Resenha - Return Of The Champions - Queen + Paul Rodgers
Por Rafael Carnovale
Postado em 23 de novembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem acreditou que após a morte de Freddie Mercury, os remanescentes Brian May (guitarra) e Roger Taylor (bateria) não iriam usar mais o nome Queen se enganou profundamente (exeção feita ao baixista John Deacon). Passados 14 anos da morte de Mercury, e inúmeras coletâneas, DVDs, participações especiais, e após muitas especulações sobre quem iria cantar na banda (George Michael, Elton John e Jeff Scott Soto foram alguns dos nomes), eis que o duo May / Taylor volta a ativa com o nome de "Queen plus Paul Rodgers", tendo como vocalista o carismático líder do Free / Bad Company. Inicialmente pensava-se que o trio iria apenas tocar músicas do Queen, mas na verdade até que eles mantiveram o respeito pela memória de seu eterno vocalista, a começar pelo nome, que mostra que Rodgers, por mais que seja talentosíssimo, jamais poderá ocupar oficialmente o posto de um dos maiores (senão o maior) "frontmans" do rock and roll.

Sabe o termo "jogo ganho"? Este se encaixa perfeitamente ao conteúdo deste DVD (lançado inicialmente em CD duplo). 29 músicas, a maioria do Queen, e alguns números da carreira de Rodgers, interpretados com competência ímpar pela banda, que é acompanhada por Spike Edney nos teclados, Jamie Moses na segunda guitarra e Danny Miranda no baixo (o titular do posto John Deacon não quis participar desta empreitada). Juntos, eles percorreram a Europa numa série de shows super-lotados, com muito sucesso. A apresentação filmada ocorreu em Sheffield, em 9 de maio de 2005.
Rodgers inicia os trabalhos sozinho em "Reaching Out", mas rapidamente May e Taylor juntam-se a ele para "Tie Your Mother Down", "I Want To Break Free", "Fat Bottomed Girls", "Another One Bites The Dust" e "Crazy Little Thing Called Love". É revigorante ouvir estes clássicos novamente, interpretados por alguns dos músicos que os criaram e gravaram. Acerca de Rodgers, ele desempenha com competência seu papel, não imitando Freddie Mercury em nenhum momento, o que pode até soar estranho em algumas músicas, mas mostra o respeito que o vocalista mantém pelo eterno ídolo que imortalizou o rock com seu jeito único de ser e se apresentar.
Neste momento ocorre um fato inusitado no DVD: Rodgers sai de cena e várias músicas são executadas com May e Taylor se revezando nos vocais: enquanto Taylor se dá muito bem em "Say It´s Not True", "Let There Be Drums" (eita batera porreta!), "I´m In Love With My Car", "These Are The Days of Our Lives" e sua cria "Radio Ga Ga" (ótima execução por sinal), May emociona a platéia com "Love Of My Life", sozinho no violão (faltava Mercury para lhe complementar), uma versão acústica de "Hammer To Fall" e "Last Horizon".
Paul volta a cena para a execução de números seus, como "Feel Like Making Love" e "All Right Now", enquanto que o grupo completo arrasa em "Bohemian Rhapsody", "I Want it All", "The Show Must Go On" (mas falta o clima emocionante de Freddie Mercury) e encerram com chave de ouro com o trio "We Will Rock You", "We Are The Champions" e "God Save the Queen". De bônus, uma linda versão de "Imagine" (John Lennon), gravada no Hyde Park, em Londres, em memória ás vítimas dos atentados de 7 de julho na capital inglesa.
Uma estrutura suntuoso e com uma ponte que vai até o meio do palco, e um jogo de luzes eficiente completam o grande espetáculo aqui mostrado. Um show forte, firme e coeso, que realmente é digno de levar o nome Queen. Um DVD sem extras, mas com uma apresentação muito convincente.
Fiquei em dúvida se daria ou não a nota máxima para este produto, pois a palavra "oportunista" não saía de minha cabeça (afinal May não conseguiu emplacar nada de relevante em sua carreira solo, apesar de ter lançado o excelente "Another World", e Taylor nada fez também). Mas tirar o 10 deste produto seria injusto, já que o único elemento que faltou para a perfeição do evento estava assistindo tudo lá de cima: Freddie Mercury.
Site Oficial:www.queenpluspaulrodgers.com
EMI – 2005 (Nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
O emprego inusitado de Michael Sweet depois que o Stryper foi à falência
O dia em que Lemmy conheceu a mãe de uma guitarrista e a deixou completamente encantada
A banda clássica que inspirou o espírito do Black Label Society, diz Zakk Wylde
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
As cinco músicas que Slash escolheria para ouvir se o mundo estivesse acabando
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
O comportamento de Jimi Hendrix que tornou insuportável a convivência com Noel Redding
O rockstar que Rob Halford visitou sem avisar e causou uma confusão dos diabos
De 1970 até 2024, o melhor álbum de Metal de cada ano, segundo o Loudwire
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin
Nicko McBrain volta aos palcos sem o Iron Maiden

O momento mais histórico do rock para Dave Grohl, que ele assistiu mais de mil vezes
O clássico do Queen que Rick Rubin tentou estragar de propósito; "Era uma gravação perfeita"
As 10 músicas mais pesadas do Queen, incluindo uma raridade que quase ninguém conhece
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Roger Taylor (Queen) admite que não conversa mais com John Deacon
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido



