Resenha - Final Tour - Shadows
Por Clóvis Eduardo
Postado em 17 de julho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
The Shadows? Aposto que os amantes de música instrumental nem conhecem. Em tempos de solos na velocidade da luz, e tentativas laboratoriais de nascer um sexto dedo na mão para conseguir mais notas por segundo, existe um grupo que desde 1959(!) já fazia shows e fazia a piazada dos Beatles criar laços com o rock n´roll. Como diz Marcel Xavier em um dos poucos registros didáticos deste grupo, "The Shadows foi a banda de rock mais popular da Inglaterra antes dos Beatles e a primeira do gênero a alcançar o topo das paradas". Se você gosta de clássicos, fique aqui. Se não, procure descobrir quem é Hank Marvin. Eu também não o conhecia.

Sem muitas explicações e linhas do tempo (seria incrivelmente longa) o trio formado por Bruce Welch (guitarra rítmica), Brian Bennett (bateria e percussão) e Hank Marvin (guitarra solo) toca aquelas músicas instrumentais completamente isentas de energia e vibração. São dedilhadas sem abusos e não mais do que necessárias, para fazer música estilo anos 60. Tem de tudo um pouco neste cd duplo. Inspiração para surfistas, cowboys, conspirantes de blues e ritmistas. As músicas se vão e o tempo nem passa direito, até mesmo para os músicos, que apesar de um notável ambervision nos olhos, aparentemente dá o tom principal no palco. No público, povoado exclusivamente por fãs da mesma idade, só se ouve palminhas entre uma música e outra. De pensar que o rock, nasceu disto.
The Final Tour faz parte de uma discografia que deve popular muitos sebos do Brasil e do mundo. Nestas músicas, os sons as vezes podem se tornar familiar, já que ainda temos a capacidade de manter trilhas sonoras de seriados e filmes antigos. Aí sim que você irá exclamar. Pô, foi eles quem fizeram? Que legal.
A nota, acredito que condiz com a realidade. São 42 músicas em um cd duplo ao vivo. Relaxante, intuitivo, inebriante, retrospectivo... são por estas e outras qualidades que valeu a pena tê-los conhecido, mesmo 46 anos depois da existência da banda. Fique ligado, que este show também saiu em DVD. Contra indicado para quem dorme com facilidade na frente da tv.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A mensagem de Kelly no primeiro dia dos pais sem Ozzy Osbourne
Baterista do Coal Chamber detalha luta contra o câncer
Tygers of Pan Tang anuncia detalhes do seu novo álbum, "Electrifyed"
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Lemmy e o solo de baixo que mudou a história do instrumento no rock lá em 1964
O disco onde Robert Plant superou o Led Zeppelin, nas palavras dele mesmo
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior


"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



