Resenha - Live in Tokyo - G3
Por Rodrigo Altaf
Postado em 03 de abril de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na tour G3, famosa por trazer ao palco a maior concentração de virtuosos por metro quadrado, Steve Vai e Joe Satriani, amigos de longa data, fazem shows mais curtos e escolhem um terceiro "coringa das guitarras" para dividir o espetáculo, fechando a tampa com uma jam cheia de surpresas.
Entre os músicos que já completaram o trio estão Eric Johnson, Yngwie Malmsteen, Uli John Roth e Robert Fripp. E para os shows do Japão, não poderia haver escolha mais perfeita do que John Petrucci, o incensado guitarrista do Dream Theater, já que sua banda é literalmente idolatrada na terra do sushi. O DVD em questão cobre uma pequena parte da apresentação de cada um e a jam final, com os três mestres tocando clássicos do rock.
Petrucci inicia o espetáculo anunciando que tocará músicas do seu disco solo Suspended Animation, e isso parece ser uma ducha de água fria na platéia, que certamente esperava alguma coisa do Dream Theater. Completam a sua banda o experiente Dave LaRue (Dixie Dregs, Steve Morse Band) e um inesperadamente discreto Mike Portnoy (Dream Theater, Liquid Tension Experiment). As duas músicas que aparecem no DVD, "Glasgow Kiss" e "Damage Control", são executadas com competência, mas sem empolgar muito a platéia.
Talvez o que o publico japonês precisasse para levantar das cadeiras fosse alguém como Steve Vai. Seus anos de estrada com Frank Zappa e David Lee Roth, o espalhafatoso ex-frontman do Van Halen, deram a Vai uma segurança impressionante no palco, e um jeitão de showman nato. Os outros membros da banda não ficam atrás, com destaque para Tony McAlpine nos teclados e um ensandecido Billy Sheehan (ex-Mr. Big e Talas) no baixo. O melhor show da noite, com destaque para "The Audience Is Listening".
E o terceiro ás das cordas veio ao palco sem trazer grandes novidades. Joe Satriani parece sofrer da síndrome de Sansão, já que desde que cortou sua vasta cabeleira, o agora careca guitarrista não produziu mais nada que chamasse a atenção dos fãs como seus trabalhos mais antigos. Em termos de presença de palco, ele fica em um meio termo entre Vai e Petrucci: não decepciona, mas também não empolga. Aparecem aqui as músicas "Up In Flames", "Searching" e "War".
A jam final tem sempre um clima de festa, e o palco tem tantas figuras carimbadas da música que parece estarmos assistindo alguma cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, ou algum daqueles shows da Anistia Internacional. "Foxey Lady" (Jimi Hendrix), "La Grange" (ZZ Top) e "Smoke On The Water" (precisa falar de quem?) são tocadas de um jeitão descontraido, e a satisfação de estar ao lado de tantas feras é evidente na cara de cada músico.
Vai foi aluno de Satriani, e sua amizade já é antiga. Devido a isso, quando estão no palco, sua sintonia é tal que o convidado, seja ele Eric Johnson, Yngwie Malmsteen ou Petrucci, parece estar sempre meio deslocado. Mas nada que atrapalhe a curtição. Os duelos de solos entre os três são de fazer defunto levantar e sair tocando "air guitar".
Para quem é fa de guitarristas e gosta de dados técnicos, esse DVD ainda traz a passagem de som para o show, com a opção de ouvir os comentários dos três. Boa chance pra conferir o que rola por trás de um show como esse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música do Soulfly que faz Max Cavalera se lembrar de Joe Satriani
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual
A música dos Beatles que Keith Richards considera a melhor; "Eu estava lá, e foi lindo"
Três músicas sublimes do Led Zeppelin na opinião de Robert Plant



Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



