Resenha - Acústico MTV - Bandas Gaúchas
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 03 de abril de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é por ser gaúcho, mas o projeto acústico que a MTV fez com as daqui é sensacional. Nessa iniciativa ousada, o canal de televisão uniu cinco diferentes grupos para a gravação de um único CD e DVD. Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Ultramen, e o ex-Replicantes Wander Wildner são os artistas que comandam o "Acústico MTV – Bandas Gaúchas". O DVD, além de contar com todas as mesmas músicas do CD (apesar de sua ordem de apresentação estar levemente modificada), conta ainda com duas exclusividades.

Cada artista ficou responsável por cinco músicas. E a primeira a se apresentar é a Bidê ou Balde, já conhecida de alguns, grupo que desapontou no Rio Grande do Sul com o seu rock irreverente e animado. E aqui Carlinhos Carneiro (vocal) e sua trupe mostram todas as composições mais marcantes da sua carreira. "Microondas", "Bromélias" e "Mesmo que Mude" são aquelas faixas que evidenciam letras bem boladas, assim como o maior ‘hit’ do grupo até então, "Melissa" – que contou aqui com a participação de Roger (Ultraje a Rigor) dividindo os vocais e os violões. "E Por Que Não?" também está presente, a faixa mais polêmica do rock nacional da atualidade. Pretendo não polemizar mais esse assunto, mas sem dúvida, ela é ótima, como as outras quatro! Destaque ainda para a lindíssima Vivi Peçaibes nos teclados...
Do underground gaúcho para o posto de uma das mais badaladas bandas nacionais. Afinal, até no especial de fim de ano da Rede Globo a Cachorro Grande já "tocou". E como imaginamos, a sua participação nesse acústico é sensacional, e talvez seja o carro-chefe para a promoção tanto do CD como do DVD. "Hey Amigo!" e "Que Loucura" ficaram ótimas, assim como a "Sexperienced", a melhor de todas, com certeza. "Dia Perfeito" contou com a participação de Paulo Miklos do Titãs nos vocais e banjo, enquanto que "O Dia de Amanhã" traz o instrumental melhor trabalhado, mesmo sendo uma balada. Encerrada a primeira metade do DVD fiquei com a clara certeza que essas são as melhores bandas do estado, tratando de rock. Tanto pelas suas composições como pela sua ‘performance’, mesmo com a ressalva do formato acústico.
Talvez um nome controverso para o material: Ultramen. A banda apesar de ter características marcantes do rock e até do metal em algumas faixas, tem aquele típico ‘swing’ da música carioca, além de muitas referências ao pop. Destaque para "Santo Forte" e "Dívida", essa última com a participação de Falcão (O Rappa) nos vocais. Entretanto, Ultramen é a banda que traz a maior infra-estrutura para esse DVD; além de Tonho Crocco (vocal e violão) e o restante do grupo, lá estão vozes de apoio, DJ e percussionista. Talvez até seja de algum agrado por parte dos espectadores faixas como "Ultramanos" (com um pouco de rap) e "Preserve".
Já Wander Wildner, músico consagrado do rock gaúcho pelo sucesso com Os Replicantes, brinda o disco com bastante luxo. Afinal, é a nata do rock sulista presente em composições que já estão marcadas na história do cenário, como "Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo" (gravada por outros diversos nomes do Rio Grande do Sul e do Brasil) e "Bebendo Vinho", que todos os gaúchos já ouviram pelo menos uma vez. Apesar de ter as minhas restrições quanto à sua técnica vocal, Wander dá um show e mostra que entende bastante do assunto, além de trazer músicos de excelente nível técnico, como Jimmy Joe (violão).
Uma das exclusividades do DVD fica por conta de Wander, com a faixa "Rodando El Mundo", não presente no CD. Com o fim do trecho ao vivo de Wander, ainda há o ‘making of’ do DVD, como material extra.
O Rio Grande do Sul está bem representado com esse DVD, com versões acústicas e muitíssimo bem trabalhadas. Apenas uma ressalva eu quero fazer quanto a esse material: ao invés de ter sido gravado em São Paulo, não seria melhor gravar o "Bandas Gaúchas" no próprio Rio Grande do Sul?
Ah, a outra exclusividade é a versão que a Ultramen fez para "Amigo Punk" do Graforréia Xilarmônica (outro ícone do rock gaúcho) – escondida como ‘easter egg’.
Track-list:
01. Microondas (Bidê ou Balde)
02. Bromélias (Bidê ou Balde)
03. E Por que Não? (Bidê ou Balde)
04. Melissa (Bidê ou Balde)
05. Mesmo que Mude (Bidê ou Balde)
06. Sexperienced (Cachorro Grande)
07. O Dia de Amanhã (Cachorro Grande)
08. Hey Amigo! (Cachorro Grande)
09. Dia Perfeito (Cachorro Grande)
10. Que Loucura (Cachorro Grande)
11. Ultramanos (Ultramen)
12. Santo Forte (Ultramen)
13. Máquina do Tempo (Ultramen)
14. Dívida (Ultramen)
15. Preserve (Ultramen)
16. Rodando El Mundo (Wander Wildner)
17. Mantra de Possibilidades (Wander Wildner)
18. Bebendo Vinho (Wander Wildner)
19. Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro (Wander Wildner)
20. Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo (Wander Wildner)
21. No Ritmo da Vida (Wander Wildner)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A banda que Robert Smith do The Cure disse ter perdido completamente o sentido do rock
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
O que realmente matou P.A. do RPM, segundo Fernando Deluqui
David Gilmour: cinco guitarristas que ele copiou para criar seu estilo de tocar
"Gente" de Raul Seixas e a complexidade dos desejos da espécie humana

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



