Resenha - Desert Dreams - Shiva

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  


Muitas bandas querem soar cada vez mais agressivas, velozes, climáticas, incorporando camadas de efeitos eletrônicos ou alguma outra "inovação" em sua música, e isso é ótimo, pois garante a longevidade do Heavy Metal. Por outro lado, sempre haverá bandas mais apegadas às raízes da música pesada e colocando discos que realmente conseguem impressionar, e aqui temos o exemplo de Shiva com seu "Desert Dreams".

Shiva é uma banda sueca praticamente desconhecida do público brasileiro, tem em sua formação a cantora Anette Johansson e o excelente multi-instrumentista Matts Edström, que ainda cuida da gravação e mixagem. "Desert Dreams" é seu segundo registro e bem mais pesado que seu antecessor, recheado com um ótimo hard/heavy e, mesmo tendo aquele cheirão oitentista, consegue não soar clichê ou datado.

publicidade

A voz de Anette tem certas semelhanças com a de Doro Pesch e algo de Leather (que gravou com Chastain nos anos 80); musicalmente é aquele metal que o Warlock fez em "Hellbound" e "True as Steel". Obviamente estas comparações são apenas para situar o caro leitor, pois Shiva também é dono de certa personalidade e muito expressiva.

As canções são de empolgar, riffs que contagiam e linhas vocais que saímos cantando na primeira audição. O equilíbrio entre peso e melodias mostra a consciência e bom gosto de Matts na estrutura final das composições, conseguindo mesclar o antigo e o moderno com maestria. Sem contar que este álbum possui uma gravação que mantém aquela polidez cristalina dos instrumentos, porém dando bastante ênfase à distorção, que flui por todo o álbum, até mesmo nas baladas.

publicidade

Musicalmente a dupla faz por merecer muitos elogios, afinal, não são muitos os conjuntos que tem essa dedicação e profissionalismo aliados a tanto sentimento ao colocar um álbum deste estilo no mercado. "Desert Dreams" é um álbum feito com o coração e que merece uma conferida por parte de qualquer amante de Heavy Metal, com a certeza de ter bons momentos garantidos.

publicidade

SHIVA – Desert Dreams

01. Mystery of mind
02. Desert dreams
03. Unjustify the truth
04. Completetely strangers
05. Losing my child
06. Passenger
07. Crucified
08. Porno star
09. Dawning of a new horizon
10. The preacher

homepage: www.shivahardrock.com

BIG ROCK MUSIC
Site: www.bigrockmusic.com.br
Telefone: (11) 4330 0499
Tel / Fax: (11) 4125-0831
Email: [email protected]

publicidade


Outras resenhas de Desert Dreams - Shiva

Resenha - Desert Dreams - Shiva




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Punk Rock: os 25 melhores discos segundo o site IGNPunk Rock
Os 25 melhores discos segundo o site IGN

Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar ParanoidBlack Sabbath
Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin