Tony Iommi escolhe seu riff preferido, assim como o riff que não foi escrito por ele
Por Bruce William
Postado em 19 de fevereiro de 2023
No Rock, uma das coisas mais marcantes que existe é o riff de guitarra. Tecnicamente falando, trata-se de uma frase musical curta e distintiva, geralmente tocada repetidas vezes, e que serve como um elemento importante na estrutura de uma música, podendo muitas vezes estabelecer o tom e a energia da música. Em outras, eles servem como introduções ou para uma parte específica da canção, e muitos deles acabam se tornando na parte mais reconhecível e memorável de uma determinada música.
Black Sabbath - Mais Novidades
Como exemplo de riffs icônicos temos "(I Can't Get No) Satisfaction" dos Rolling Stones, "Purple Haze" do Jimi Hendrix, "Smoke on the Water" do Deep Purple, "Back in Black" do AC/DC ou "Sweet Child O' Mine" do Guns N' Roses, a lista é imensa. E além de sua importância para a música em si, riffs de guitarra também trouxeram fama aos seus criadores, com alguns deles sendo considerados gênios na criação de riffs, caso de Jimmy Page do Led Zeppelin, Pete Townshend do The Who, Eddie Van Halen do Van Halen e Tom Morello do Rage Against The Machine, dentre centenas de outros.
E qualquer lista que se preze de riffs ou de guitarristas que criaram obras icônicas obrigatoriamente trará algo do Black Sabbath, cujo principal guitarrista e fundador Tony Iommi é frequentemente creditado como um dos criadores do gênero do heavy metal e é amplamente considerado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos. E dentre seus predicados está a criação de riffs pesados e poderosos inspirados no blues e rock psicodélico mas com uma dose de dissonância e um tempero "dark" que são parte essencial do som do Black Sabbath.
Dentre os riffs mais famosos criados por Iommi estão "Iron Man", "Paranoid" e "Black Sabbath", frequentemente apontados como alguns dos mais importantes e influentes da história do rock. A abordagem inovadora e única de Iommi na criação dos riffs ajudou a estabelecer o som pesado e distinto do Black Sabbath, e influenciou inúmeros guitarristas e bandas que surgiram posteriormente.
Sendo assim, nada mais natural do que perguntar para Iommi em pessoa qual seu riff preferido. E foi o que fez a Metal Hammer: "Oh meu Deus, isso é muito difícil. Eu gosto de 'Into the Void' (do "Master of Reality", de 1971). E também gosto de algumas das coisas que fizemos com o Dio - 'Heaven and Hell' tem um bom riff, 'Neon Knights'. Há muitos que eu gosto. Na verdade, gosto de tudo que fizemos".
Daí pediram para Iommi não considerar suas próprias criações e escolher o maior riff de todos os tempos: "Isto é ainda mais difícil. Há muitos riffs fantásticos que foram feitos no passado e ainda continuam atuais. Mas você tem que incluir 'Smoke on the Water' do Deep Purple e, claro, muita coisa do Led Zeppelin. Jimmy Page tem alguns grandes riffs".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps