Resenha - Absolution Tour - Muse
Por Rodrigo Altaf
Postado em 26 de março de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O formato "power trio" trouxe ao mundo algumas das bandas mais legais da história do rock. Rush, The Police e Motorhead (em algumas formações) estão aí para comprovar isso. E uma das revelações da nova safra do rock inglês adota esse formato com sucesso. Estamos falando do Muse.
Muse - Mais Novidades
O trio é formado por Matthew Bellamy nas guitarras, Chris Wolstenholme no baixo e Dominic Howard na bateria, sendo o primeiro o principal compositor e "camisa 10" da banda, que existe desde 1994 e foi criado em Devon, Inglaterra. O DVD Absolution Tour foi gravado no já famoso festival de Glastonbury, em que eles tocaram ao lado de Sir Paul McCartney e Oasis.
Pra quem não conhece o som da banda, uma explicação muito usada pelos fãs é a de que eles são uma espécie de Radiohead com algumas doses a menos do antidepressivo Prozac. É como se Thom Yorke e sua turma esquecessem de tomar seus remédios e fossem curtir Nirvana, Sex Pistols, Red Hot Chili Peppers ou Foo Fighters. Outras características marcantes são vocais em falsete distorcidos e pianos com belas melodias em meio a guitarras ensurdecedoras. O grupo compensa o fato de haver apenas três integrantes no palco com doses extras de energia e distorção em seus instrumentos, fazendo uma parede sonora que dá a impressão de se estar em um galpão de fábrica, tal o barulho.
Absolution Tour, o DVD, serve tanto para quem é fã como para quem ainda quer conhecer esses ingleses. O repertório está fortemente calcado no mais recente trabalho, "Absolution", de 2003, mas tem ainda "New Born" e "Bliss", ambas do ótimo disco "Origin of Symmetry", e "Muscle Museum", do primeiro álbum, "Showbiz".
A proposta inovadora do grupo não fica restrita somente ao som, mas passa tambem pelo design dos encartes de todos os CDs e pelo layout do palco. Bellamy tem à sua disposição um microfone à frente da platéia e outro atrás de um piano, em uma plataforma imensa ao lado da bateria. Os outros dois membros têm uma postura um pouco mais discreta, mas não menos impactante. A platéia corresponde à altura, cantando em uníssono e com uma devoção poucas vezes vista para uma banda tão nova. Para completar o DVD, há trechos de outras apresentações em Los Angeles, em Earls Court, Cincinnati e San Diego. É uma boa chance de conhecer o grupo, que já recebeu elogios de vários outros artistas, entre os quais, Mike Portnoy do Dream Theater e Dave Grohl dos Foo Fighters.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
Na GloboNews - Quem nunca dançou as músicas da "tecnobrega" Bonnie Tyler "descendo até o chão"?
Raul Seixas - O significado de "faça como fez Sinatra, compre um carro e vá embora"
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Muse lança "Hexagons", faixa do seu próximo disco de estúdio
A música do Dream Theater influenciada pelo Muse e pelos atentados de 11 de setembro
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



