Resenha - 24th Century - Fates Prophecy
Por Fábio Faria
Postado em 25 de abril de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de várias audições do terceiro disco do conjunto paulista Fates Prophecy, batizado de ‘24th Century’, uma duvida cruel não sai da mente. Será que o fato de as canções terem uma sonoridade incrivelmente parecida com as composições do Iron Maiden foi algo proposital ou isso aconteceu naturalmente? A pergunta tem fundamento uma vez que o Fates sempre carregou o estigma de ser o "Maiden tupiniquim", algo que não era totalmente verdadeiro no início de sua carreira, mas que agora ganha força, já que a maioria de seus integrantes também fazem parte de uma banda tributo à de Steve Harris e cia: a conhecidíssima Children Of The Beast.

É bem verdade que o Fates vem mais pesado nesse novo trabalho, com as guitarras mais carregadas, principalmente se comparadas com as músicas de seus dois primeiros discos, ‘Into The Mind’, de 1999, e ‘Eyes of Truth’, de 2002. Entretanto, é impossível não lembrar da Donzela de Ferro ao escutar diversas passagens de praticamente todas as canções CD ‘24th Century’, que marca a estréia de estúdio de Sergio Faga nos vocais, não por acaso apelidado de "Bruce Dickinson brasileiro". Apesar de o timbre não ser o mesmo, o modo como Faga usa sua voz lembra demais o cantor britânico, até mesmo em sua carreira solo, o que de fato mostra que o brasileiro possui um gogó privilegiado. Numa banda cover isso é mais que um elogio, agora, quando se fala de um trabalho profissional próprio a coisa fica mais complicada.
O interessante é que Sergio não é o único a trazer as características ou trejeitos que lembram os músicos do Maiden, mas o modo de tocar do baterista Sandro Muniz assemelha-se ao de Nicko McBrain, o dos guitarristas Paulo Almeida – um dos fundadores e principal compositor do Fates Prophecy, e último a integrar a Children Of The Beast – e Lely Biscassi aos dos guitarristas da Donzela e mesmo o baixista Alexandre Ferreira, que não tem relação com a banda cover, não deixa de clonar – vide as linhas de baixo no solo de ‘Beyond Good And Evil’ -, com menos ênfase, é verdade, o estilo de Steve Harris.
Levando-se em conta as similaridades descaradas entre as duas bandas, é inegável que o Fates Prophecy é formado por músicos talentosíssimos, o que reforça o inconformismo com uma certa falta de originalidade do material apresentado neste CD. Mesmo assim, tente não se empolgar ao ouvir os refrães de ‘Welcome To The Dark Future’ ou ‘Hollowman’. É impossível esquecê-los facilmente. Ou então, não se render à cadência da maravilhosa e pesada faixa-título, com seus teclados e efeitos nos vocais, ou à épica ‘Heart, Faith And Braveness’(a melhor do disco, ainda que soando como uma prima distante de ‘The Clansman’, do Iron).
No geral, ‘24th Century’ é bastante satisfatório e possui elementos que agradarão em cheio os fãs de heavy metal tradicional menos exigentes. Vale a pena sua aquisição, é satisfação garantida. Como bônus o CD traz uma versão para ‘Rock You Like A Hurricane’, do Scorpions e um vídeo pra lá de amador da faixa de abertura.
No entanto, a dúvida persiste: se existe o talento, pra que seguir os passos bem sucedidos e até certo ponto desgastados daqueles que os inspiraram? Não seria melhor tentar um direcionamento diferente, usando as influências de uma maneira menos evidente? Cada cabeça uma sentença, mas tenho pra mim que a resposta é sim.
Faixas:
1. Welcome To The Dark Future
2. Hollowman
3. Blessing Way
4. Insomnia
5. 24th Century
6. Beyond Good And Evil
7. Life Circle
8. Unbreakable
9. Heart, Faith And Braveness
10. Rock You Like A Hurricane (faixa- bônus)
11. Welcome To The Dark Future (vídeo-clipe)
Formação:
Sérgio Faga – Vocais
Lely Biscassi – Guitarras
Paulo Almeida – Guitarras
Alexandre Ferreira – Baixo
Sandro Muniz – Bateria
Material Cedido Por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
São Paulo (SP)
Outras resenhas de 24th Century - Fates Prophecy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
A gigante banda de prog onde Phil Collins quase ingressou; "fui ver eles um monte de vezes"
O clássico do metal extremo que o jornalista Andre Barcinski ama
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
Rock in Rio 1991, Maracanã lotado, e o Guns N' Roses ameaçou não subir ao palco...
João Gordo revela quanto ganhava de salário na MTV e na Record
O hit do Van Halen que Sammy Hagar se recusava a cantar quando entrou na banda


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



