Resenha - Final Tour - Shadows
Por Clóvis Eduardo
Postado em 17 de julho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
The Shadows? Aposto que os amantes de música instrumental nem conhecem. Em tempos de solos na velocidade da luz, e tentativas laboratoriais de nascer um sexto dedo na mão para conseguir mais notas por segundo, existe um grupo que desde 1959(!) já fazia shows e fazia a piazada dos Beatles criar laços com o rock n´roll. Como diz Marcel Xavier em um dos poucos registros didáticos deste grupo, "The Shadows foi a banda de rock mais popular da Inglaterra antes dos Beatles e a primeira do gênero a alcançar o topo das paradas". Se você gosta de clássicos, fique aqui. Se não, procure descobrir quem é Hank Marvin. Eu também não o conhecia.

Sem muitas explicações e linhas do tempo (seria incrivelmente longa) o trio formado por Bruce Welch (guitarra rítmica), Brian Bennett (bateria e percussão) e Hank Marvin (guitarra solo) toca aquelas músicas instrumentais completamente isentas de energia e vibração. São dedilhadas sem abusos e não mais do que necessárias, para fazer música estilo anos 60. Tem de tudo um pouco neste cd duplo. Inspiração para surfistas, cowboys, conspirantes de blues e ritmistas. As músicas se vão e o tempo nem passa direito, até mesmo para os músicos, que apesar de um notável ambervision nos olhos, aparentemente dá o tom principal no palco. No público, povoado exclusivamente por fãs da mesma idade, só se ouve palminhas entre uma música e outra. De pensar que o rock, nasceu disto.
The Final Tour faz parte de uma discografia que deve popular muitos sebos do Brasil e do mundo. Nestas músicas, os sons as vezes podem se tornar familiar, já que ainda temos a capacidade de manter trilhas sonoras de seriados e filmes antigos. Aí sim que você irá exclamar. Pô, foi eles quem fizeram? Que legal.
A nota, acredito que condiz com a realidade. São 42 músicas em um cd duplo ao vivo. Relaxante, intuitivo, inebriante, retrospectivo... são por estas e outras qualidades que valeu a pena tê-los conhecido, mesmo 46 anos depois da existência da banda. Fique ligado, que este show também saiu em DVD. Contra indicado para quem dorme com facilidade na frente da tv.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
Five Finger Death Punch lança "Legacy", o álbum que marca seus 20 anos de carreira
A educada resposta dos Mamonas após Rita Lee dizer duras abobrinhas sobre a banda
Renato Russo: A história do maior nome do rock nacional
Como Nando Reis finalmente aceitou projeto da reunião dos Titãs, segundo seu empresário



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



