Resenha - Acústico MTV - Bandas Gaúchas
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 06 de fevereiro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Salve, salve MTV! Salve, salve bandas gaúchas! Em uma iniciativa ousada a MTV fez do seu novo "Acústico" algo realmente especial, ainda mais para o público gaúcho. Ao invés de privilegiar somente um artista, foram escolhidas quatro bandas – aquelas de maior destaque no cenário do sul atualmente – para dividirem o mesmo palco. Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Ultramen e o ex-Replicantes Wander Wildner são os artistas que comandam o "Acústico MTV – Bandas Gaúchas".

Feita uma divisão, cada artista ficou responsável por cinco músicas. A primeira a se apresentar é a Bidê ou Balde, já conhecida de alguns. O grupo que despontou no Rio Grande do Sul com o seu rock irreverente e animado, já possui certo respaldo na emissora paulista, que já os premiou em uma edição passada do VMB pelo seu site oficial. E aqui Carlinhos Carneiro (vocal) e sua trupe mostram todas as características mais marcantes da sua carreira. "Micrroondas", "Bromélias" e "Mesmo que Mude" são aquelas composições que evidenciam letras bem boladas, assim como o maior ‘hit’ do grupo até então, "Melissa" – que contou aqui com a participação de Roger (Ultraje a Rigor) dividindo os vocais e os violões. "E Por Que Não?" também está presente, a faixa mais polêmica do rock nacional dos últimos dias. Pretendo não polemizar mais esse assunto, mas sem dúvida, ela é ótima, como as outras quatro! Para mim, uma das melhores bandas da atualidade não apenas do rock gaúcho, como do Brasil. Ainda mais contando com a gata Vivi Peçaibes nos teclados...
Do underground gaúcho para o posto de uma das mais badaladas bandas nacionais. Afinal, até no especial de fim de ano da Rede Globo a Cachorro Grande já "tocou". E como imaginamos, a sua participação nesse acústico é sensacional, e talvez seja o carro-chefe para a promoção do CD. "Hey Amigo!" e "Que Loucura" ficaram ótimas, assim como a "Sexperienced", uma das primeiras músicas a fazer sucesso. "Dia Perfeito" contou com a participação de Paulo Miklos do Titãs nos vocais e banjo, enquanto que "O Dia de Amanhã" traz o instrumental melhor trabalhado de todo o disco. "Pista Livre", o CD da vez dos caras, não deixou aqui nenhuma marca, talvez assim os seus mais novos fãs podem conhecer um pouco mais da trajetória dos rapazes que emendam disco bom atrás de um disco melhor ainda.
Talvez um nome controverso para o material: Ultramen. A banda apesar de ter características marcantes do rock e até do metal em algumas faixas, tem aquele típico ‘swing’ da música carioca e um quê acentuado de pop. Destaque apenas para "Santo Forte" e "Dívida", essa última com a participação de Falcão (O Rappa) nos vocais.
Já Wander Wildner, músico consagrado do rock gaúcho pelo sucesso com Os Replicantes, brinda o disco com bastante luxo. Afinal, é a nata do rock sulista presente em composições que já estão marcadas na história do cenário, como "Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo" e "Bebendo Vinho", que todos já ouviram pelo menos uma vez aqui no Rio Grande do Sul. Apesar de ter as minhas restrições quanto a sua técnica vocal, Wander dá um show e mostra que entende bastante do assunto.
Diferente do que você está acostumado a ouvir, certamente. Mas não torça o nariz para algo que poderá surpreender você. O Rio Grande do Sul está bem representado com esse CD, com versões acústicas e muitíssimo bem trabalhadas. Você pode até não ter a obrigação de comprar o CD, mas, pelo menos, alguma banda daqui você precisa conhecer. Quem já foi atrás não se arrependeu. "Acústico MTV – Bandas Gaúchas" é sucesso de público e crítica por onde já passou, mesmo não sendo um disco essencialmente rock’ n roll.
Track-list:
01. Microondas (Bidê ou Balde)
02. E Por que Não? (Bidê ou Balde)
03. Melissa (Bidê ou Balde)
04. Bromélias (Bidê ou Balde)
05. Mesmo que Mude (Bidê ou Balde)
06. Hey Amigo! (Cachorro Grande)
07. Que Loucura (Cachorro Grande)
08. Dia Perfeito (Cachorro Grande)
09. Sexperienced (Cachorro Grande)
10. O Dia de Amanhã (Cachorro Grande)
11. Ultramanos (Ultramen)
12. Dívida (Ultramen)
13. Máquina do Tempo (Ultramen)
14. Santo Forte (Ultramen)
15. Preserve (Ultramen)
16. Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro (Wander Wildner)
17. Bebendo Vinho (Wander Wildner)
18. Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo (Wander Wildner)
19. Mantra de Possibilidades (Wander Wildner)
20. No Ritmo da Vida (Wander Wildner)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


