Resenha - Desert Dreams - Shiva
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de março de 2005
Muitas bandas querem soar cada vez mais agressivas, velozes, climáticas, incorporando camadas de efeitos eletrônicos ou alguma outra "inovação" em sua música, e isso é ótimo, pois garante a longevidade do Heavy Metal. Por outro lado, sempre haverá bandas mais apegadas às raízes da música pesada e colocando discos que realmente conseguem impressionar, e aqui temos o exemplo de Shiva com seu "Desert Dreams".

Shiva é uma banda sueca praticamente desconhecida do público brasileiro, tem em sua formação a cantora Anette Johansson e o excelente multi-instrumentista Matts Edström, que ainda cuida da gravação e mixagem. "Desert Dreams" é seu segundo registro e bem mais pesado que seu antecessor, recheado com um ótimo hard/heavy e, mesmo tendo aquele cheirão oitentista, consegue não soar clichê ou datado.
A voz de Anette tem certas semelhanças com a de Doro Pesch e algo de Leather (que gravou com Chastain nos anos 80); musicalmente é aquele metal que o Warlock fez em "Hellbound" e "True as Steel". Obviamente estas comparações são apenas para situar o caro leitor, pois Shiva também é dono de certa personalidade e muito expressiva.
As canções são de empolgar, riffs que contagiam e linhas vocais que saímos cantando na primeira audição. O equilíbrio entre peso e melodias mostra a consciência e bom gosto de Matts na estrutura final das composições, conseguindo mesclar o antigo e o moderno com maestria. Sem contar que este álbum possui uma gravação que mantém aquela polidez cristalina dos instrumentos, porém dando bastante ênfase à distorção, que flui por todo o álbum, até mesmo nas baladas.
Musicalmente a dupla faz por merecer muitos elogios, afinal, não são muitos os conjuntos que tem essa dedicação e profissionalismo aliados a tanto sentimento ao colocar um álbum deste estilo no mercado. "Desert Dreams" é um álbum feito com o coração e que merece uma conferida por parte de qualquer amante de Heavy Metal, com a certeza de ter bons momentos garantidos.
SHIVA – Desert Dreams
01. Mystery of mind
02. Desert dreams
03. Unjustify the truth
04. Completetely strangers
05. Losing my child
06. Passenger
07. Crucified
08. Porno star
09. Dawning of a new horizon
10. The preacher
homepage: www.shivahardrock.com
BIG ROCK MUSIC
Site: www.bigrockmusic.com.br
Telefone: (11) 4330 0499
Tel / Fax: (11) 4125-0831
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A banda feminina que foi grande fonte de inspiração para os primeiros anos dos Beatles
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
João Gordo diz que era um "bolsominion homofóbico" e explica motivo
O ritual assustador no show do Queen que apavorou o Kid Abelha no Rock in Rio de 1985
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



