a trazer as características ou trejeitos que lembram os músicos do Maiden, mas o modo de tocar do baterista Sandro Muniz assemelha-se ao de Nicko McBrain, o dos guitarristas Paulo Almeida – um dos fundadores e principal compositor do Fates Prophecy, e último a integrar a Children Of The Beast – e Lely Biscassi aos dos guitarristas da Donzela e mesmo o baixista Alexandre Ferreira, que não tem relação com a banda cover, não deixa de clonar – vide as linhas de baixo no solo de ‘Beyond Good And Evil’ -, com menos ênfase, é verdade, o estilo de Steve Harris.
Levando-se em conta as similaridades descaradas entre as duas bandas, é inegável que o Fates Prophecy é formado por músicos talentosíssimos, o que reforça o inconformismo com uma certa falta de originalidade do material apresentado neste CD. Mesmo assim, tente não se empolgar ao ouvir os refrães de ‘Welcome To The Dark Future’ ou ‘Hollowman’. É impossível esquecê-los facilmente. Ou então, não se render à cadência da maravilhosa e pesada faixa-título, com seus teclados e efeitos nos vocais, ou à épica ‘Heart, Faith And Braveness’(a melhor do disco, ainda que soando como uma prima distante de ‘The Clansman’, do Iron).
No geral, ‘24th Century’ é bastante satisfatório e possui elementos que agradarão em cheio os fãs de heavy metal tradicional menos exigentes. Vale a pena sua aquisição, é satisfação garantida. Como bônus o CD traz uma versão para ‘Rock You Like A Hurricane’, do Scorpions e um vídeo pra lá de amador da faixa de abertura.
No entanto, a dúvida persiste: se existe o talento, pra que seguir os passos bem sucedidos e até certo ponto desgastados daqueles que os inspiraram? Não seria melhor tentar um direcionamento diferente, usando as influências de uma maneira menos evidente? Cada cabeça uma sentença, mas tenho pra mim que a resposta é sim.
Faixas:
1. Welcome To The Dark Future
2. Hollowman
3. Blessing Way
4. Insomnia
5. 24th Century
6. Beyond Good And Evil
7. Life Circle
8. Unbreakable
9. Heart, Faith And Braveness
10. Rock You Like A Hurricane (faixa- bônus)
11. Welcome To The Dark Future (vídeo-clipe)
Formação:
Sérgio Faga – Vocais
Lely Biscassi – Guitarras
Paulo Almeida – Guitarras
Alexandre Ferreira – Baixo
Sandro Muniz – Bateria
Material Cedido Por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
São Paulo (SP)
Outras resenhas de 24th Century - Fates Prophecy
Resenha - 24th Century - Fates Prophecy