Resenha - Wet Animal - Wet Animal
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 18 de janeiro de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitos dos leitores com certeza se lembram do Trouble, banda cristã formada em 77, e que em dezoito anos de atividades liberaram seis bons álbuns de estúdio ("Psalm 9" de 84 é um clássico!), adquirindo a merecida reputação de serem uma das bandas precursoras do doom/stoner e até mesmo white metal nos EUA.

O mentor do Trouble foi o guitarrista Rick Wartell, que montou o Wet Animal em 1995 e, por inúmeros problemas acabou lançando este seu primeiro e auto-intitulado álbum somente agora em 2005. O conjunto se completa com Shane Pasqualla (voz e guitarra), Michael ‘Vito’ Diprima (baixo) e Jeff ‘Oly’ Olson (bateria e também ex-Trouble). E... Caramba! Este disco pegará de surpresa quem espera uma sonoridade similar à do velho Trouble!
Obviamente as conhecidas guitarras saturadas aparecem com boa frequência, mas é só o Shane abrir a boca e aí a coisa pega. A semelhança de sua voz com a de Layne Staley (Alice in Chains) é muito grande, o que pode dar a impressão equivocada de se estar ouvindo grunge.
Porém a proposta aqui é nada mais, nada menos que rock´n´roll todo distorcido com os dois pés lá nos anos 70, totalmente orientado pelas guitarras, cozinha cheia de groove, passagens acústicas e um vocalista que acerta em várias ocasiões, seja quando canta de maneira mais melódica ou crua. Wet Animal é um disco que possui ótimas canções, em especial aquelas que trilham pelo lado mais pesado da coisa.
Faixas como "Don´t Put Me Down" (perfeita, com todos os membros brilhando!), a rifframa sabbathica de "Wreathe Of The Roses", "Soul Alone" e o ótimo bônus "Relentless" conseguem levantar qualquer defunto. A simplicidade de "Outside A Hole" também contagia; como faz bem escutar músicas como estas aqui apresentadas!
Temos também "Landminds", que pende para o hard rock de ótimos riffs e um longo solo feito por quem realmente entende do assunto. E estas são canções que possuem aquela energia atemporal, mesmo daqui a vinte anos com certeza as mesmas não deixarão de soarem atualizadas.
Mas nem tudo é brilhante, pois quando o Wet Animal se envereda pelos lados acústicos ou se deixa influenciar pelo blues, infelizmente o nível de adrenalina cai. Esta opção gerou canções que estão longe de serem ruins, mas também não possuem a energia das faixas acima citadas.
Com certeza este é um bom debut, com faixas de grande qualidade que compensam algumas poucas canções que não atraem tanta atenção. Pode não ser inovador, mas são músicos veteranos que sabem o que querem e quando acertam a mão se tornam incríveis.
Wet Animal - Wet Animal
(2005 / Escapi Music – importado)
01. Soul Alone
02. Lost In My Head
03. Outside A Hole
04. Left Behind
05. Land Mines
06. Don’t Put Me Down
07. Fade Away
08. Nomad’s Land
09. Wreathe Of The Roses
10. Relentless (faixa-bônus)
Homepage: www.wetanimal.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
O hit dos anos 80 que quase ficou engavetado, mas virou trilha de filme e atingiu o topo
A artimanha de David Bowie no auge da fama para sair pelas ruas sem ser reconhecido
O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



