Resenha - Thousand Ways To The Same Land - Lothlöryen
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 25 de setembro de 2003
Se o Brasil começou a virar uma parada obrigatória para grandes turnês de bandas internacionais, felizmente o cenário "interno" também começou a ser importante para nós brasileiros, nos últimos anos. É por isso que está cada vez maior (e sempre aumentando) o número de lançamentos de bandas nacionais e independentes, seja em CD’s mesmo ou em demos. De Minas Gerais vem o Lothlöryen, mais uma banda que poderá virar referência para o Brasil nos próximos anos. Isso porque a banda conseguiu lançar uma demo com uma produção aceitável, com uma capa e encarte bem feito, e o principal, com músicos que entendem bem do assunto: metal melódico.

Juntos apenas desde o início de 2002, Lenaldo Oliveira (vocal e guitarra), Wesley Soares (guitarra), Alessandro Nicolete (baixo) e Elias Oliveira (bateria) se concentraram muito para preparar boas composições, para que em menos de um ano esse material demo fosse gravado, porém lançado e divulgado só em 2003. Com influências de Gamma Ray, Helloween, Hammerfall e outras bandas tanto de melódico como de metal tradicional, o Lothlöryen entrou em estúdio e gravou seis músicas e mais uma introdução, formando assim "Thousand Ways to the Same Land". De quebra, a banda ainda contou com participações especiais, em especial Bruno Maia (do Tuatha de Danann) em alguns ‘backing’ vocais. As influências falam por si só, muitas passagens épicas e bem melodiosas formam o CD.
Se "Lothorien", a primeira música, é rápida, com bateria bem marcada e um refrão bem harmonioso, "Hear the Call Again" segue por um lado mais cadenciado e melódico, ficando com um aspecto muito interessante. "Neverland" também é um pouco mais cadenciada, mas esta sem deixar de marcar alguns riffs bem à lá Hammerfall, acertando novamente e criando mais outra música muito boa. Se a banda está criando sempre melodias cadenciadas, ao depararmos com "My Fairytale", faixa totalmente acústica, me pareceu algo normal para estar contido neste CD, ainda mais se levarmos à tona que a música ficou bastante bonita. Voltando ao peso está "There and Back Again", acho que a única música em que a banda não investe em melodias cadenciadas, por isso, um destaque a parte, especialmente se citarmos Bruno Maia (Tuatha) como vocalista principal nesta música. Se eu disser que é mais uma faixa boa, seria redundância, mas se eu não dizer isso seria ignorância. "Namarie"é para mim a melhor música de todas, novamente com melodias cadenciadas, mas esta com a melhor ‘performance’ do vocalista e maior doses de riffs pesados.
Dando uma atenção à produção final (mixagem – masterização), isso porque o CD parece ter ficado "digital" demais e um pouquinho abafado, o Lothlöryen está pronto para assinar com alguma gravadora e lançar de vez um ‘debut’, mesmo tendo nem dois anos de carreira. Aos interessados, saibam que o disco ainda conta com uma oitava faixa, uma bônus/surpresa para quem adquirir o CD.
Line-up:
Leonaldo Oliveira (vocal/guitarra);
Wesley Soares (guitarra);
Alessandro Nicolete (baixo);
Elias Oliveira (bateria).
Track-list:
01. Prolongue – Intro
02. Lothlorien
03. Hear the Call Again
04. Neverland
05. My Fairytale
06. There and Back Again
07. Namarie
Tempo total: 36:07
E-mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
Por que o Iron Maiden "esticou" a sua turnê atual, segundo Steve Harris
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O baixista lendário com quem Eddie Van Halen achava que teria de disputar espaço
A influente banda que acabou causando a "separação" do Guns N' Roses
Guns N' Roses e Metallica: os problemas e as festas da turnê conjunta
Baterista lembra constrangimento de indução ao Rock and Roll Hall of Fame com o Yes


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



