Resenha - Documents Of Doom - Candlemass
Por Thiago Sarkis
Postado em 11 de fevereiro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A volta do Candlemass tem sim o lado comercial, é óbvio. Os caras vão vender tudo o que for possível agora. De camisetas a meias usadas por Mats Bjorkman nas primeiras aparições da banda, antes de assinarem contrato com gravadora, tocando em concursos suecos para promover novos conjuntos (que exagero! Também não é assim). Não há problema nisso, desde que você encontre um material de alta qualidade como "Documents Of Doom".
Candlemass - Mais Novidades
O DVD duplo traz num disco, "Live At Fryhuset", famoso espetáculo dos reis do doom realizado e gravado no ano de 1990 em Estocolmo. No outro, temos "Documentary Of Doom", o qual, além de já mostrar material proveniente da reunião de 2002, ainda contém cenas e trechos de coisas históricas e fantásticas comentadas pelos próprios membros do grupo, como por exemplo, recordações da primeira apresentação de 1987, e do Dynamo Open Air de 1988.
É raridade pra fã nenhum pôr defeito. Porém, o máximo aqui vem mesmo do ao vivo. Aliás, este show é o mesmo que acarretou no "Candlemass Live" de 1990. E essa banda no palco não é mole. A energia que passam é algo de incrível. Quem estava lá com certeza curtiu cada momento dos clássicos. Contudo, aqueles que vão ter que se contentar só pela telinha não precisam se chatear, visto que as cacetadas de "Bewitched", "Mirror Mirror", "A Sorcerer’s Pledge", entre outros, contagiam independentemente da via como são apresentadas. Com a formação original então, nem se fala.
A gravação é simples e direta. E deve ser assim mesmo. DVD ao vivo é pra checar performance, não pra assistir a vídeo clips ultra produzidos.
Os riffs marcados (e marcantes), de condução exata e característica; a oportunidade de acompanhar o legendário Messiah Marcolin com suas caricatas expressões e movimentos, e seu cantar único; e ‘otras cositas más’, deixam a TV ligada por um bom tempo e as repetições ocorrendo instantaneamente.
Eles seguem vibrantes e retornam VIVOS - diferentes de tantas outras bandas - e com interesses econômicos claros também, porque não? Podem parar novamente amanhã, mas já deixaram o bom que é o respeito pelos fãs explicitados em ambos os discos, e a sinceridade que evitou os tradicionais qüiproquós em reuniões de grandes expoentes como o Candlemass.
Site Oficial – http://www.candlemass.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
Five Finger Death Punch lança "Legacy", o álbum que marca seus 20 anos de carreira
A educada resposta dos Mamonas após Rita Lee dizer duras abobrinhas sobre a banda
Renato Russo: A história do maior nome do rock nacional
Como Nando Reis finalmente aceitou projeto da reunião dos Titãs, segundo seu empresário



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



