Resenha - by4mixes: Elements of James Last, vol. 1 - James Last

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nelson Endebo
Enviar correções  |  Ver Acessos


James Last, para quem não conhece, é um dos maiores expoentes do easy listening, estilo musical comumente depreciado sob a alcunha de "música de elevador". Colocar o alemão de 76 anos nessa seara é injustiça grave. A música de Last é famosíssima na Europa e sua discografia é maior que a de Frank Zappa. Ao contrário do que muita gente pensa, easy listening é feito por músicos de verdade, com conhecimento de causa e, no caso de James Last, dotados de grande senso melódico. Não se trata de rock, jazz ou samba. Nada disso. Trata-se simplesmente de música para ambiência e apreciação. E não há paradoxo algum nessa afirmação. E o leitor, esperto pacas, sabe separar o joio do trigo. Há uma diferença sensível entre a música de Last e o tecladista da sua churrascaria favorita. Pode apostar.

Lauren Harris: Como é ser filha do baixista do Iron MaidenSatanismo: O que pensam os que acreditam que rock é coisa do demo?

"Elements vol. 1" é parte de um projeto que visa rearranjar composições de Last para outros ambientes - no caso, o Lounge. As melodias jazzy, de clima frio, às vezes confortantes, às vezes intrigantes, soam perfeitas à proposta. James Last, quem diria, garante o mais plácido e tenro dos chill out, muito melhor que o de muito DJ descolado por aí. É provável que o leitor do Whiplash! não freqüente boates e talvez não entenda o conceito de chill out. Vamos lá. Trata-se de música para relaxar depois de uma "night" violenta. Você se acaba na pista de dança e se recompõe com um chill out, manja? Tem gente até que usa o chill out para se dar bem após a odisséia sacolejante etílica da menina ao lado, mas isso não é assunto primordial para a resenha. Assim como é provável que o leitor do Whiplash! não tenha o mínimo interesse em conhecer a obra de James Last, patrimônio da cultura pop alemã. Não há de que. O leitor que encarar a proposta e se despir de preconceitos vai encontrar uma linda coleção semi-instrumental de melodias beirando à perfeição. Quem levar o disco para casa vai ganhar de lambuja uma bela introdução ao mundo do easy listening. Talvez até fique rubro de vergonha ao descobrir, daqui a alguns anos, que Burt Bacharach, o mestre do easy listening, é um dos melhores compositores de todos os tempos. Portanto, roqueiro selvagem, entenda antes de falar. Faz bem e as meninas gostam.


Outras resenhas de by4mixes: Elements of James Last, vol. 1 - James Last

Resenha - by4mixes: Elements of James Last, vol. 1 - James Last




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "James Last"


Lauren Harris: Como é ser filha do baixista do Iron MaidenLauren Harris
Como é ser filha do baixista do Iron Maiden

Satanismo: O que pensam os que acreditam que rock é coisa do demo?Satanismo
O que pensam os que acreditam que rock é coisa do demo?

O tempo não para: fotos do antes e depois de alguns rockstarsO tempo não para
Fotos do antes e depois de alguns rockstars

Raul Seixas: Perguntas e respostas e curiosidades diversasRaul Seixas
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Pink Floyd: The Wall é uma obra de arte conceitualPink Floyd
The Wall é uma obra de arte conceitual

Rush: Geddy Lee fala sobre evolução e hits da bandaRush
Geddy Lee fala sobre evolução e hits da banda

The Clash: banda é dona da melhor fotografia da história do Rock?The Clash
Banda é dona da melhor fotografia da história do Rock?


Sobre Nelson Endebo

Estudante de Comunicação Social na Puc-Rio, cheirou dúzias de carreiras de Música e hoje é completamente debilitado por causa disso. Tem um corte no córtex por causa do Mr. Bungle, mas acredita que isso seja legal. Doutrinado no bom e velho Metal (ainda chora ouvindo o grande Venom), aprendeu a ouvir Jazz e Samba na marra. É responsável pela coluna Nós do Noise e colabora com o site Bacana e a revista Valhalla. Sua máxima é: "quanto mais você sabe, mais você sabe que pouco sabe". Traduzindo, gosta de aprender e de ensinar. Espera poder somar algo à família Whiplash a partir de 3, 2, 1 segundo!

Mais matérias de Nelson Endebo no Whiplash.Net.