Resenha - Acústico MTV - Bandas Gaúchas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Salve, salve MTV! Salve, salve bandas gaúchas! Em uma iniciativa ousada a MTV fez do seu novo "Acústico" algo realmente especial, ainda mais para o público gaúcho. Ao invés de privilegiar somente um artista, foram escolhidas quatro bandas - aquelas de maior destaque no cenário do sul atualmente - para dividirem o mesmo palco. Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Ultramen e o ex-Replicantes Wander Wildner são os artistas que comandam o "Acústico MTV - Bandas Gaúchas".

Cachorro Grande: Beto Bruno e Marcelo Gross vão gravar DVD em Porto AlegreIron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"

Feita uma divisão, cada artista ficou responsável por cinco músicas. A primeira a se apresentar é a Bidê ou Balde, já conhecida de alguns. O grupo que despontou no Rio Grande do Sul com o seu rock irreverente e animado, já possui certo respaldo na emissora paulista, que já os premiou em uma edição passada do VMB pelo seu site oficial. E aqui Carlinhos Carneiro (vocal) e sua trupe mostram todas as características mais marcantes da sua carreira. "Micrroondas", "Bromélias" e "Mesmo que Mude" são aquelas composições que evidenciam letras bem boladas, assim como o maior 'hit' do grupo até então, "Melissa" - que contou aqui com a participação de Roger (Ultraje a Rigor) dividindo os vocais e os violões. "E Por Que Não?" também está presente, a faixa mais polêmica do rock nacional dos últimos dias. Pretendo não polemizar mais esse assunto, mas sem dúvida, ela é ótima, como as outras quatro! Para mim, uma das melhores bandas da atualidade não apenas do rock gaúcho, como do Brasil. Ainda mais contando com a gata Vivi Peçaibes nos teclados...

Do underground gaúcho para o posto de uma das mais badaladas bandas nacionais. Afinal, até no especial de fim de ano da Rede Globo a Cachorro Grande já "tocou". E como imaginamos, a sua participação nesse acústico é sensacional, e talvez seja o carro-chefe para a promoção do CD. "Hey Amigo!" e "Que Loucura" ficaram ótimas, assim como a "Sexperienced", uma das primeiras músicas a fazer sucesso. "Dia Perfeito" contou com a participação de Paulo Miklos do Titãs nos vocais e banjo, enquanto que "O Dia de Amanhã" traz o instrumental melhor trabalhado de todo o disco. "Pista Livre", o CD da vez dos caras, não deixou aqui nenhuma marca, talvez assim os seus mais novos fãs podem conhecer um pouco mais da trajetória dos rapazes que emendam disco bom atrás de um disco melhor ainda.

Talvez um nome controverso para o material: Ultramen. A banda apesar de ter características marcantes do rock e até do metal em algumas faixas, tem aquele típico 'swing' da música carioca e um quê acentuado de pop. Destaque apenas para "Santo Forte" e "Dívida", essa última com a participação de Falcão (O Rappa) nos vocais.

Wander Wildner, músico consagrado do rock gaúcho pelo sucesso com Os Replicantes, brinda o disco com bastante luxo. Afinal, é a nata do rock sulista presente em composições que já estão marcadas na história do cenário, como "Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo" e "Bebendo Vinho", que todos já ouviram pelo menos uma vez aqui no Rio Grande do Sul. Apesar de ter as minhas restrições quanto a sua técnica vocal, Wander dá um show e mostra que entende bastante do assunto.

Diferente do que você está acostumado a ouvir, certamente. Mas não torça o nariz para algo que poderá surpreender você. O Rio Grande do Sul está bem representado com esse CD, com versões acústicas e muitíssimo bem trabalhadas. Você pode até não ter a obrigação de comprar o CD, mas, pelo menos, alguma banda daqui você precisa conhecer. Quem já foi atrás não se arrependeu. "Acústico MTV - Bandas Gaúchas" é sucesso de público e crítica por onde já passou, mesmo não sendo um disco essencialmente rock' n roll.

Track-list:

01. Microondas (Bidê ou Balde)
02. E Por que Não? (Bidê ou Balde)
03. Melissa (Bidê ou Balde)
04. Bromélias (Bidê ou Balde)
05. Mesmo que Mude (Bidê ou Balde)
06. Hey Amigo! (Cachorro Grande)
07. Que Loucura (Cachorro Grande)
08. Dia Perfeito (Cachorro Grande)
09. Sexperienced (Cachorro Grande)
10. O Dia de Amanhã (Cachorro Grande)
11. Ultramanos (Ultramen)
12. Dívida (Ultramen)
13. Máquina do Tempo (Ultramen)
14. Santo Forte (Ultramen)
15. Preserve (Ultramen)
16. Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro (Wander Wildner)
17. Bebendo Vinho (Wander Wildner)
18. Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo (Wander Wildner)
19. Mantra de Possibilidades (Wander Wildner)
20. No Ritmo da Vida (Wander Wildner)


Outras resenhas de Acústico MTV - Bandas Gaúchas

Resenha - Acústico MTV - Bandas Gaúchas




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Wander Wildner"Todas as matérias sobre "Bide Ou Balde"Todas as matérias sobre "Cachorro Grande"


Cachorro Grande: Beto Bruno e Marcelo Gross vão gravar DVD em Porto Alegre

Rock/Metal: as poucas bandas que conseguem viver disto no BrasilRock/Metal
As poucas bandas que conseguem viver disto no Brasil

Cachorro Grande: A chamada geração colorida acabou com o rockCachorro Grande
"A chamada geração colorida acabou com o rock"


Iron Maiden: a fotografia de The Final FrontierIron Maiden
A fotografia de "The Final Frontier"

Black Sabbath: As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic RockBlack Sabbath
As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic Rock

Angra: versões bizarras de músicas da bandaAngra
Versões bizarras de músicas da banda

Slayer: Kerry King acha que Black Metal norueguês é uma merdaSlayer
Kerry King acha que Black Metal norueguês é uma merda

Ozzy Osbourne: dando chega mais em Mônica Apor na coletivaOzzy Osbourne
Dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva

Jimmy Page: relembrando quando subiu ao palco com Jaco Pastorius e Chris Slade (AC/DC)Jimmy Page
Relembrando quando subiu ao palco com Jaco Pastorius e Chris Slade (AC/DC)

Whitesnake: Cameron Diaz recria clipe da banda em filmeWhitesnake
Cameron Diaz recria clipe da banda em filme


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336