Resenha - Thousand Ways To The Same Land - Lothlöryen
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 25 de setembro de 2003
Se o Brasil começou a virar uma parada obrigatória para grandes turnês de bandas internacionais, felizmente o cenário "interno" também começou a ser importante para nós brasileiros, nos últimos anos. É por isso que está cada vez maior (e sempre aumentando) o número de lançamentos de bandas nacionais e independentes, seja em CD’s mesmo ou em demos. De Minas Gerais vem o Lothlöryen, mais uma banda que poderá virar referência para o Brasil nos próximos anos. Isso porque a banda conseguiu lançar uma demo com uma produção aceitável, com uma capa e encarte bem feito, e o principal, com músicos que entendem bem do assunto: metal melódico.

Juntos apenas desde o início de 2002, Lenaldo Oliveira (vocal e guitarra), Wesley Soares (guitarra), Alessandro Nicolete (baixo) e Elias Oliveira (bateria) se concentraram muito para preparar boas composições, para que em menos de um ano esse material demo fosse gravado, porém lançado e divulgado só em 2003. Com influências de Gamma Ray, Helloween, Hammerfall e outras bandas tanto de melódico como de metal tradicional, o Lothlöryen entrou em estúdio e gravou seis músicas e mais uma introdução, formando assim "Thousand Ways to the Same Land". De quebra, a banda ainda contou com participações especiais, em especial Bruno Maia (do Tuatha de Danann) em alguns ‘backing’ vocais. As influências falam por si só, muitas passagens épicas e bem melodiosas formam o CD.
Se "Lothorien", a primeira música, é rápida, com bateria bem marcada e um refrão bem harmonioso, "Hear the Call Again" segue por um lado mais cadenciado e melódico, ficando com um aspecto muito interessante. "Neverland" também é um pouco mais cadenciada, mas esta sem deixar de marcar alguns riffs bem à lá Hammerfall, acertando novamente e criando mais outra música muito boa. Se a banda está criando sempre melodias cadenciadas, ao depararmos com "My Fairytale", faixa totalmente acústica, me pareceu algo normal para estar contido neste CD, ainda mais se levarmos à tona que a música ficou bastante bonita. Voltando ao peso está "There and Back Again", acho que a única música em que a banda não investe em melodias cadenciadas, por isso, um destaque a parte, especialmente se citarmos Bruno Maia (Tuatha) como vocalista principal nesta música. Se eu disser que é mais uma faixa boa, seria redundância, mas se eu não dizer isso seria ignorância. "Namarie"é para mim a melhor música de todas, novamente com melodias cadenciadas, mas esta com a melhor ‘performance’ do vocalista e maior doses de riffs pesados.
Dando uma atenção à produção final (mixagem – masterização), isso porque o CD parece ter ficado "digital" demais e um pouquinho abafado, o Lothlöryen está pronto para assinar com alguma gravadora e lançar de vez um ‘debut’, mesmo tendo nem dois anos de carreira. Aos interessados, saibam que o disco ainda conta com uma oitava faixa, uma bônus/surpresa para quem adquirir o CD.
Line-up:
Leonaldo Oliveira (vocal/guitarra);
Wesley Soares (guitarra);
Alessandro Nicolete (baixo);
Elias Oliveira (bateria).
Track-list:
01. Prolongue – Intro
02. Lothlorien
03. Hear the Call Again
04. Neverland
05. My Fairytale
06. There and Back Again
07. Namarie
Tempo total: 36:07
E-mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música que guitarrista tentou estragar, mas virou um dos maiores hits dos anos 90
O cantor famoso que ia entrar no Barão antes do Cazuza, mas achou que eles tocavam muito alto
O grave erro de Kiko Zambianchi aos 15 anos que o inspirou a compor "Primeiros Erros"
O guitarrista que para Frank Zappa colocava Eddie Van Halen no chinelo

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



