Resenha - Final Tour - Shadows
Por Clóvis Eduardo
Postado em 17 de julho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
The Shadows? Aposto que os amantes de música instrumental nem conhecem. Em tempos de solos na velocidade da luz, e tentativas laboratoriais de nascer um sexto dedo na mão para conseguir mais notas por segundo, existe um grupo que desde 1959(!) já fazia shows e fazia a piazada dos Beatles criar laços com o rock n´roll. Como diz Marcel Xavier em um dos poucos registros didáticos deste grupo, "The Shadows foi a banda de rock mais popular da Inglaterra antes dos Beatles e a primeira do gênero a alcançar o topo das paradas". Se você gosta de clássicos, fique aqui. Se não, procure descobrir quem é Hank Marvin. Eu também não o conhecia.

Sem muitas explicações e linhas do tempo (seria incrivelmente longa) o trio formado por Bruce Welch (guitarra rítmica), Brian Bennett (bateria e percussão) e Hank Marvin (guitarra solo) toca aquelas músicas instrumentais completamente isentas de energia e vibração. São dedilhadas sem abusos e não mais do que necessárias, para fazer música estilo anos 60. Tem de tudo um pouco neste cd duplo. Inspiração para surfistas, cowboys, conspirantes de blues e ritmistas. As músicas se vão e o tempo nem passa direito, até mesmo para os músicos, que apesar de um notável ambervision nos olhos, aparentemente dá o tom principal no palco. No público, povoado exclusivamente por fãs da mesma idade, só se ouve palminhas entre uma música e outra. De pensar que o rock, nasceu disto.
The Final Tour faz parte de uma discografia que deve popular muitos sebos do Brasil e do mundo. Nestas músicas, os sons as vezes podem se tornar familiar, já que ainda temos a capacidade de manter trilhas sonoras de seriados e filmes antigos. Aí sim que você irá exclamar. Pô, foi eles quem fizeram? Que legal.
A nota, acredito que condiz com a realidade. São 42 músicas em um cd duplo ao vivo. Relaxante, intuitivo, inebriante, retrospectivo... são por estas e outras qualidades que valeu a pena tê-los conhecido, mesmo 46 anos depois da existência da banda. Fique ligado, que este show também saiu em DVD. Contra indicado para quem dorme com facilidade na frente da tv.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A importante música da Legião Urbana com título que mexeu com os militares e rodou o mundo
Max Cavalera: "O único presidente bom do Brasil foi morto"


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



