Resenha - Dirty Diamonds - Alice Cooper
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 16 de abril de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dizia uma música popular brasileira de antigamente que "panela velha é que faz comida boa". Quem é da minha geração, mesmo não gostando, certamente escutou isso quando criança, seja na televisão, seja na velha vitrola do pai. Depois de ouvir este álbum do Alice Cooper, fico com uma certeza enorme de que esta frase tem lá a sua razão de ser.
E isto se confirma logo de cara, na primeira música do disco, "Woman Of Mass Distraction". Ela mostra que o mestre Alice Cooper não está lançando álbum novo para brincar e experimentar novas tendências musicais, mas sim para apresentar um material de primeira linha, celebrando uma volta ao estilo clássico que lhe trouxe o sucesso iniciado no passado.
Um Hard Rock no melhor estilo anos 70 pode ser percebido na maior parte do álbum, vindo a agradar em cheio os fãs do incansável Cooper. Se alguém apostou que o Alice não apresentaria mais nada que soasse como seus clássicos antigos, errou feio. Ele busca com este álbum uma volta às suas raízes, depois ter "flertado" com uma sonoridade mais pesada nos discos lançados no início desta década - Brutal Planet e Dragontown.
Inúmeros são os destaques deste cd avaliado. "Perfect", "You Make Me Wanna" e "Sunset Babies (All Got Rabies)" trazem à tona um Hardão Setentista, com um instrumental bem trabalhado. A faixa título também é muito interessante, iniciando-se com um som que transmite um certo clima de filme de suspense. E tem ainda "Steal That Car", outra ótima música do cd, marcada por um Rock direto e sem frescuras.
"The Saga Of Jesse Jane", "Pretty Ballerina" e "Six Hours" são as mais calmas do disco, com um ritmo bastante cadenciado e letras que se encaixam muito bem com a sonoridade apresentada, estando as três estrategicamente distribuídas no álbum, mescladas com outras mais rápidas.
As únicas músicas que destoam do restante do álbum são "Run Down The Devil" e a faixa bônus "Stand". A primeira porque se aproxima de um Hard Rock industrial que caberia até mesmo em um disco do Marilyn Manson; e a segunda porque traz inserções de Rap, mostrando-se totalmente dispensável, perto da qualidade das demais.
Enfim, Alice Cooper pode ficar tranqüilo, pois se a vontade dele era mostrar algo semelhante à sonoridade que marcou sua carreira de mais de 30 anos, Dirty Diamonds foi um tiro certeiro: trouxe um Hard Rock clássico sem abusar na dose de modernidade (erro que muitas bandas das antigas cometem e por isso acabam trocando os pés pelas mãos, com lançamentos "caça-níqueis" de má qualidade).
Pelo belo trabalho que fizeram no disco, importante indicar, por fim, o nome dos músicos que acompanham Cooper: Ryan Roxie (guitarra), Damon Johnson (guitarra), Chuck Garric (baixo) e Tommy Cufetos (bateria).
Conclusão: compre o disco sem medo de errar.
Nacional – Spitfire Records/ST2
Outras resenhas de Dirty Diamonds - Alice Cooper
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
CD vs Vinil: não diga que o som do vinil é melhor - porque não é
Dave Mustaine, do Megadeth, abre o jogo sobre convite a Pepeu Gomes



Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que Joe Perry quase escolheu no lugar do Aerosmith; a proposta parecia fazer sentido
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
Aos 77 anos, Alice Cooper explica como nunca perdeu a voz
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



