Resenha - Dirty Diamonds - Alice Cooper
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 16 de abril de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dizia uma música popular brasileira de antigamente que "panela velha é que faz comida boa". Quem é da minha geração, mesmo não gostando, certamente escutou isso quando criança, seja na televisão, seja na velha vitrola do pai. Depois de ouvir este álbum do Alice Cooper, fico com uma certeza enorme de que esta frase tem lá a sua razão de ser.
E isto se confirma logo de cara, na primeira música do disco, "Woman Of Mass Distraction". Ela mostra que o mestre Alice Cooper não está lançando álbum novo para brincar e experimentar novas tendências musicais, mas sim para apresentar um material de primeira linha, celebrando uma volta ao estilo clássico que lhe trouxe o sucesso iniciado no passado.
Um Hard Rock no melhor estilo anos 70 pode ser percebido na maior parte do álbum, vindo a agradar em cheio os fãs do incansável Cooper. Se alguém apostou que o Alice não apresentaria mais nada que soasse como seus clássicos antigos, errou feio. Ele busca com este álbum uma volta às suas raízes, depois ter "flertado" com uma sonoridade mais pesada nos discos lançados no início desta década - Brutal Planet e Dragontown.
Inúmeros são os destaques deste cd avaliado. "Perfect", "You Make Me Wanna" e "Sunset Babies (All Got Rabies)" trazem à tona um Hardão Setentista, com um instrumental bem trabalhado. A faixa título também é muito interessante, iniciando-se com um som que transmite um certo clima de filme de suspense. E tem ainda "Steal That Car", outra ótima música do cd, marcada por um Rock direto e sem frescuras.
"The Saga Of Jesse Jane", "Pretty Ballerina" e "Six Hours" são as mais calmas do disco, com um ritmo bastante cadenciado e letras que se encaixam muito bem com a sonoridade apresentada, estando as três estrategicamente distribuídas no álbum, mescladas com outras mais rápidas.
As únicas músicas que destoam do restante do álbum são "Run Down The Devil" e a faixa bônus "Stand". A primeira porque se aproxima de um Hard Rock industrial que caberia até mesmo em um disco do Marilyn Manson; e a segunda porque traz inserções de Rap, mostrando-se totalmente dispensável, perto da qualidade das demais.
Enfim, Alice Cooper pode ficar tranqüilo, pois se a vontade dele era mostrar algo semelhante à sonoridade que marcou sua carreira de mais de 30 anos, Dirty Diamonds foi um tiro certeiro: trouxe um Hard Rock clássico sem abusar na dose de modernidade (erro que muitas bandas das antigas cometem e por isso acabam trocando os pés pelas mãos, com lançamentos "caça-níqueis" de má qualidade).
Pelo belo trabalho que fizeram no disco, importante indicar, por fim, o nome dos músicos que acompanham Cooper: Ryan Roxie (guitarra), Damon Johnson (guitarra), Chuck Garric (baixo) e Tommy Cufetos (bateria).
Conclusão: compre o disco sem medo de errar.
Nacional – Spitfire Records/ST2
Outras resenhas de Dirty Diamonds - Alice Cooper
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
David Gilmour revela seu letrista favorito de todos os tempos — não é Roger Waters
Casagrande pergunta a Paulo Miklos se havia rivalidade ou amizade entre bandas dos anos 80
Atacante da Série A diz que curte Nirvana, mas não se ouve rock nos vestiários


Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
As 50 melhores músicas de 2025, segundo a Classic Rock
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que Joe Perry quase escolheu no lugar do Aerosmith; a proposta parecia fazer sentido
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



