Resenha - Dark Way Project - Perpetual Dreams
Por André Toral
Postado em 04 de julho de 2001
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formada por Marlon Silva (vocalista), Deny Bonfante (guitarrista), Richard Manzke (teclados), Jan P. Findeiss (baixo) e Fábio Passold (bateria), o Perpetual Dreams é uma banda que provem de Blumenau (SC).

Desde a época em que se chamava "Symphony", os músicos vieram trabalhando para soltar seu primeiro CD-Demo, ou seja, o já lançado "The Dark Way Project". O material consiste em um heavy melódico com pitadas de progressivo, aliado a excelência instrumental e muito bom gosto para composições inspiradas.
Logo em "Dark Way", após tradicional introdução climática, ouvimos um heavy que possui bases de guitarra inspiradas em Iron Maiden, bem como solos super trabalhados. "Souls Dreaming", bem ao estilo de um hard rock em seu início, se destaca por ter uma bela linha de vocal e dedilhados, junto a teclados inspirados no velho Dream Theater, dos áureos tempos de "Images and Words". Apontando mais uma possível influência, "Symphony" lembra bastante o Helloween da fase "The Time of the Oath" em alguns momentos, com um riff estupendo e melodias vocais impressionantes, sem exageros, na medida certa; mais uma vez, o solo principal impressiona, não pela rapidez, mas pelos arranjos. "Just a Nightmare" possui ótima linha de baixo, estando inserida dentro do contexto geral. E como não poderia faltar, "Storms" é uma balada; comum, mas com musicalidade. "A Reason to Live", para finalizar, é outra composição inspirada e ótima atuação do vocalista, enfim.
Analisando bem, a banda é formada por excelentes músicos, em especial Deny Bonfante - um guitarrista que não deve nada aos mais consagrados do país - e Marlon Silva, que apesar de não possuir agressividade em sua voz, consegue obter um ótimo desempenho, uma vez que não exagera e quando eleva sua voz se dá muito bem.
Em se falando de produção, a mesma não compromete o resultado final, mas fica o desejo de que uma gravadora contrate para já o Perpetual Dreams, pois essa banda será capaz de fazer estragos com uma estrutura de primeira linha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O cantor com a voz mais bonita da história da música brasileira, segundo Frejat
O curioso motivo que fez Eric Clapton ficar "extremamente chateado" com Jeff Beck
Nando Reis diz que havia um "6 contra 1" nos Titãs e nenhuma sugestão sua era aceita


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



