Resenha - Wet Animal - Wet Animal
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 18 de janeiro de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitos dos leitores com certeza se lembram do Trouble, banda cristã formada em 77, e que em dezoito anos de atividades liberaram seis bons álbuns de estúdio ("Psalm 9" de 84 é um clássico!), adquirindo a merecida reputação de serem uma das bandas precursoras do doom/stoner e até mesmo white metal nos EUA.

O mentor do Trouble foi o guitarrista Rick Wartell, que montou o Wet Animal em 1995 e, por inúmeros problemas acabou lançando este seu primeiro e auto-intitulado álbum somente agora em 2005. O conjunto se completa com Shane Pasqualla (voz e guitarra), Michael ‘Vito’ Diprima (baixo) e Jeff ‘Oly’ Olson (bateria e também ex-Trouble). E... Caramba! Este disco pegará de surpresa quem espera uma sonoridade similar à do velho Trouble!
Obviamente as conhecidas guitarras saturadas aparecem com boa frequência, mas é só o Shane abrir a boca e aí a coisa pega. A semelhança de sua voz com a de Layne Staley (Alice in Chains) é muito grande, o que pode dar a impressão equivocada de se estar ouvindo grunge.
Porém a proposta aqui é nada mais, nada menos que rock´n´roll todo distorcido com os dois pés lá nos anos 70, totalmente orientado pelas guitarras, cozinha cheia de groove, passagens acústicas e um vocalista que acerta em várias ocasiões, seja quando canta de maneira mais melódica ou crua. Wet Animal é um disco que possui ótimas canções, em especial aquelas que trilham pelo lado mais pesado da coisa.
Faixas como "Don´t Put Me Down" (perfeita, com todos os membros brilhando!), a rifframa sabbathica de "Wreathe Of The Roses", "Soul Alone" e o ótimo bônus "Relentless" conseguem levantar qualquer defunto. A simplicidade de "Outside A Hole" também contagia; como faz bem escutar músicas como estas aqui apresentadas!
Temos também "Landminds", que pende para o hard rock de ótimos riffs e um longo solo feito por quem realmente entende do assunto. E estas são canções que possuem aquela energia atemporal, mesmo daqui a vinte anos com certeza as mesmas não deixarão de soarem atualizadas.
Mas nem tudo é brilhante, pois quando o Wet Animal se envereda pelos lados acústicos ou se deixa influenciar pelo blues, infelizmente o nível de adrenalina cai. Esta opção gerou canções que estão longe de serem ruins, mas também não possuem a energia das faixas acima citadas.
Com certeza este é um bom debut, com faixas de grande qualidade que compensam algumas poucas canções que não atraem tanta atenção. Pode não ser inovador, mas são músicos veteranos que sabem o que querem e quando acertam a mão se tornam incríveis.
Wet Animal - Wet Animal
(2005 / Escapi Music – importado)
01. Soul Alone
02. Lost In My Head
03. Outside A Hole
04. Left Behind
05. Land Mines
06. Don’t Put Me Down
07. Fade Away
08. Nomad’s Land
09. Wreathe Of The Roses
10. Relentless (faixa-bônus)
Homepage: www.wetanimal.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



