Resenha - Final Tour - Shadows
Por Rafael Carnovale
Postado em 13 de junho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No final dos anos 50, Hank Marvin (guitarra), Bruce Welch (guitarra) e Brian Bennet (Bateria) formavam a banda suporte do genial Cliff Richards. Mas ser apenas uma banda de apoio era insuficiente para todos. Com talento de sobra e uma vontade enorme de mostrar sua música ao mundo, os três formaram o núcleo da banda The Shadows, que durante os anos 60 lançou vários discos de grande repercussão com seu instrumental variado, que engloba desde o rock até o jazz, com extrema capacidade. Turbulências mal resolvidas nos anos 70 culminariam com o fim da banda nos anos 80. Porém seus integrantes seguiriam sempre marcando presença no cenário musical. Em 2003, a banda resolveu se reunir para uma última turnê, e este cd duplo que você tem em mãos é a amostra completa deste show interessante e cativante. 42 números, a maioria instrumentais... como eles conseguiram tudo isso?

Ouvindo o primeiro cd, músicas como "Riders in the Sky", "There for Your Glovers" e "The Savage" mostram que o trio não tem limites para sua musicalidade. A guitarra de Hank Marvin (escorada pelas bases certeiras de Bruce Welch) parece falar, com cada sílaba sendo acompanhada pela bateria segura de Brian Bennet, além de Mark Griffiths (baixo) e Cliff Hall (teclados), que dão um apoio seguro e cuidadoso. Ocasionalmente alguns vocais se fazem presentes, como na bela "Let Me Be the One", mas os destaques deste primeiro CD ficam para "Dance On", com sua levada "country", a rocker "Lady in the Morning" (outra com belos vocais), a "épica" "Geronimo", uma boa versão para "Don’t Cry for Me Argentina" (destruída por Madonna...) e uma releitura de "Equinoxe V" (que Hank gravou com Jean Michel Jarre, aquele dos shows gigantescos).
Como é dito no próprio encarte, a musicalidade do trio não tem limites... doses eletrônicas e percussivas recheiam "Mountains of the Moon", enquanto que a atmosfera dos bailes escolares dos anos 60 rodeia toda a platéia em "Shadogie", além de um toque mexicano em "Gonzales". Destaques para a sutileza de "Atlantis", a levada anos 70 de "Please Don’t Tease", e o clima relax da suave "Summer Holiday" (a lá Beach Boys). "Apache", um de seus "hits", encerra quase 3hs e 30 min de apresentação.
Um grande show, que vale para todos os apreciadores de boa música. Um "revival" do que foi o rock nos anos 60, 70 e um pouquinho dos 80. Agora chega.. já fiquei bolado demais de resenhar um CD de uma banda de mais de 35 anos!!! ;)
Material Cedido Por:
ST2 Music
http://www.st2.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Kid Abelha anuncia turnê de reunião "Eu Tive Um Sonho"
A camiseta que Richard Fortus criou pra zoar meme famoso do Guns N' Roses
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
A melhor banda que Dave Grohl já viu: "Vontade de beber cem cervejas e quebrar janelas"
O excesso de energia proibido por lei que gerou uma música clássica do Titãs
Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rock
O hit do Capital Inicial com frase que confunde por causa de condição climática atípica

Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



