Resenha - Execution - Tribuzy
Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de setembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Renato Tribuzy é o escolhido. É impossível não pensar isso após ouvir um álbum tão empolgante quanto "Execution", estréia de seu projeto Tribuzy.
Antes de mais nada é preciso diferenciar o Tribuzy de projetos como o Avantasia, do vocalista do Edguy, Tobias Sammet. Enquanto este último se propôs a compor uma "metal opera", Tribuzy reuniu uma constelação de astros da música de várias partes do mundo e os colocou fazendo o que sabem fazer de melhor. Em "Execution" cada convidado coloca a sua identidade e a sua experiência em benefício do resultado final, que é absolutamente arrebatador.
A sonoridade apresentada no álbum nos remete direto aos anos oitenta, principalmente nos timbres da bateria. A parte musical pode ser classificada como uma mistura extremamente bem feita de metal tradicional com melódico, com passagens quebradas e riffs de guitarra que lembram o thrash metal americano daquela época.
O álbum abre em grande estilo com a faixa título, um dos maiores destaques do álbum, que vai do metal melódico até algumas passagens que beiram o progressivo. Ouvindo com atenção é possível perceber o cuidado com a produção e a concepção das músicas, com pequenos detalhes "perdidos" no meio do peso arregaçador apresentado durante toda a faixa.
"Forgotten Time" mantém o pique lá em cima, indo mais na linha do metal tradicional. "Divine Disgrace" começa mais calma, quase atmosférica, mas se revela pesadíssima e mostra todo o talento de Renato Tribuzy nos vocais.
Michael Kiske e Roland Grapow marcam presença na progressiva "Absolution", a faixa mais longa do álbum, com mais de nove minutos de duração. Sempre é bom ouvir a voz de Kiske, um dos maiores vocalistas da história do metal, mas aqui ele passa a sensação de estar meio displicente, apenas batendo o ponto, deixando a sensação, para quem conhece o seu trabalho e é seu fã, de que o resultado final poderia ser muito melhor. Já Grapow estraçalha nos solos, em uma grande atuação. Aliás, o guitarrista do Masterplan também marca presença em "Web Of Life", novamente com um solo inspirado.
Outro grande destaque do álbum é o cover de "Nature Of Evil", da banda alemã Sinner, com a participação do próprio Mat Sinner e de Ralph Scheepers, ambos do Primal Fear. Na minha opinião a versão do Tribuzy ficou muito melhor que a original, em uma versão contagiante.
Mas o grande destaque, como não poderia deixar de ser, é a participação de Bruce Dickinson em "Beast In The Light". É de arrepiar ouvir Dickinson e Tribuzy duelando em toda a faixa. Quando Bruca canta "I was the priest, i was the beast", é impossível não colocar um grande sorriso no rosto. Outro ponto alto da canção são as notas absurdamente altas alcançadas pelo vocalista do Iron Maiden no refrão da música, além da voz de Renato nesta canção, onde ele parece incorporar Rob Halford em vários momentos. "Beast In The Light" também apresenta um duelo empolgante entre Roy Z e Kiko Loureiro nos solos. Com certeza, a melhor faixa de um álbum repleto de grandes momentos.
Merece destaque também a bela iniciativa da Hellion Records, que lançou o álbum em uma caprichadíssima edição digipack digna de nota, além do excelente trabalho de Gustavo Sazes, responsável pela concepção visual do álbum.
Mas, sem sombra de dúvidas, o mérito maior do trabalho vai para Renato Tribuzy. O ex-vocalista do Thoten é o grande nome de "Execution", e não é qualquer um que consegue se destacar em um álbum que conta com nomes como Bruce Dickinson, Kiko Loureiro, Michael Kiske e outros. Autor de todas as faixas, ele nos entrega além de excelentes composições que desde já podem ser consideradas clássicas do metal brasileiro, linhas vocais originais e empolgantes, além de uma performance vocal que não fica devenda nada aos melhores vocalistas em atividade.
"Execution" entra fácil no top#5 dos melhores álbuns lançados em toda a história do heavy metal brasileiro, e merece destaque como um dos grandes álbuns de 2005 em todo o mundo.
Excelente !!!
Faixas:
01. Execution
02. Forgotten Time
03. The Attempt
04. Divine Disgrace
05. Absolution
06. Web Of Life
07. Nature Of Evil
08. Lake Of Sins
09. Beast In The Light
10. Agressive
Partipações especiais de Bruce Dickinson, Michael Kiske, Roland Grapow, Kiko Loureiro, Ralf Scheepers, Mat Sinner, Dennis Ward, Roy Z e Chris Dale.
Banda:
Renato Tribuzy - Vocais
Gustavo Silvera - Guitarra
Frank Schieber - Guitarra
Ivan Guilhon - Baixo
Flavio Pascarillo - Bateria
Produzido por Renato Tribuzy e mixado por Dennis Ward
http://www.tribuzy.com
http://www.hellionrecords.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
As músicas do Red Hot Chili Peppers que Flea sofre pra tocar ao vivo; "preciso mesmo aquecer"



"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


