RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame

Matt Heafy deixa falsa modéstia de lado e insinua que Trivium pode ser "o novo Metallica"

O melhor álbum dos últimos cinco anos de acordo com Myles Kennedy

O clássico do Megadeth que fez sucesso antes de ser lançado de forma oficial

Kerry King e o inusitado senso de humor de Dimebag Darrell; "Te peguei, não foi?"


Pierce The Veil
Comitiva

Resenha - 24th Century - Fates Prophecy

Por Fábio Faria
Postado em 25 de abril de 2006

Nota: 8 starstarstarstarstarstarstarstar

Depois de várias audições do terceiro disco do conjunto paulista Fates Prophecy, batizado de ‘24th Century’, uma duvida cruel não sai da mente. Será que o fato de as canções terem uma sonoridade incrivelmente parecida com as composições do Iron Maiden foi algo proposital ou isso aconteceu naturalmente? A pergunta tem fundamento uma vez que o Fates sempre carregou o estigma de ser o "Maiden tupiniquim", algo que não era totalmente verdadeiro no início de sua carreira, mas que agora ganha força, já que a maioria de seus integrantes também fazem parte de uma banda tributo à de Steve Harris e cia: a conhecidíssima Children Of The Beast.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

É bem verdade que o Fates vem mais pesado nesse novo trabalho, com as guitarras mais carregadas, principalmente se comparadas com as músicas de seus dois primeiros discos, ‘Into The Mind’, de 1999, e ‘Eyes of Truth’, de 2002. Entretanto, é impossível não lembrar da Donzela de Ferro ao escutar diversas passagens de praticamente todas as canções CD ‘24th Century’, que marca a estréia de estúdio de Sergio Faga nos vocais, não por acaso apelidado de "Bruce Dickinson brasileiro". Apesar de o timbre não ser o mesmo, o modo como Faga usa sua voz lembra demais o cantor britânico, até mesmo em sua carreira solo, o que de fato mostra que o brasileiro possui um gogó privilegiado. Numa banda cover isso é mais que um elogio, agora, quando se fala de um trabalho profissional próprio a coisa fica mais complicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O interessante é que Sergio não é o único a trazer as características ou trejeitos que lembram os músicos do Maiden, mas o modo de tocar do baterista Sandro Muniz assemelha-se ao de Nicko McBrain, o dos guitarristas Paulo Almeida – um dos fundadores e principal compositor do Fates Prophecy, e último a integrar a Children Of The Beast – e Lely Biscassi aos dos guitarristas da Donzela e mesmo o baixista Alexandre Ferreira, que não tem relação com a banda cover, não deixa de clonar – vide as linhas de baixo no solo de ‘Beyond Good And Evil’ -, com menos ênfase, é verdade, o estilo de Steve Harris.

Levando-se em conta as similaridades descaradas entre as duas bandas, é inegável que o Fates Prophecy é formado por músicos talentosíssimos, o que reforça o inconformismo com uma certa falta de originalidade do material apresentado neste CD. Mesmo assim, tente não se empolgar ao ouvir os refrães de ‘Welcome To The Dark Future’ ou ‘Hollowman’. É impossível esquecê-los facilmente. Ou então, não se render à cadência da maravilhosa e pesada faixa-título, com seus teclados e efeitos nos vocais, ou à épica ‘Heart, Faith And Braveness’(a melhor do disco, ainda que soando como uma prima distante de ‘The Clansman’, do Iron).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

No geral, ‘24th Century’ é bastante satisfatório e possui elementos que agradarão em cheio os fãs de heavy metal tradicional menos exigentes. Vale a pena sua aquisição, é satisfação garantida. Como bônus o CD traz uma versão para ‘Rock You Like A Hurricane’, do Scorpions e um vídeo pra lá de amador da faixa de abertura.

No entanto, a dúvida persiste: se existe o talento, pra que seguir os passos bem sucedidos e até certo ponto desgastados daqueles que os inspiraram? Não seria melhor tentar um direcionamento diferente, usando as influências de uma maneira menos evidente? Cada cabeça uma sentença, mas tenho pra mim que a resposta é sim.

Faixas:

1. Welcome To The Dark Future
2. Hollowman
3. Blessing Way
4. Insomnia
5. 24th Century
6. Beyond Good And Evil
7. Life Circle
8. Unbreakable
9. Heart, Faith And Braveness
10. Rock You Like A Hurricane (faixa- bônus)
11. Welcome To The Dark Future (vídeo-clipe)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Formação:
Sérgio Faga – Vocais
Lely Biscassi – Guitarras
Paulo Almeida – Guitarras
Alexandre Ferreira – Baixo
Sandro Muniz – Bateria

Material Cedido Por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
São Paulo (SP)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Fábio Faria

"Maidenmaníaco" convicto, nascido em 1973, passou a escutar Rock com 10 anos de idade. Primeiro disco adquirido foi "Destroyer" do Kiss. Logo depois conheceu o álbum "Killers" do Iron Maiden, e a identificação foi instantânea. Curte todos os estilos e sub-estilos do Rock e do Metal. Sem preconceito, escuta desde Black Sabbath, Yes, Janis Joplin, Slayer, In Flames, Sex Pistols até Dream Theater, U2, Blind Guardian, Slipknot, Carcass, etc. Bandas favoritas: Iron Maiden e Beatles.
Mais matérias de Fábio Faria.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS