O significado de "Vento no Litoral", o hit mais triste da história da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de setembro de 2024
Considerada por muitos fãs como a música mais triste do vasto repertório da Legião Urbana, "Vento no Litoral" é uma canção que surgiu no álbum "V" de 1991. Mas qual será o significado por trás de seus versos?
De acordo com artigo publicado por Sarah Dias no Medium, a música mistura saudade de alguém que já foi utilizando o mar como pano de fundo para se distrair dessa dor. "Ao longo da letra há reflexões, como o famoso ‘E se…’, questionando se a pessoa tivesse agido de maneira diferente, se tivesse permanecido, como seria o futuro e, principalmente, o que ele pode fazer para seguir em frente", diz.
Legião Urbana - Mais Novidades
Já o Letras.mus explica que o personagem de "Vento no Litoral" reconhece que a vida continua e que precisa continuar, mesmo com as lamentações da perda do amor. "A música fala sobre planos compartilhados que não se concretizarão e a solidão que surge com a ausência da pessoa amada. Ainda assim, há uma mensagem de esperança e resiliência, onde o eu lírico reconhece que a vida continua e que se entregar à dor é inútil", conclui.
Um tema polêmico que surge é quando alguns fãs entendem que certos versos de "Vento no Litoral" falam sobre suicídio. Esse assunto é abordado na análise do site Sonhar Para sobreviver.
"Há um ortodoxo na frase: ‘e vai ser bom subir nas pedras, sei que faço isso pra esquecer. Eu deixo a onda me acertar e o vento vai levando tudo embora’. Se ele (ou o eu-lírico) subiu nas pedras, como literalmente após isso, deixaria que as ondas o acertassem? Então acho que houve sim uma tentativa de suicídio; se jogou das pedras para o mar, para se perder em meio dele e afogar-se com a tristeza e a dor da perda".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps