Resenha - Death On The Road - Iron Maiden
Por Fábio Faria
Postado em 15 de setembro de 2005
Nota: 8
Seguindo o exemplo do último lançamento do Iron Maiden, ‘Dance of Death’, a gravadora EMI brasileira também coloca no mercado este ‘Death on the Road’ como cópia controlada, ou seja, que tenta dificultar a pirataria. Ao contrário do primeiro CD citado, em que só um adesivo identificava a condição do produto, desta vez, através da caixinha transparente pode ser visto o logotipo e os dizeres "Copy Crontrolled"(seguido pela tradução) e "veja os detalhes no verso" impressos no encarte. O resultado disso é que se conseguiu diminuir o prazer de se admirar a capa de um álbum do Iron Maiden.
Ainda que a ilustração não seja como as lançadas nos anos 80, esta sem dúvida alguma não vai causar o rebuliço gerado pela do álbum ‘Dance of Death’, do qual este CD duplo traz o registro de um show gravado durante a turnê européia de divulgação, no Westfalenhalle Arena, em Dortmund, Alemanha. Conforme o próprio vocalista Bruce Dickinson declarou, todos os novos álbuns de estúdio do Iron Maiden serão acompanhados de um DVD e um CD ao vivo.
O pontapé inicial dessa meta foi dado com ‘Death on the Road’, cuja produção novamente ficou a cargo de Kevin Shirley e a co-produção de Steve Harris, e que foi anunciado juntamente com o lançamento de um DVD, entretanto, por problemas aparentemente técnicos, o vídeo foi adiado, mas deve sair até antes do final do ano. Pode parecer ganância, no entanto, o Iron Maiden está agindo em direito próprio. Sempre que uma banda lança um DVD ao vivo no mercado, o áudio fica rapidamente disponível na Internet, e os piratas brasileiros colocam à venda cópias pra lá de vagabundas. Então, porque não lançar um produto oficial? Compra quem quer, certo?
E quem decidir comprar não vai se arrepender. Ao lado de clássicos como ‘Hallowed By Thy Name’, ‘Wrathchild’, ‘The Trooper’, ‘Fear Of The Dark’, ‘The Number Of The Beast’, ‘Run To The Hills’ e ‘Iron Maiden’, que são tocados há anos nas apresentações da Donzela de Ferro - e mesmo quem reclama canta feito louco - estão presentes versões empolgantes, parte disso graças à participação do público, de músicas mais novas como ‘Wildest Dreams’, ‘Rainmaker’(apesar desta ser do tipo que a versão de estúdio é imbatível), ‘No More Lies’, ‘Journeyman’, ‘Paschendale’ e ‘Dance Of Death’. As duas últimas se destacam por suas características épicas, que com certeza serão ressaltadas no DVD. O CD conta ainda com ‘Brave New World’, uma versão interessante de ‘Lord Of The Flies’, do álbum ‘The X-Factor’(era Blaze Bayley) em que a interpretação de Bruce dá uma nova dimensão à canção, além da dispensável ‘Can I Play With Madness’, que já foi tocada a exaustão no passado e deveria continuar aposentada do set list do conjunto.
Vale ressaltar que ‘Death on the Road’ é dedicado à memória de Manu da Silva, amigo de longa data de Steve Harris e que morreu de câncer em maio deste ano. Ele era conhecido dos fãs do grupo por tomar conta do ‘Eddie Bar’, que fica em Portugal e cujo proprietário é o baixista do Iron Maiden.
Para finalizar, é até desnecessário dizer que no geral a atuação da banda está arrasadora. Bruce Dickinson (mesmo sem estar com a voz 100% nessa gravação), Steve Harris, Adrian Smith, Janick Gers, Dave Murray e Nicko McBrain estão em grande forma, todos dominam com maestria seus instrumentos e quem já os viu ao vivo sabe que não haverá grandes decepções com relação à performance dos músicos. Basta ver as fotos do encarte para constatar o prazer de tocar estampado no rosto deles. Duvida? Então, espere até o DVD sair.
CD 1
1. Wildest Dreams
2. Wrathchild
3. Can I Play With Madness
4. The Trooper
5. Dance Of Death
6. Rainmaker
7. Brave New World
8. Paschendale
9. Lord Of The Flies
CD 2
1. No More Lies
2. Hallowed By Thy Name
3. Fear Of The Dark
4. Iron Maiden
5. Journeyman
6. The Number Of The Beast
7. Run To The Hills
Outras resenhas de Death On The Road - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps